Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 71
Para descobrir quais são as reais necessidades da classe, são algumas sugestões, EXCETO:
- A)Sempre que possível, trocar informações e ideias com outros professores.
- B)Criar e gerenciar situações-problema e ver o desempenho individual da garotada.
- C)Observar os alunos em casa, na rua, em festas.
- D)Examinar se o ambiente permite que todos se expressem livremente.
- E)Avaliar as habilidades e potencialidades dos estudantes.
A alternativa correta é C)
Para descobrir quais são as reais necessidades da classe, são algumas sugestões, EXCETO:
- A) Sempre que possível, trocar informações e ideias com outros professores.
- B) Criar e gerenciar situações-problema e ver o desempenho individual da garotada.
- C) Observar os alunos em casa, na rua, em festas.
- D) Examinar se o ambiente permite que todos se expressem livremente.
- E) Avaliar as habilidades e potencialidades dos estudantes.
O gabarito correto é C).
Questão 72
“Grades quebradas, vidros estilhaçados, muros pichados são apenas o cenário de um drama presente em muitas escolas hoje em dia.” Como instituição educacional formadora de seres humanos, qual deveria ser a opção mais correta a ser tomada quando se sofre estas agressões?
- A)Isolar-se do mundo exterior, trancando-se com grades reforçadas.
- B)Solicitar sempre a presença de policiais dentro da escola.
- C)Culpar a sociedade, o governo, os políticos que não zelam por uma educação forte e qualitativa.
- D)Investir na consolidação de uma equipe gestora unida e determinada na formação de professores, na aproximação cada vez maior com a comunidade e com os jovens.
- E)Expulsar de vez os alunos baderneiros da escola.
A alternativa correta é D)
O cenário descrito no texto — grades quebradas, vidros estilhaçados e muros pichados — reflete um problema complexo que muitas escolas enfrentam atualmente. Diante dessas agressões, a resposta mais adequada não está no isolamento, na repressão ou na culpa externa, mas sim na construção de uma solução estrutural e humanizada.
A opção D), que propõe "investir na consolidação de uma equipe gestora unida e determinada na formação de professores, na aproximação cada vez maior com a comunidade e com os jovens", é a mais correta porque aborda o problema de forma proativa e educativa. Uma escola que fortalece seus laços internos e externos cria um ambiente de respeito mútuo e pertencimento, reduzindo a violência e promovendo a cidadania.
As outras alternativas, embora possam parecer soluções imediatas, são paliativas ou contraproducentes. Isolar a escola com grades reforçadas (A) ou expulsar alunos (E) apenas aprofunda a exclusão. A presença policial constante (B) criminaliza o ambiente escolar, enquanto culpar terceiros (C) não resolve o problema na prática.
Portanto, a resposta mais eficaz e alinhada com o papel formador da escola é investir em relações sólidas entre gestão, professores, alunos e comunidade — transformando a escola não em uma fortaleza, mas em um espaço de diálogo e transformação social.
Questão 73
Analise as afirmativas:
I. Boa parte do êxito ou fracasso de um processo educativo reside na interação aluno/educador.
II. Diálogos inadequados na relação professor/aluno fortificam a relação de confiança.
III. Prestar atenção ao que se fala mostra-se indispensável quando o que se deseja é manter relações de qualidade com os alunos.
IV. Numa relação construtiva cabe ao educador avaliar e emitir julgamentos.
V. O fundamento da relação professor/aluno é embasado no respeito mútuo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)II
- B)IV, V
- C)I, III, V
- D)I, III, IV
- E)I, II, III, IV, V
A alternativa correta é C)
Análise das afirmativas sobre o processo educativo:
A relação entre educador e aluno é um dos pilares fundamentais para o sucesso do processo educativo. Ao analisar as afirmativas apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas e quais não condizem com os princípios de uma educação eficaz e respeitosa.
Afirmativa I: Correta. A interação entre aluno e educador é, de fato, um fator determinante para o êxito ou fracasso do processo educativo. Uma comunicação clara, empática e construtiva favorece o aprendizado e o desenvolvimento do aluno.
