Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 61
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)
I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.
II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.
III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.
IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
A quantidade de itens certos é igual a
- A)1.
- B)2.
- C)3.
- D)4.
- E)5.
A alternativa correta é C)
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário considerar alguns aspectos fundamentais. Analisando os itens apresentados, podemos identificar quais são essenciais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
I - A compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular, é um ponto crucial. O professor deve entender o contexto mais amplo da educação para alinhar suas práticas às necessidades sociais e pedagógicas.
II - A capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica, também é essencial. Isso permite uma abordagem organizada e progressiva dos conteúdos.
III - O conhecimento dos programas oficiais é importante para adequá-los às necessidades específicas da escola ou da turma, garantindo que o ensino seja contextualizado e relevante.
IV - Este item está incorreto, pois o domínio de apenas um método de ensino não é suficiente. O professor deve conhecer e aplicar diversos métodos e procedimentos didáticos para atender às diferentes necessidades de aprendizagem.
V - Embora a formação sólida seja importante, a ideia de que ela torna o docente praticamente independente de consulta a materiais diversos é equivocada. O bom professor está sempre se atualizando e buscando novas referências.
Portanto, os itens corretos são I, II e III, totalizando 3 itens certos. A alternativa correta é a C).
Questão 62
Das formulações a seguir apresentadas, qual corresponde à concepção neoliberal acerca da autonomia escolar?
- A)É um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianças e jovens que a frequentam.
- B)Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade às tarefas cotidianas.
- C)Pressupõe a participação popular e a ampliação do espaço público.
- D)É um suporte necessário para a democratização da gestão da escola e da educação.
- E)Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão públi- cas.
A alternativa correta é B)
Das formulações a seguir apresentadas, qual corresponde à concepção neoliberal acerca da autonomia escolar?
- A) É um meio de a escola realizar a sua finalidade de formar as crianças e jovens que a frequentam.
- B) Constitui um elemento fundamental para imprimir agilidade e flexibilidade às tarefas cotidianas.
- C) Pressupõe a participação popular e a ampliação do espaço público.
- D) É um suporte necessário para a democratização da gestão da escola e da educação.
- E) Configura-se como uma autonomia relativa, pois as escolas integram um sistema e dependem das políticas e da gestão públicas.
O gabarito correto é B).
Questão 63
Tomando como referência a concepção neoliberal acerca da autonomia escolar, qual das afirmações a seguir NÃO é verdadeira?
- A)A autonomia escolar expressa uma diretriz da política educacional, segundo a qual a escola é o núcleo da gestão.
- B)Trata-se de uma estratégia de responsabilização da escola, no sentido de buscar os meios necessários para sua manutenção.
- C)Constitui-se em um mecanismo para melhorar a eficiência da escola.
- D)Materializa uma distribuição de poder no âmbito dos sistemas de ensino, decorrente dos processos de descentralização.
- E)Implica a delegação, à comunidade escolar, da responsabilidade pela resolução de problemas que afetam a escola pública.
A alternativa correta é D)
Tomando como referência a concepção neoliberal acerca da autonomia escolar, qual das afirmações a seguir NÃO é verdadeira?
- A) A autonomia escolar expressa uma diretriz da política educacional, segundo a qual a escola é o núcleo da gestão.
- B) Trata-se de uma estratégia de responsabilização da escola, no sentido de buscar os meios necessários para sua manutenção.
- C) Constitui-se em um mecanismo para melhorar a eficiência da escola.
- D) Materializa uma distribuição de poder no âmbito dos sistemas de ensino, decorrente dos processos de descentralização.
- E) Implica a delegação, à comunidade escolar, da responsabilidade pela resolução de problemas que afetam a escola pública.
O gabarito correto é D.
Questão 64
Expressando a subordinação da gestão educacional ao modelo da empresa capitalista, a Gestão de Qualidade Total (GQT) caracteriza-se por
I) entender que a qualidade consiste na aplicação dos procedimentos corretos e apropriados.
II) orientar-se pelo objetivo de permitir comparações entre o desempenho de diferentes escolas.
III) considerar, como relevantes, o saber e a participação ativa dos professores.
IV) enfatizar processos de autorregulação e autocontrole.
É correto o que está dito em:
- A)I, II e III
- B)II, III e IV
- C)I, III e IV
- D)I, II e IV
- E)I, II, III e IV
A alternativa correta é D)
Expressando a subordinação da gestão educacional ao modelo da empresa capitalista, a Gestão de Qualidade Total (GQT) reflete princípios típicos da administração empresarial, adaptados ao contexto escolar. Suas características centrais incluem:
I) A qualidade é vista como resultado da aplicação rigorosa de procedimentos padronizados e considerados adequados, alinhando-se à lógica de eficiência e controle.
II) Um dos objetivos da GQT é estabelecer métricas comparáveis entre instituições, incentivando a competitividade e a mensuração de desempenho, valores comuns no ambiente corporativo.
