A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[…] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que: I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político; II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo; III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros; IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida. São afirmações corretas:
A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[…] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que:
I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político;
II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo;
III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros;
IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.
São afirmações corretas:
- A)Apenas I e II;
- B)Apenas II e IV;
- C)Apenas III e IV;
- D)Apenas I e IV;
- E)Todas as alternativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A partir da reflexão sobre o trabalho como práxis humana, que transcende a esfera econômica e se manifesta na arte, cultura, linguagem e simbologia, podemos analisar as afirmações apresentadas. Segundo Frigotto (2012), o trabalho é um direito e dever, além de constituir um princípio formativo e educativo. Dessa perspectiva, avaliamos cada item:
I. Incorreta. O trabalho como princípio educativo não se reduz a uma técnica didática, mas está intrinsecamente ligado a uma dimensão ético-política, pois envolve valores sociais e transformação humana.
II. Incorreta. A pedagogia das competências não sustenta a concepção do trabalho como princípio educativo, pois frequentemente está associada a uma visão instrumental e fragmentada do trabalho, distanciando-se da perspectiva crítica e humanizadora.
III. Correta. A compreensão do trabalho como princípio educativo reforça a importância de socializar, desde a infância, a ideia de que o trabalho é uma atividade comum a todos, evitando a exploração e promovendo a justiça social.
IV. Correta. O trabalho como princípio educativo emerge da condição humana de ser parte da natureza e, portanto, da necessidade de criar meios de subsistência e transformar o mundo para atender às suas necessidades históricas.
Portanto, as afirmações corretas são III e IV, correspondendo à alternativa C).
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