Afirmativa II: Incorreta. Diálogos inadequados na relação professor/aluno não fortalecem a confiança, pelo contrário, podem minar a relação e criar barreiras no processo de ensino-aprendizagem.
Afirmativa III: Correta. A escuta ativa e a atenção ao que é dito são essenciais para estabelecer relações de qualidade com os alunos, demonstrando respeito e interesse por suas necessidades e perspectivas.
Afirmativa IV: Incorreta. Embora a avaliação faça parte do papel do educador, emitir julgamentos pode ser prejudicial. O foco deve ser no feedback construtivo, não em julgamentos que possam desmotivar ou rotular o aluno.
Afirmativa V: Correta. O respeito mútuo é a base de qualquer relação saudável, incluindo a relação professor/aluno. Sem respeito, não há espaço para confiança, diálogo ou aprendizado significativo.
Portanto, as afirmativas corretas são I, III e V, correspondendo à alternativa C).
Questão 74
Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:
- A)no prestígio
- B)na força
- C)na posição social
- D)na inteligência
- E)na beleza física
A alternativa correta é A)
Piletti destaca a liderança como um dos pilares fundamentais para a manutenção e organização dos agrupamentos escolares. Ao analisar as diferentes formas de liderança presentes no ambiente educacional, o autor estabelece uma distinção clara entre a liderança exercida pelo educador e aquela manifestada pelos educandos.
Segundo Piletti, a liderança do educador é de natureza institucional, derivada do papel social que lhe foi atribuído. Essa forma de autoridade está vinculada à estrutura formal da escola e à função pedagógica que o professor desempenha. Em contrapartida, a liderança entre os alunos possui características distintas, baseando-se principalmente no prestígio conquistado junto aos pares.
Entre as alternativas apresentadas, a opção A) "no prestígio" constitui a resposta correta, conforme indicado pelo gabarito. Essa escolha reflete a compreensão de que, entre os estudantes, a liderança emerge naturalmente a partir do reconhecimento e da admiração conquistados no convívio grupal, e não de atributos como força física, posição social, inteligência ou aparência.
Essa análise de Piletti nos permite compreender como se estabelecem as dinâmicas de poder no ambiente escolar, evidenciando que, enquanto os educadores exercem uma liderança formal, os alunos desenvolvem relações de influência baseadas em fatores mais orgânicos e relacionais.
Questão 75
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 76
O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
- A)o plano de ensino apresenta as unidades didáticas para um ano ou semestre.
- B)o plano de ensino explicita a concepção e as diretrizes gerais do estabelecimento de ensino.
- C)o plano de aula desenvolve as concepções gerais da escola nas aulas.
- D)o plano de aula apresenta as unidades didáticas a serem desenvolvidas na série.
- E)o plano da escola explicita as unidades didáticas para um ano ou semestre.
A alternativa correta é A)
O planejamento escolar é um processo essencial para a organização e eficácia do ensino, sendo composto por diferentes níveis que cumprem funções específicas. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a letra A, que define o plano de ensino como aquele que apresenta as unidades didáticas para um ano ou semestre.
O plano de ensino é um documento mais amplo, que estrutura o conteúdo a ser trabalhado ao longo de um período letivo, garantindo uma progressão coerente dos temas. Ele serve como um guia para o professor, alinhando os objetivos pedagógicos com as expectativas de aprendizagem.
As demais alternativas apresentam confusões entre os níveis de planejamento. O plano de ensino não deve ser confundido com o plano da escola (alternativa B), que estabelece as diretrizes gerais da instituição, nem com o plano de aula (alternativas C e D), que detalha as atividades diárias em sala de aula. A alternativa E também está incorreta, pois repete a função do plano de ensino, atribuindo-a erroneamente ao plano da escola.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A, que define com precisão a função do plano de ensino dentro do planejamento escolar.
Questão 77
Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, que é um documento que se destaca por
- A)explicitar as finanças da instituição escolar.
- B)delinear unidades didáticas a serem desenvolvidas no decorrer do ano ou do semestre.
- C)fornecer avaliação contínua da proposta pedagógica a partir de diagnósticos escolares.
- D)avaliar o desempenho de alunos e professores no decorrer do ano.
