Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso

Questão 31

Quando um aluno comete ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:



  • A)só pode ter publicidade se houver, no regimento da instituição, devidamente autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, a previsão da aplicação da sanção e de sua divulgação, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • B)pode ser tornada pública uma vez que a proibição de publicidade de atos cometidos por adolescentes só é aplicada em casos de procedimento policial ou judicial, não havendo referência aos procedimentos de caráter administrativo, conforme indica o artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • C)não pode ter publicidade, exceto se devidamente autorizada, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe essa prática e impõe, a quem a pratica, multa de três a vinte salários de referência e o dobro desse valor, em caso de reincidência.
  • D)só pode ter publicidade quando se tratar de escola particular, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 247, proíbe, aos sistemas públicos de ensino, a comunicação de atos infracionários cometidos por adolescentes.
  • E)pode ter publicidade no âmbito dos Institutos Federais, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe e multa essa prática, se aplica somente nas esferas municipais e estaduais, sendo a Procuradoria Geral Federal responsável por esse tipo de ato quando praticado na esfera do governo federal.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Quando um aluno comete um ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:

  • A) só pode ter publicidade se houver, no regimento da instituição, devidamente autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, a previsão da aplicação da sanção e de sua divulgação, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • B) pode ser tornada pública uma vez que a proibição de publicidade de atos cometidos por adolescentes só é aplicada em casos de procedimento policial ou judicial, não havendo referência aos procedimentos de caráter administrativo, conforme indica o artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • C) não pode ter publicidade, exceto se devidamente autorizada, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe essa prática e impõe, a quem a pratica, multa de três a vinte salários de referência e o dobro desse valor, em caso de reincidência.
  • D) só pode ter publicidade quando se tratar de escola particular, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 247, proíbe, aos sistemas públicos de ensino, a comunicação de atos infracionários cometidos por adolescentes.
  • E) pode ter publicidade no âmbito dos Institutos Federais, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe e multa essa prática, se aplica somente nas esferas municipais e estaduais, sendo a Procuradoria Geral Federal responsável por esse tipo de ato quando praticado na esfera do governo federal.

O gabarito correto é C).

Questão 32

Sobre os calendários escolares, é correto afirmar que:



  • A)deverão ser adequados às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, mesmo que isso implique na redução do número de horas letivas.
  • B)optativamente, poderá incluir o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
  • C)na educação superior deverão ser compostos por, no mínimo, 200 dias letivos, incluídos os dias para exames finais, quando houver.
  • D)podem ser adequados às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas para escolas situadas na zona rural.
  • E)na educação básica podem ser organizados com um mínimo de 180 dias letivos, se excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Sobre os calendários escolares, é correto afirmar que:

  • A) deverão ser adequados às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, mesmo que isso implique na redução do número de horas letivas.
  • B) optativamente, poderá incluir o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra".
  • C) na educação superior deverão ser compostos por, no mínimo, 200 dias letivos, incluídos os dias para exames finais, quando houver.
  • D) podem ser adequados às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas para escolas situadas na zona rural.
  • E) na educação básica podem ser organizados com um mínimo de 180 dias letivos, se excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

O gabarito correto é D).

Questão 33

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

A educação profissional compreende três etapas interdependentes, mas perfeitamente distintas: formação profissional, desenvolvimento profissional e treinamento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

A educação profissional compreende três etapas interdependentes, mas perfeitamente distintas: formação profissional, desenvolvimento profissional e treinamento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C) CERTO.

Questão 34

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.

São atribuições de todos os membros da organização a liderança, o planejamento educacional, a comunicação, a organização, a avaliação e motivação para a aprendizagem.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, é importante analisar criticamente as atribuições distribuídas entre os membros de uma instituição educacional. O texto afirma que "São atribuições de todos os membros da organização a liderança, o planejamento educacional, a comunicação, a organização, a avaliação e motivação para a aprendizagem", e o gabarito indica que essa afirmação está errada (E).

