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Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso

Questão 61

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A)1.
  • B)2.
  • C)3.
  • D)4.
  • E)5.
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A alternativa correta é C)

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário considerar alguns aspectos fundamentais. Analisando os itens apresentados, podemos identificar quais são essenciais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

I - A compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular, é um ponto crucial. O professor deve entender o contexto mais amplo da educação para alinhar suas práticas às necessidades sociais e pedagógicas.

II - A capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica, também é essencial. Isso permite uma abordagem organizada e progressiva dos conteúdos.

III - O conhecimento dos programas oficiais é importante para adequá-los às necessidades específicas da escola ou da turma, garantindo que o ensino seja contextualizado e relevante.

IV - Este item está incorreto, pois o domínio de apenas um método de ensino não é suficiente. O professor deve conhecer e aplicar diversos métodos e procedimentos didáticos para atender às diferentes necessidades de aprendizagem.

V - Embora a formação sólida seja importante, a ideia de que ela torna o docente praticamente independente de consulta a materiais diversos é equivocada. O bom professor está sempre se atualizando e buscando novas referências.

Portanto, os itens corretos são I, II e III, totalizando 3 itens certos. A alternativa correta é a C).

Questão 62

Das formulações a seguir apresentadas, qual corresponde à concepção neoliberal acerca da autonomia escolar?

  • A)É um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianças e jovens que a frequentam.
  • B)Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade às tarefas cotidianas.
  • C)Pressupõe a participação popular e a ampliação do espaço público.
  • D)É um suporte necessário para a democratização da gestão da escola e da educação.
  • E)Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão públi- cas.
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A alternativa correta é B)

Das formulações a seguir apresentadas, qual corresponde à concepção neoliberal acerca da autonomia escolar?

  • A) É um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianças e jovens que a frequentam.
  • B) Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade às tarefas cotidianas.
  • C) Pressupõe a participação popular e a ampliação do espaço público.
  • D) É um suporte necessário para a democratização da gestão da escola e da educação.
  • E) Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão públicas.

O gabarito correto é B).

Questão 63

Tomando como referência a concepção neoliberal acerca da autonomia escolar, qual das afirmações a seguir NÃO é verdadeira?

  • A)A autonomia escolar expressa uma diretriz da política educacional, segundo a qual a escola é o núcleo da gestão.
  • B)Trata-se de uma estratégia de responsabilização da escola, no sentido de buscar os meios necessários para sua manutenção.
  • C)Constitui-se em um mecanismo para melhorar a eficiência da escola.
  • D)Materializa uma distribuição de poder no âmbito dos sistemas de ensino, decorrente dos processos de descentralização.
  • E)Implica a delegação, à comunidade escolar, da responsabilidade pela resolução de problemas que afetam a escola pública.
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A alternativa correta é D)

Tomando como referência a concepção neoliberal acerca da autonomia escolar, qual das afirmações a seguir NÃO é verdadeira?

  • A) A autonomia escolar expressa uma diretriz da política educacional, segundo a qual a escola é o núcleo da gestão.
  • B) Trata-se de uma estratégia de responsabilização da escola, no sentido de buscar os meios necessários para sua manutenção.
  • C) Constitui-se em um mecanismo para melhorar a eficiência da escola.
  • D) Materializa uma distribuição de poder no âmbito dos sistemas de ensino, decorrente dos processos de descentralização.
  • E) Implica a delegação, à comunidade escolar, da responsabilidade pela resolução de problemas que afetam a escola pública.

O gabarito correto é D.

Questão 64

Expressando a subordinação da gestão educacional ao modelo da empresa capitalista, a Gestão de Qualidade Total (GQT) caracteriza-se por

I) entender que a qualidade consiste na aplicação dos procedimentos corretos e apropriados.

II) orientar-se pelo objetivo de permitir comparações entre o desempenho de diferentes escolas.

III) considerar, como relevantes, o saber e a participação ativa dos professores.

IV) enfatizar processos de autorregulação e autocontrole.

É correto o que está dito em:

  • A)I, II e III
  • B)II, III e IV
  • C)I, III e IV
  • D)I, II e IV
  • E)I, II, III e IV
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A alternativa correta é D)

Expressando a subordinação da gestão educacional ao modelo da empresa capitalista, a Gestão de Qualidade Total (GQT) reflete princípios típicos da administração empresarial, adaptados ao contexto escolar. Suas características centrais incluem:

I) A qualidade é vista como resultado da aplicação rigorosa de procedimentos padronizados e considerados adequados, alinhando-se à lógica de eficiência e controle.

II) Um dos objetivos da GQT é estabelecer métricas comparáveis entre instituições, incentivando a competitividade e a mensuração de desempenho, valores comuns no ambiente corporativo.

IV) A ênfase em mecanismos de autorregulação e autocontrole reforça a autonomia gerencial, porém dentro de parâmetros predefinidos, reduzindo a necessidade de supervisão externa constante.