- E)distribuir funções administrativas no contexto escolar.
A alternativa correta é C)
Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, um documento essencial para orientar as ações pedagógicas e administrativas da instituição. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a C), que destaca a importância de fornecer uma avaliação contínua da proposta pedagógica a partir de diagnósticos escolares.
O plano de gestão não se limita apenas a questões financeiras (A) ou à distribuição de funções administrativas (E), embora esses aspectos também sejam relevantes. Seu principal objetivo é garantir que a proposta pedagógica seja constantemente revisada e aprimorada, com base em diagnósticos que identifiquem as necessidades da comunidade escolar.
Embora o delineamento de unidades didáticas (B) e a avaliação de desempenho (D) sejam partes do processo educacional, eles não representam a função central do plano de gestão. Este documento deve ser um instrumento dinâmico, que promova a reflexão coletiva e a melhoria contínua do projeto educativo, alinhando-se às demandas reais da escola e de seus atores.
Questão 78
A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.
A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
A respeito das teorias e dos tipos de liderança, é importante analisar as características de cada estilo para compreender suas particularidades. No caso da liderança democrática ou consultiva, sua principal característica não é a realização de atividades de forma autodirigida, mas sim a participação coletiva na tomada de decisões.
O item em questão afirma que a autodireção é a marca principal desse estilo de liderança, o que está incorreto. A liderança democrática valoriza a colaboração, o diálogo e o envolvimento da equipe, diferentemente de um modelo autodirigido, que pode remeter a uma abordagem mais individualista ou até mesmo à liderança liberal.
Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO, conforme indicado no gabarito. A liderança democrática se distingue pela ênfase no consenso e na participação ativa dos liderados, e não pela autonomia absoluta nas atividades.
Questão 79
Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que
- A)devem ser notificados ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino apenas os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
- B)deve ser notificada ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima do percentual permitido em lei, que é de vinte e cinco por cento, conforme o previsto na LDB e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
- C)somente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público os casos em que os alunos tenham atingido o percentual mínimo de cinqüenta por cento do total de horas letivas.
- D)a notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino deve ser feita apenas quando os casos de ausências configurarem-se como de evasão escolar.
- E)se os alunos apresentam quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei, devem ser notificados os casos ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público.
A alternativa correta é E)
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Supervisor deve orientar o Diretor de estabelecimento de ensino sobre como proceder em casos de alunos com número elevado de ausências. A resposta correta é a alternativa E), que estabelece a necessidade de notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público quando os alunos ultrapassarem cinquenta por cento do percentual de faltas permitido em lei.
Essa medida visa garantir o cumprimento do direito à educação, previsto tanto na LDB quanto no ECA, e assegurar que as instâncias competentes possam intervir para evitar a evasão escolar. As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre os procedimentos legais a serem adotados, como percentuais equivocados ou omissão de órgãos essenciais no processo de fiscalização e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Portanto, a notificação deve ocorrer quando o limite de faltas ultrapassar 50% do permitido, conforme previsto na legislação, garantindo assim a responsabilização dos envolvidos e a adoção de medidas para reinserir o aluno no ambiente escolar.
Questão 80
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens
Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, é importante analisar criticamente os objetivos atribuídos a cada uma dessas perspectivas.
No contexto da concepção empresarial, a escola tende a priorizar a formação de indivíduos adaptados às demandas do mercado, com ênfase em habilidades técnicas e especializadas. Nessa lógica, a fragmentação do conhecimento não é vista como um problema, mas sim como uma forma de otimizar a eficiência produtiva. Portanto, reduzir o isolamento entre áreas do conhecimento não é um objetivo central dessa abordagem.
Já na concepção emancipatória, a escola busca promover uma visão integrada do saber, rompendo com a compartimentalização do conhecimento. Essa perspectiva valoriza a formação crítica e a compreensão das relações entre diferentes campos do conhecimento, alinhando-se com o objetivo de superar a fragmentação curricular.
Diante dessa análise, conclui-se que o item está ERRADO (E), pois a redução da fragmentação do conhecimento não é característica da concepção empresarial, mas sim da perspectiva emancipatória.