Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 41
A organização e gestão da escola correspondem à necessidade de a instituição dispor das condições e dos meios para a realização de seus objetivos específicos. Qual alternativa é compatível com o enunciado?
- A)Prover os recursos financeiros necessários ao funcionamento da escolar.
- B)Promover o desenvolvimento das pessoas no trabalho, por meio da participação e fazer a avaliação e o acompanhamento dessa participação.
- C)Garantir a realização dos processos de avaliação institucional da escola e da aprendizagem dos alunos.
- D)Garantir que os professores estabeleçam relações entre as os diversos segmentos da escola.
- E)Desenvolver políticas de valorização do pessoal docente e técnico administrativo.
A alternativa correta é B)
A organização e gestão escolar são fundamentais para assegurar que a instituição tenha condições e recursos adequados para cumprir seus objetivos educacionais. Entre as alternativas apresentadas, a que melhor se alinha com essa necessidade é a opção B), que propõe o desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho por meio da participação ativa, além da avaliação e acompanhamento desse processo.
Essa alternativa destaca a importância da gestão participativa, valorizando o envolvimento dos profissionais da escola em decisões e ações que impactam diretamente o funcionamento da instituição. Ao promover o crescimento individual e coletivo, a escola fortalece sua capacidade de alcançar metas pedagógicas e administrativas de forma mais eficiente.
As demais opções, embora relevantes em outros contextos, não abrangem de forma tão direta a relação entre organização escolar e realização dos objetivos institucionais. Por exemplo:
- A) Foca apenas no aspecto financeiro, que é apenas um dos elementos da gestão.
- C) Aborda avaliações, mas não enfatiza o desenvolvimento participativo.
- D) Trata de relações internas, sem abordar a gestão como um todo.
- E) Discute políticas de valorização, mas não conecta diretamente com a realização dos objetivos escolares.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete a ideia de que a organização e gestão devem criar condições para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais, através do engajamento e crescimento contínuo de todos os envolvidos no processo.
Questão 42
Assinale a alternativa compatível com as etapas do planejamento de ensino.
- A)Diagnóstico da realidade concreta do aluno, elaborado de forma comprometida com seus interesses e necessidades.
- B)Definição dos objetivos institucionais e operativos para os diferentes níveis de alunos.
- C)Sistematização dos conteúdos programáticos gerais a serem ministrados na escola.
- D)Seleção dos procedimentos metodológicos e das técnicas de ensino a serem usados pelos professores na sala da aula.
- E)Sistematização do processo de avaliação institucional.
A alternativa correta é A)
O planejamento de ensino é um processo fundamental para a organização e eficácia do trabalho pedagógico. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a mais compatível com as etapas do planejamento, pois destaca o diagnóstico da realidade concreta do aluno, um passo essencial para garantir que o ensino seja significativo e alinhado às necessidades e interesses dos estudantes.
O diagnóstico permite ao professor compreender o contexto sociocultural, as dificuldades e as potencialidades dos alunos, criando assim um planejamento mais assertivo. As demais alternativas, embora relevantes, referem-se a aspectos mais específicos ou institucionais, como definição de objetivos (B)), sistematização de conteúdos (C)), seleção de metodologias (D)) e avaliação institucional (E)), que, apesar de importantes, não representam a etapa inicial e fundamental do planejamento: o conhecimento da realidade dos educandos.
Portanto, a alternativa correta é A), pois reflete o princípio de que um bom planejamento deve partir da compreensão das características e necessidades dos alunos, garantindo um ensino mais personalizado e eficiente.
Questão 43
O indicador Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS) tem como objetivo mensurar o desempenho da escola no cumprimento de sua:
- A)ação
- B)visão
- C)meta
- D)padronização
- E)missão
A alternativa correta é E)
O indicador Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS) tem como objetivo mensurar o desempenho da escola no cumprimento de sua:
- A) ação
- B) visão
- C) meta
- D) padronização
- E) missão
O gabarito correto é E) missão.
Questão 44
No modelo do sistema padronizado, o trabalho em uma escola pode ser dividido em função, atividade, tarefa e passo. Neste contexto, a etapa atividade corresponde a:
- A)cada uma das partes na execução de uma tarefa
- B)conjunto de atividades semelhantes e interdependentes, que se encadeiam num único campo especializado de trabalho
- C)sequência de passos predeterminados, indispensáveis e interligados, que produzem um resultado específico, num tempo determinado
- D)conjunto de tarefas similares e complementares que têm um objetivo comum
- E)redução do tempo para a aquisição das competências, atitudes e habilidades
A alternativa correta é D)
No modelo do sistema padronizado, a divisão do trabalho em uma escola segue uma estrutura hierárquica composta por função, atividade, tarefa e passo. Cada um desses elementos possui características específicas que os diferenciam entre si, sendo essencial compreender suas definições para uma gestão eficiente.
No contexto apresentado, a atividade corresponde ao conjunto de tarefas similares e complementares que têm um objetivo comum, conforme indicado na alternativa D. Essa definição reflete a natureza organizada e direcionada das atividades dentro de um sistema padronizado, onde múltiplas tarefas se articulam para alcançar um propósito compartilhado.