Embora o item III) mencione a valorização do saber docente e da participação ativa dos professores, essa perspectiva não é central na GQT, que prioriza estruturas hierárquicas e resultados mensuráveis em detrimento de processos colaborativos mais horizontais.

Portanto, a alternativa correta é D) I, II e IV, pois sintetiza os pilares da Gestão de Qualidade Total no âmbito educacional: padronização, comparabilidade e autogestão controlada.

Questão 65

Nas propostas de reforma da gestão educacional delineada pelos organismos multilaterais, observa-se um consenso quanto à necessidade de: .

I) Modernização da gestão.

II) Controle de qualidade.

III) Participação dos atores sociais no processo pedagógico.

IV) Focalização de ações em setores prioritários da população.

A alternativa correta é:

  • A)I, II e III
  • B)II, III e IV
  • C)I, III e IV
  • D)I, II e IV
  • E)I, II, III e IV
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A alternativa correta é E)

Nas propostas de reforma da gestão educacional delineada pelos organismos multilaterais, observa-se um consenso quanto à necessidade de modernização da gestão, controle de qualidade, participação dos atores sociais no processo pedagógico e focalização de ações em setores prioritários da população. Esses quatro pontos são fundamentais para uma transformação eficaz no sistema educacional.

A alternativa correta é a E) I, II, III e IV, pois todas as medidas mencionadas são consideradas essenciais pelas instituições multilaterais para uma gestão educacional mais eficiente e inclusiva.

Questão 66

Analise as afirmativas:

I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências.

II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar.

III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares.

IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):







  • A)IV
  • B)I, II
  • C)I, III
  • D)III
  • E)I, II, III, IV
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A alternativa correta é B)

Análise das afirmativas sobre educação:

A questão apresenta quatro afirmações sobre aspectos educacionais, das quais apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa B).

Afirmativa I: Esta afirmação possui mérito ao destacar que os recursos fundamentais da educação são intangíveis - pessoas, saberes e experiências. Embora escolas possam enfrentar limitações materiais, essa perspectiva valoriza o capital humano e cultural como bases do processo educativo.

Afirmativa II: Correta ao apontar que a otimização de recursos por toda equipe escolar contribui para o sucesso institucional. A gestão eficiente dos recursos disponíveis é de fato um fator que diminui as chances de fracasso escolar.

Afirmativa III: Incorreta, pois o princípio da equidade deve ser sempre considerado nas ações escolares, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário conforme suas particularidades.

Afirmativa IV: Errada, pois a formação docente é constantemente verificada e aprimorada através da prática profissional, avaliações de desempenho e processos de formação continuada.

Portanto, apenas as afirmações I e II apresentam conceitos corretos sobre a realidade educacional, sendo a alternativa B) a resposta adequada.

Questão 67

A clientela escolar está cada vez mais heterogênea. Isso é inevitável e também fundamental e desejável para a formação de todos.” Tal citação contribui para a seguinte dedução, EXCETO:

  • A)Quando se trabalha na escola com turmas mais homogêneas, confirma-se de certa forma a discriminação existente na sociedade.
  • B)Quanto mais a escola trabalhar na organização de turmas de alunos com habilidades variadas, mais rapidamente se concretizará a ideia de inclusão.
  • C)A educação transcende as fronteiras escolares e é constantemente contaminada pelas relações discriminatórias existentes na realidade social.
  • D)As atividades diversificadas de sala de aula para alunos com habilidades variadas facilitam as trocas e ajudas mútuas.
  • E)A escola funciona como um filtro que estabelece mediações constantes entre as ordens advindas do MEC e as práticas efetivas de sala de aula.
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A alternativa correta é D)

Análise da questão sobre heterogeneidade escolar

A citação inicial destaca a importância da heterogeneidade no ambiente escolar como fator essencial para a formação dos alunos. Ao analisarmos as alternativas, percebemos que a questão busca identificar qual opção não se alinha com essa premissa.

A alternativa D) é apontada como correta porque, embora pareça positiva ao mencionar "atividades diversificadas" e "trocas mútuas", na verdade não contradiz a ideia central da citação, diferentemente do que o enunciado pede (identificar a exceção). As demais alternativas apresentam relações mais diretas com o contexto da diversidade escolar:

  • A) Aborda a discriminação social refletida em turmas homogêneas
  • B) Relaciona diretamente heterogeneidade com inclusão
  • C) Fala sobre a influência das relações sociais na educação
  • E) Menciona o papel mediador da escola nas políticas educacionais

Portanto, a alternativa D) se destaca por ser a única que, em vez de contrariar, complementa a ideia da citação inicial, tornando-se a exceção solicitada pela questão.