De fato, embora alguns desses elementos possam ser compartilhados coletivamente em certa medida, nem todas as funções listadas são atribuições universais de todos os integrantes de uma organização educacional. A liderança e o planejamento educacional, por exemplo, geralmente são responsabilidades específicas de gestores e coordenadores pedagógicos, enquanto a comunicação e a motivação podem ser mais difundidas entre professores e outros profissionais. Já a avaliação costuma seguir protocolos institucionais bem definidos, nem sempre aplicáveis a todos os membros.

Portanto, a afirmação está incorreta ao generalizar essas atribuições como obrigações de todos, sem considerar as diferenças estruturais e hierárquicas inerentes às organizações educacionais. A resposta correta é E) ERRADO.

Questão 35

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.

Nos dias atuais, mudança e gestão do conhecimento são palavras de ordem dentro das organizações. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige uma ação educacional. Além disso, gerir o conhecimento é uma tarefa de modificação de valores organizacionais.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, é importante destacar o papel central que o pedagogo ocupa no cenário contemporâneo das organizações. A dinâmica atual exige adaptação constante, e a gestão do conhecimento surge como um pilar essencial para que as empresas mantenham-se competitivas e inovadoras.

Nesse contexto, a afirmação de que "mudança e gestão do conhecimento são palavras de ordem dentro das organizações" reflete uma realidade inegável. O pedagogo, com sua expertise em processos educacionais, torna-se um agente fundamental para facilitar transições, promover aprendizagem organizacional e alinhar valores coletivos. Sua atuação vai além da simples transmissão de informações, envolvendo a transformação de culturas e práticas estabelecidas.

A segunda parte da afirmação também se mostra correta ao associar a gestão do conhecimento a uma modificação de valores organizacionais. Gerir conhecimento não se limita a armazenar dados ou técnicas, mas implica em ressignificar formas de pensar e agir dentro da organização. Esse processo requer intervenção pedagógica para que novas mentalidades sejam incorporadas de maneira orgânica e sustentável.

Portanto, a alternativa C) está correta, pois sintetiza de maneira precisa a relação intrínseca entre pedagogia, gestão do conhecimento e transformação organizacional na atualidade.

Questão 36

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.

A prática educativa pressupõe a superação dos elementos formais do programa de aprendizagem, não os excluindo, mas evoluindo da simples organização formal para uma organização educativa, na qual o objetivo, o conteúdo, a metodologia e a avaliação são percebidos de forma interligada, sofrendo modificação, seleção e adaptação, de modo a interferir na organização intelectual do sujeito.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, a afirmação apresentada destaca a importância da prática educativa transcender os aspectos meramente formais do programa de aprendizagem. Isso não significa abandoná-los, mas sim avançar em direção a uma organização mais dinâmica e integrada, onde objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação se relacionam de maneira interdependente.

A prática educativa, nesse contexto, deve ser compreendida como um processo contínuo de adaptação e seleção, capaz de influenciar positivamente a organização intelectual do indivíduo. Essa perspectiva reforça a ideia de que a educação não se limita à transmissão de conhecimentos pré-estabelecidos, mas envolve a constante reelaboração e contextualização dos elementos pedagógicos.

Portanto, a alternativa C) CERTO está correta, pois reflete adequadamente a necessidade de superar a rigidez dos programas formais sem descartá-los, promovendo uma abordagem mais flexível e interconectada no processo educativo.

Questão 37

O suprimento dos suportes pedagógico-didático necessários à organização do trabalho escolar compreende:

  • A)o currículo, tecnologia, ações de formação continuada e programas gerenciais.
  • B)a organização pedagógico-didática e metodológica e descentralização administrativa.
  • C)avaliação, currículo e interdisciplinaridade e programas gerenciais.
  • D)ações de formação continuada e estabelecimento de formas inovadoras de treinamento.
  • E)assistência pedagógica sistemática aos professores e ações de formação continuada.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O suprimento dos suportes pedagógico-didáticos necessários à organização do trabalho escolar é um aspecto fundamental para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento eficaz das práticas educacionais. Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a mais completa e adequada, pois engloba tanto a assistência pedagógica sistemática aos professores quanto as ações de formação continuada.

