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A História da África e dos Africanos; a luta dos negros e dos índios no Brasil; a cultura negra e indígena brasileira; o índio e o negro na formação da sociedade e a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil são conteúdos programáticos de estudo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, portanto, segundo a Lei n.º 11.645/2008, art. 26, deverão constar no currículo dos estabelecimentos

A História da África e dos Africanos; a luta dos negros e dos índios no Brasil; a cultura negra e indígena brasileira; o índio e o negro na formação da sociedade e a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil são conteúdos programáticos de estudo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, portanto, segundo a Lei n.º 11.645/2008, art. 26, deverão constar no currículo dos estabelecimentos

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Lei nº 11.645/2008 representa um marco importante na educação brasileira ao incluir no currículo escolar o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Essa legislação visa não apenas preencher lacunas históricas, mas também promover o reconhecimento e valorização das contribuições dos povos negro e indígena na formação da sociedade brasileira.

O texto apresentado destaca os principais conteúdos programáticos que devem ser abordados, incluindo:

  • A história da África e dos africanos
  • A luta dos negros e indígenas no Brasil
  • A cultura negra e indígena brasileira
  • A participação desses povos na formação da sociedade
  • Suas contribuições nas áreas social, econômica e política

Quanto à abrangência da lei, conforme o art. 26, esses conteúdos devem constar nos currículos dos estabelecimentos de ensino:

dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular

Esta determinação legal busca garantir que todas as crianças e jovens, independentemente do tipo de instituição que frequentam, tenham acesso a um conhecimento mais completo e plural sobre a formação do Brasil, superando visões eurocêntricas que tradicionalmente dominaram o ensino de história.

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