As demais alternativas apresentam conceitos relacionados, mas não correspondem exatamente à definição de atividade:
- A) Descreve os passos, que são as partes menores na execução de uma tarefa.
- B) Refere-se a funções, que abrangem um campo especializado de trabalho.
- C) Define uma tarefa, como uma sequência de passos interligados para um resultado específico.
- E) Aborda um benefício da padronização, mas não caracteriza uma atividade.
Portanto, a alternativa correta é D), pois melhor representa o conceito de atividade dentro da estrutura organizacional proposta pelo modelo padronizado.
Questão 45
Não constitui incumbência dos estabelecimentos de ensino:
- A)velar pelo plano de trabalho de cada docente
- B)prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento
- C)informar os pais ou responsáveis sobre o plano de trabalho da escola
- D)prover recursos materiais para os alunos por meio da Caixa Escolar
- E)elaborar e executar sua proposta pedagógica
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda as incumbências que não são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, conforme indicado em uma lista de alternativas. A análise dessas alternativas permite compreender melhor as atribuições legais e pedagógicas das instituições educacionais.
Entre as opções listadas, a alternativa D) é apontada como correta, pois estabelece que os estabelecimentos de ensino não têm a obrigação de "prover recursos materiais para os alunos por meio da Caixa Escolar". Essa afirmação sugere que a responsabilidade pelo fornecimento de materiais escolares não recai diretamente sobre a escola, mas sim sobre outras instâncias ou mecanismos, como a família ou programas governamentais.
As demais alternativas apresentam ações que, de fato, podem ser consideradas atribuições das escolas, como velar pelo plano de trabalho dos docentes (A), prover meios para a recuperação de alunos com menor rendimento (B), informar os pais sobre o plano pedagógico da instituição (C) e elaborar e executar a proposta pedagógica (E). Portanto, essas alternativas não se enquadram no que foi solicitado no enunciado.
Dessa forma, a resposta correta reforça a importância de compreender as competências específicas das escolas, evitando atribuir a elas responsabilidades que não lhes cabem. A distinção entre o que é ou não dever da instituição de ensino é fundamental para uma gestão educacional eficiente e transparente.
Questão 46
Na hierarquia da padronização, a Secretaria de Educação está subordinada às diretrizes:
- A)Nacionais
- B)Regionais
- C)Locais
- D)Estaduais
- E)Internacionais
A alternativa correta é D)
Na hierarquia da padronização, a Secretaria de Educação está subordinada às diretrizes:
- A) Nacionais
- B) Regionais
- C) Locais
- D) Estaduais
- E) Internacionais
O gabarito correto é D) Estaduais.
Questão 47
Em relação a normas e formas de organização que facilitam a
integração grupal, julgue os próximos itens.
O estabelecimento de acordos sobre a forma como serão resolvidos os problemas e de relações interpessoais que permitam reduzir a intimidação contribui para a promoção da confiança entre os membros do grupo e facilita a comunicação interna.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Em relação à afirmação sobre normas e formas de organização que facilitam a integração grupal, é possível analisar que o estabelecimento de acordos claros e a definição de relações interpessoais saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento de um grupo.
A construção de regras explícitas sobre como resolver conflitos e evitar comportamentos intimidatórios cria um ambiente mais seguro e previsível, o que, por sua vez, promove a confiança entre os membros. Quando os integrantes sabem como os problemas serão tratados e se sentem respeitados, a comunicação interna se torna mais fluida e eficiente.
Além disso, a redução da intimidação permite que todos participem ativamente, sem medo de represálias ou exclusão. Isso fortalece a coesão do grupo e aumenta a produtividade, já que as ideias podem ser compartilhadas abertamente.
Portanto, a afirmação está correta, pois tais medidas contribuem diretamente para a melhoria da dinâmica grupal, facilitando a integração e o alcance dos objetivos coletivos.
Questão 48
Em relação a normas e formas de organização que facilitam a
integração grupal, julgue os próximos itens.
As técnicas de organização de grupos de trabalho não são consideradas meios, razão por que não podem ser selecionadas com base na capacidade de coordenadores ou mediadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Em relação a normas e formas de organização que facilitam a integração grupal, julgue os próximos itens.
As técnicas de organização de grupos de trabalho não são consideradas meios, razão por que não podem ser selecionadas com base na capacidade de coordenadores ou mediadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 49
No que se refere aos tipos de liderança e mecanismos de
participação, julgue os itens que se seguem.
A participação limitada do líder e a divisão de tarefas e tomada de decisão centradas no grupo são características da liderança liberal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
No que se refere aos tipos de liderança e mecanismos de participação, julgue os itens que se seguem.
A participação limitada do líder e a divisão de tarefas e tomada de decisão centradas no grupo são características da liderança liberal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 50
Com relação à formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta.
- A)O termo profissionalismo refere-se à capacidade de enfrentar situações desafiadoras.
- B)Saberes são conhecimentos adquiridos na formação universitária e não se relacionam às aprendizagens cotidianas.
- C)Profissionalização se relaciona com a garantia do exercício profissional de qualidade.
- D)Liderança é a função de delegar atribuições.
- E)A competência profissional é determinada pela qualidade dos cursos realizados.
A alternativa correta é C)