IV) A ênfase em mecanismos de autorregulação e autocontrole reforça a autonomia gerencial, porém dentro de parâmetros predefinidos, reduzindo a necessidade de supervisão externa constante.
Embora o item III) mencione a valorização do saber docente e da participação ativa dos professores, essa perspectiva não é central na GQT, que prioriza estruturas hierárquicas e resultados mensuráveis em detrimento de processos colaborativos mais horizontais.
Portanto, a alternativa correta é D) I, II e IV, pois sintetiza os pilares da Gestão de Qualidade Total no âmbito educacional: padronização, comparabilidade e autogestão controlada.
Questão 65
Nas propostas de reforma da gestão educacional delineada pelos organismos multilaterais, observa-se um consenso quanto à necessidade de: .
I) Modernização da gestão.
II) Controle de qualidade.
III) Participação dos atores sociais no processo pedagógico.
IV) Focalização de ações em setores prioritários da população.
A alternativa correta é:
- A)I, II e III
- B)II, III e IV
- C)I, III e IV
- D)I, II e IV
- E)I, II, III e IV
A alternativa correta é E)
Nas propostas de reforma da gestão educacional delineada pelos organismos multilaterais, observa-se um consenso quanto à necessidade de modernização da gestão, controle de qualidade, participação dos atores sociais no processo pedagógico e focalização de ações em setores prioritários da população. Esses quatro pontos são fundamentais para uma transformação eficaz no sistema educacional.
A alternativa correta é a E) I, II, III e IV, pois todas as medidas mencionadas são consideradas essenciais pelas instituições multilaterais para uma gestão educacional mais eficiente e inclusiva.
Questão 66
Analise as afirmativas:
I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências.
II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar.
III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares.
IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)IV
- B)I, II
- C)I, III
- D)III
- E)I, II, III, IV
A alternativa correta é B)
Análise das afirmativas sobre educação:
A questão apresenta quatro afirmações sobre aspectos educacionais, das quais apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa B).
Afirmativa I: Esta afirmação possui mérito ao destacar que os recursos fundamentais da educação são intangíveis - pessoas, saberes e experiências. Embora escolas possam enfrentar limitações materiais, essa perspectiva valoriza o capital humano e cultural como bases do processo educativo.
Afirmativa II: Correta ao apontar que a otimização de recursos por toda equipe escolar contribui para o sucesso institucional. A gestão eficiente dos recursos disponíveis é de fato um fator que diminui as chances de fracasso escolar.
Afirmativa III: Incorreta, pois o princípio da equidade deve ser sempre considerado nas ações escolares, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário conforme suas particularidades.
Afirmativa IV: Errada, pois a formação docente é constantemente verificada e aprimorada através da prática profissional, avaliações de desempenho e processos de formação continuada.
Portanto, apenas as afirmações I e II apresentam conceitos corretos sobre a realidade educacional, sendo a alternativa B) a resposta adequada.
Questão 67
“A clientela escolar está cada vez mais heterogênea. Isso é inevitável e também fundamental e desejável para a formação de todos.” Tal citação contribui para a seguinte dedução, EXCETO:
- A)Quando se trabalha na escola com turmas mais homogêneas, confirma-se de certa forma a discriminação existente na sociedade.
- B)Quanto mais a escola trabalhar na organização de turmas de alunos com habilidades variadas, mais rapidamente se concretizará a ideia de inclusão.
- C)A educação transcende as fronteiras escolares e é constantemente contaminada pelas relações discriminatórias existentes na realidade social.
- D)As atividades diversificadas de sala de aula para alunos com habilidades variadas facilitam as trocas e ajudas mútuas.
- E)A escola funciona como um filtro que estabelece mediações constantes entre as ordens advindas do MEC e as práticas efetivas de sala de aula.
A alternativa correta é D)
Análise da questão sobre heterogeneidade escolar
A citação inicial destaca a importância da heterogeneidade no ambiente escolar como fator essencial para a formação dos alunos. Ao analisarmos as alternativas, percebemos que a questão busca identificar qual opção não se alinha com essa premissa.
A alternativa D) é apontada como correta porque, embora pareça positiva ao mencionar "atividades diversificadas" e "trocas mútuas", na verdade não contradiz a ideia central da citação, diferentemente do que o enunciado pede (identificar a exceção). As demais alternativas apresentam relações mais diretas com o contexto da diversidade escolar:
- A) Aborda a discriminação social refletida em turmas homogêneas
- B) Relaciona diretamente heterogeneidade com inclusão
- C) Fala sobre a influência das relações sociais na educação
- E) Menciona o papel mediador da escola nas políticas educacionais
Portanto, a alternativa D) se destaca por ser a única que, em vez de contrariar, complementa a ideia da citação inicial, tornando-se a exceção solicitada pela questão.
Questão 68
Um bom Gestor deve:
- A)Focar seu trabalho em ações sistematizadas, estruturadas e voltadas cada vez mais para o seu crescimento pessoal e social.