Questão 68

Um bom Gestor deve:

  • A)Focar seu trabalho em ações sistematizadas, estruturadas e voltadas cada vez mais para o seu crescimento pessoal e social.
  • B)Apontar sempre aos seus superiores as condições econômicas e sociais existentes não só na escola, como na sociedade, para demonstrar a ineficiência da escola em geral.
  • C)Enfrentar desafios e crises, transformando-os em ações educativas.
  • D)Ter consciência de que o desinteresse dos alunos e professores e a falta de condições ideais de trabalho são barreiras intransponíveis para se ter um ensino de qualidade.
  • E)Compreender que dificuldades não são fontes para soluções.
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A alternativa correta é C)

Um bom Gestor deve:

  • A) Focar seu trabalho em ações sistematizadas, estruturadas e voltadas cada vez mais para o seu crescimento pessoal e social.
  • B) Apontar sempre aos seus superiores as condições econômicas e sociais existentes não só na escola, como na sociedade, para demonstrar a ineficiência da escola em geral.
  • C) Enfrentar desafios e crises, transformando-os em ações educativas.
  • D) Ter consciência de que o desinteresse dos alunos e professores e a falta de condições ideais de trabalho são barreiras intransponíveis para se ter um ensino de qualidade.
  • E) Compreender que dificuldades não são fontes para soluções.

O gabarito correto é C).

Questão 69

Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:

  • A)Simultaneamente, uma função técnica-de-produção e comprovação de capacidades – e uma função social – de conservação e consagração de poder e privilégios.
  • B)Uma função avaliadora de parâmetros sociais.
  • C)Uma função técnica de produção de conhecimentos aleatórios às necessidades do indivíduo.
  • D)Intrinsicamente, uma função conciliadora de ideologia e privilégios.
  • E)Condição de funcionar apenas como uma detentora de poder e decisões.
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A alternativa correta é A)

No ensaio a seguir, discutiremos a concepção de Bourdieu e Passeron (1992) sobre o papel da escola como uma instituição que oculta suas verdadeiras funções sociais, analisando por que a alternativa A) é a correta.

Bourdieu e Passeron apresentam uma crítica contundente ao sistema educacional, argumentando que a escola não é uma instituição neutra, como muitas vezes é retratada. Pelo contrário, ela opera de maneira a reproduzir as estruturas de poder e privilégio existentes na sociedade. A alternativa A) capta essa dualidade ao destacar que a escola possui tanto uma função técnica – relacionada à produção e comprovação de capacidades – quanto uma função social – voltada para a conservação e consagração de hierarquias.

As demais alternativas não abarcam completamente a complexidade da análise dos autores. A alternativa B) reduz a escola a uma mera avaliadora de parâmetros sociais, ignorando seu papel ativo na reprodução das desigualdades. A alternativa C) desconsidera a intencionalidade por trás da produção de conhecimentos, que está longe de ser aleatória. A alternativa D) simplifica a relação entre ideologia e privilégios, enquanto a E) ignora completamente a função técnica da escola, focando apenas no aspecto do poder.

Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza o pensamento de Bourdieu e Passeron, ao reconhecer a dupla função da escola: aparentemente meritocrática, mas profundamente enraizada na manutenção do status quo.

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Questão 70

As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:

I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.

II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.

IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A)I
  • B)II
  • C)III
  • D)IV
  • E)I, II, III, IV
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A alternativa correta é C)

Análise das Concepções de Organização e Gestão Escolar

As concepções de organização e gestão escolar são fundamentais para compreender como uma instituição de ensino estrutura seu funcionamento e dinâmica interna. Cada abordagem apresenta características distintas, refletindo diferentes visões sobre o papel da escola, a participação dos atores envolvidos e os objetivos educacionais.

A concepção técnico-científica (afirmativa I) é marcada por uma perspectiva burocrática e tecnicista, focada na eficiência operacional. No entanto, a descrição fornecida no enunciado está incorreta, pois essa concepção não prioriza a definição coletiva de objetivos sociopolíticos e pedagógicos, mas sim a centralização decisória e a padronização de processos.

A concepção autogestionária (afirmativa II) também está descrita de maneira equivocada. Essa abordagem, na realidade, rejeita hierarquias rígidas e valoriza a gestão coletiva, opondo-se justamente aos princípios de racionalização e controle presentes na afirmativa.

A concepção interpretativa (afirmativa III), corretamente identificada no gabarito, coloca ênfase nos aspectos subjetivos da organização escolar. Ela considera fundamental analisar as interações sociais, os significados atribuídos pelos participantes e os processos de construção coletiva de sentido no ambiente educacional.

Por fim, a concepção democrático-participativa (afirmativa IV) apresenta uma descrição parcialmente correta, mas exagerada ao mencionar "ausência de direção centralizada". Embora valorize a participação coletiva, essa abordagem não elimina completamente estruturas de coordenação, mas busca democratizá-las.

Portanto, apenas a afirmativa III está totalmente correta, conforme indicado no gabarito. A análise dessas concepções revela a complexidade da gestão escolar e a importância de se adotar perspectivas que considerem tanto os aspectos objetivos quanto subjetivos da organização educacional.

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