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Quais são as funções constitutivas processo de organização escolar? 1) Planejamento: explicitação dos objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo o que se deve fazer para atingi-los. 2) Organização: racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado. 3) Direção coordenação: coordenação do esforço humano coletivo do pessoal da escola. 4) Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola. 5) Controle: previsão das condições concretas para desenvolvimento do processo na organização escolar. Estão corretas, apenas:

Quais são as funções constitutivas processo de organização escolar?

1) Planejamento: explicitação dos objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo o que se deve fazer para atingi-los.
2) Organização: racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para realizar o que foi planejado.
3) Direção coordenação: coordenação do esforço humano coletivo do pessoal da escola.
4) Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
5) Controle: previsão das condições concretas para desenvolvimento do processo na organização escolar.

Estão corretas, apenas:

Resposta:

A alternativa correta é C)

As funções constitutivas do processo de organização escolar são fundamentais para garantir o bom funcionamento das instituições de ensino. Cada uma delas desempenha um papel específico e complementar, contribuindo para a eficácia da gestão escolar. A seguir, analisamos as cinco funções apresentadas e sua correlação com as alternativas fornecidas.

1) Planejamento: Esta etapa consiste na definição clara dos objetivos educacionais e na elaboração de estratégias para alcançá-los. O planejamento é essencial para orientar todas as ações da escola, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

2) Organização: Aqui, ocorre a estruturação dos recursos disponíveis, sejam humanos, materiais ou financeiros, criando as condições necessárias para colocar o planejamento em prática. Sem uma organização adequada, mesmo os melhores planos podem falhar.

3) Direção/coordenação: Esta função envolve a liderança e a coordenação da equipe escolar, promovendo a colaboração entre professores, funcionários e alunos para alcançar os objetivos comuns. Uma direção eficaz é crucial para manter a harmonia e o foco no trabalho educativo.

4) Avaliação: Processo contínuo que verifica se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas e identifica possíveis ajustes necessários. A avaliação permite que a escola melhore constantemente seu desempenho.

5) Controle: Embora importante, esta função está mais relacionada à garantia de que as condições previstas no planejamento sejam cumpridas, o que a diferencia das demais. Nem todas as abordagens teóricas incluem o controle como uma função constitutiva independente.

Analisando as alternativas, a opção C) 1, 2, 3 e 4 é a correta, pois abrange as quatro funções principais do processo de organização escolar: planejamento, organização, direção/coordenação e avaliação. O controle, mencionado na função 5, não é considerado por todos os teóricos como uma função constitutiva autônoma, sendo muitas vezes incorporado às demais etapas.

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