A partir dos anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque
A partir dos anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque
- A)as disciplinas organizam menos o conhecimento do que os planos de aula interdisciplinares e integrados.
- B)a enorme quantidade de saberes acumulados pela humanidade não pode mais ser ministrada nas escolas.
- C)é impossível se conhecer tudo, mas é possível aprender como se relaciona o que se conhece.
- D)os seres humanos aprendem de forma desarticulada, sendo portanto necessário uma articulação externa.
- E)todos os seres humanos aprendem, não precisando portanto, aplicar o Princípio da Educabilidade.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A partir dos anos 90 do século passado, discute-se a necessidade de propostas globalizadoras e planejamentos interdisciplinares nos processos educativos. Essa abordagem surge como resposta às limitações do modelo tradicional de ensino fragmentado em disciplinas isoladas.
A alternativa correta é a C), pois reflete o entendimento de que, diante da impossibilidade de dominar todo o conhecimento acumulado pela humanidade, o foco da educação deve ser desenvolver a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes saberes. Essa perspectiva valoriza menos a acumulação de informações e mais a construção de conexões significativas entre os conhecimentos.
As demais alternativas apresentam problemas conceituais:
- A) Desconsidera que as disciplinas possuem sua própria organização lógica do conhecimento
- B) Ignora o papel da escola em selecionar e organizar os conhecimentos relevantes
- D) Parte de uma visão reducionista sobre como os seres humanos aprendem
- E) Confunde aprendizagem espontânea com educação formal
A interdisciplinaridade, portanto, não nega a importância das disciplinas, mas busca superar a compartimentalização excessiva do conhecimento, promovendo uma visão mais integrada da realidade.
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