A assistência pedagógica sistemática é essencial para apoiar os docentes no planejamento, execução e avaliação de suas atividades, garantindo que as metodologias aplicadas estejam alinhadas com as necessidades dos alunos e os objetivos educacionais. Por outro lado, as ações de formação continuada permitem que os professores atualizem seus conhecimentos, desenvolvam novas habilidades e se adaptem às transformações no campo da educação, promovendo um ensino mais dinâmico e eficiente.

Embora outras alternativas apresentem elementos relevantes, como currículo, tecnologia ou avaliação, a combinação entre assistência pedagógica e formação continuada (opção E) aborda de forma mais abrangente as necessidades reais dos educadores e da instituição escolar, fortalecendo tanto o aspecto técnico quanto o humano do processo educativo.

Portanto, a alternativa E) é a que melhor representa o suprimento dos suportes necessários para uma organização escolar eficiente, priorizando o desenvolvimento profissional dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Questão 38

Dirigir e coordenar uma organização significa assumir no grupo a responsabilidade de fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto. Logo, compete a quem dirige assegurar:

  • A)execução coordenada e integral de atividades dos setores dos indivíduos da escola, conforme decisões pessoais anteriormente tomadas.
  • B)processo de tomada de decisões, pelo dirigente cuidando que estas sejam executas pelo setor ou pelas pessoas.
  • C)articulação das relações interpessoais na escola e no âmbito em que o dirigente define as funções.
  • D)coleta de informações que possibilitem identificar os erros, as dificuldades e as pessoas responsáveis pelos fracassos relativos ao que foi planejado.
  • E)controle das atividades de forma concreta e objetiva sobre o andamento dos trabalhos definidos pelo dirigente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Dirigir e coordenar uma organização escolar é uma tarefa complexa que exige habilidades de liderança, comunicação e gestão. O texto apresentado destaca as principais responsabilidades de quem assume essa função, apontando para a necessidade de articular relações interpessoais como elemento central para o bom funcionamento da escola.

A alternativa correta, C, enfatiza a importância da articulação das relações interpessoais como fator determinante para o sucesso da gestão escolar. Isso porque uma escola é, antes de tudo, um espaço de convivência e trabalho coletivo, onde professores, alunos, funcionários e pais interagem constantemente.

As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, porém secundários em relação ao item C:

  • A) Foca na execução de atividades de forma coordenada, mas parte de decisões pessoais em vez de coletivas
  • B) Centraliza o processo decisório na figura do dirigente
  • D) Assume uma postura punitiva ao buscar responsáveis por fracassos
  • E) Prioriza o controle sobre os processos em vez da construção colaborativa

A gestão escolar eficaz deve ser participativa e democrática, criando espaços de diálogo onde todos os atores se sintam parte do processo educativo. O dirigente que prioriza as relações interpessoais fortalece o trabalho em equipe, promove a motivação dos colaboradores e cria um ambiente propício para o aprendizado.

Portanto, a articulação das relações interpessoais (alternativa C) representa o cerne da função diretiva, pois é através dela que se constrói o clima organizacional favorável para que todas as outras atividades da escola possam fluir de maneira harmoniosa e produtiva.

Questão 39

Quais são as funções constitutivas processo de organização escolar?

1) Planejamento: explicitação dos objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo o que se deve fazer para atingi-los.
2) Organização: racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado.
3) Direção coordenação: coordenação do esforço humano coletivo do pessoal da escola.
4) Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
5) Controle: previsão das condições concretas para desenvolvimento do processo na organização escolar.