- B)Apontar sempre aos seus superiores as condições econômicas e sociais existentes não só na escola, como na sociedade, para demonstrar a ineficiência da escola em geral.
- C)Enfrentar desafios e crises, transformando-os em ações educativas.
- D)Ter consciência de que o desinteresse dos alunos e professores e a falta de condições ideais de trabalho são barreiras intransponíveis para se ter um ensino de qualidade.
- E)Compreender que dificuldades não são fontes para soluções.
A alternativa correta é C)
Um bom Gestor deve:
- A) Focar seu trabalho em ações sistematizadas, estruturadas e voltadas cada vez mais para o seu crescimento pessoal e social.
- B) Apontar sempre aos seus superiores as condições econômicas e sociais existentes não só na escola, como na sociedade, para demonstrar a ineficiência da escola em geral.
- C) Enfrentar desafios e crises, transformando-os em ações educativas.
- D) Ter consciência de que o desinteresse dos alunos e professores e a falta de condições ideais de trabalho são barreiras intransponíveis para se ter um ensino de qualidade.
- E) Compreender que dificuldades não são fontes para soluções.
O gabarito correto é C).
Questão 69
Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:
- A)Simultaneamente, uma função técnica-de-produção e comprovação de capacidades – e uma função social – de conservação e consagração de poder e privilégios.
- B)Uma função avaliadora de parâmetros sociais.
- C)Uma função técnica de produção de conhecimentos aleatórios às necessidades do indivíduo.
- D)Intrinsicamente, uma função conciliadora de ideologia e privilégios.
- E)Condição de funcionar apenas como uma detentora de poder e decisões.
A alternativa correta é A)
No ensaio a seguir, discutiremos a concepção de Bourdieu e Passeron (1992) sobre o papel da escola como uma instituição que oculta suas verdadeiras funções sociais, analisando por que a alternativa A) é a correta.
Bourdieu e Passeron apresentam uma crítica contundente ao sistema educacional, argumentando que a escola não é uma instituição neutra, como muitas vezes é retratada. Pelo contrário, ela opera de maneira a reproduzir as estruturas de poder e privilégio existentes na sociedade. A alternativa A) capta essa dualidade ao destacar que a escola possui tanto uma função técnica – relacionada à produção e comprovação de capacidades – quanto uma função social – voltada para a conservação e consagração de hierarquias.
As demais alternativas não abarcam completamente a complexidade da análise dos autores. A alternativa B) reduz a escola a uma mera avaliadora de parâmetros sociais, ignorando seu papel ativo na reprodução das desigualdades. A alternativa C) desconsidera a intencionalidade por trás da produção de conhecimentos, que está longe de ser aleatória. A alternativa D) simplifica a relação entre ideologia e privilégios, enquanto a E) ignora completamente a função técnica da escola, focando apenas no aspecto do poder.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza o pensamento de Bourdieu e Passeron, ao reconhecer a dupla função da escola: aparentemente meritocrática, mas profundamente enraizada na manutenção do status quo.
Questão 70
As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:
I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)I
- B)II
- C)III
- D)IV
- E)I, II, III, IV
A alternativa correta é C)
Análise das Concepções de Organização e Gestão Escolar
As concepções de organização e gestão escolar são fundamentais para compreender como uma instituição de ensino estrutura seu funcionamento e dinâmica interna. Cada abordagem apresenta características distintas, refletindo diferentes visões sobre o papel da escola, a participação dos atores envolvidos e os objetivos educacionais.
A concepção técnico-científica (afirmativa I) é marcada por uma perspectiva burocrática e tecnicista, focada na eficiência operacional. No entanto, a descrição fornecida no enunciado está incorreta, pois essa concepção não prioriza a definição coletiva de objetivos sociopolíticos e pedagógicos, mas sim a centralização decisória e a padronização de processos.
A concepção autogestionária (afirmativa II) também está descrita de maneira equivocada. Essa abordagem, na realidade, rejeita hierarquias rígidas e valoriza a gestão coletiva, opondo-se justamente aos princípios de racionalização e controle presentes na afirmativa.
A concepção interpretativa (afirmativa III), corretamente identificada no gabarito, coloca ênfase nos aspectos subjetivos da organização escolar. Ela considera fundamental analisar as interações sociais, os significados atribuídos pelos participantes e os processos de construção coletiva de sentido no ambiente educacional.
Por fim, a concepção democrático-participativa (afirmativa IV) apresenta uma descrição parcialmente correta, mas exagerada ao mencionar "ausência de direção centralizada". Embora valorize a participação coletiva, essa abordagem não elimina completamente estruturas de coordenação, mas busca democratizá-las.
Portanto, apenas a afirmativa III está totalmente correta, conforme indicado no gabarito. A análise dessas concepções revela a complexidade da gestão escolar e a importância de se adotar perspectivas que considerem tanto os aspectos objetivos quanto subjetivos da organização educacional.