Estão corretas, apenas:

  • A)1, 2 e 3.
  • B)3 e 5.
  • C)1, 2, 3 e 4.
  • D)4, 2 e 5.
  • E)1, 3, 4 e 5
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

As funções constitutivas do processo de organização escolar são fundamentais para garantir o bom funcionamento das instituições de ensino. Cada uma delas desempenha um papel específico e complementar, contribuindo para a eficácia da gestão escolar. A seguir, analisamos as cinco funções apresentadas e sua correlação com as alternativas fornecidas.

1) Planejamento: Esta etapa consiste na definição clara dos objetivos educacionais e na elaboração de estratégias para alcançá-los. O planejamento é essencial para orientar todas as ações da escola, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

2) Organização: Aqui, ocorre a estruturação dos recursos disponíveis, sejam humanos, materiais ou financeiros, criando as condições necessárias para colocar o planejamento em prática. Sem uma organização adequada, mesmo os melhores planos podem falhar.

3) Direção/coordenação: Esta função envolve a liderança e a coordenação da equipe escolar, promovendo a colaboração entre professores, funcionários e alunos para alcançar os objetivos comuns. Uma direção eficaz é crucial para manter a harmonia e o foco no trabalho educativo.

4) Avaliação: Processo contínuo que verifica se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas e identifica possíveis ajustes necessários. A avaliação permite que a escola melhore constantemente seu desempenho.

5) Controle: Embora importante, esta função está mais relacionada à garantia de que as condições previstas no planejamento sejam cumpridas, o que a diferencia das demais. Nem todas as abordagens teóricas incluem o controle como uma função constitutiva independente.

Analisando as alternativas, a opção C) 1, 2, 3 e 4 é a correta, pois abrange as quatro funções principais do processo de organização escolar: planejamento, organização, direção/coordenação e avaliação. O controle, mencionado na função 5, não é considerado por todos os teóricos como uma função constitutiva autônoma, sendo muitas vezes incorporado às demais etapas.

Continua após a publicidade..

Questão 40

A organização escolar refere-se aos princípios e procedimentos relacionados a:

1) identificar os procedimentos incompatíveis com a linha pedagógica.
2) planejar o trabalho da escola; coordenar e avaliar o trabalho das pessoa.
3) racionalizar o uso de recursos materiais, financeiros e intelectuais.
4) coordenar e avaliar os processos de avaliação institucional.
5) controlar os horários dos diversos segmentos escolares e tomar as providencias necessárias.

Estão corretas, apenas:

  • A)2, 3 e 4.
  • B)2 e 3.
  • C)1, 3 e 4.
  • D)2 e 5.
  • E)1, 2, 4 e 5.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A organização escolar é um aspecto fundamental para o funcionamento eficiente de qualquer instituição de ensino. Ela abrange uma série de princípios e procedimentos que visam garantir a qualidade do trabalho pedagógico e administrativo. No contexto apresentado, as alternativas corretas são aquelas que se alinham com os objetivos de planejamento, coordenação e racionalização de recursos.

Os itens 2 e 3 destacam ações essenciais para a organização escolar. O item 2 aborda o planejamento do trabalho da escola, assim como a coordenação e avaliação do trabalho das pessoas, elementos cruciais para o desenvolvimento de uma gestão eficaz. Já o item 3 trata da racionalização do uso de recursos materiais, financeiros e intelectuais, o que é fundamental para otimizar os processos e evitar desperdícios.

Por outro lado, os demais itens apresentam limitações ou desvios em relação ao conceito central de organização escolar. O item 1, por exemplo, foca em identificar procedimentos incompatíveis com a linha pedagógica, o que está mais relacionado à supervisão pedagógica do que à organização em si. Os itens 4 e 5, embora relevantes, não são considerados parte dos princípios básicos da organização escolar no contexto da questão.

Portanto, a alternativa B) 2 e 3 é a correta, pois reflete os aspectos mais diretamente ligados à organização escolar, conforme os critérios estabelecidos.

1 2 3 4 5 6 9