A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.
Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, o item em análise aborda a concepção produtivista e sua relação com a educação brasileira. Segundo essa perspectiva, a educação deixa de ser vista apenas como um bem de consumo e passa a ser compreendida como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, assumindo características de um bem de produção tanto em sua dimensão externa (impacto na sociedade e na economia) quanto interna (processos formativos e organizacionais dentro das instituições de ensino).
Essa visão reflete uma mudança paradigmática, na qual a educação é valorizada não apenas por seu aspecto formativo ou cultural, mas também por seu potencial de gerar crescimento econômico e competitividade. A concepção produtivista alinha-se, portanto, às demandas de um mercado cada vez mais globalizado e tecnológico, onde o conhecimento e a qualificação tornam-se fatores produtivos essenciais.
Diante disso, a afirmação apresentada está correta (C), pois a educação, na perspectiva produtivista, é efetivamente entendida como um bem de produção, contribuindo para o desenvolvimento econômico em suas múltiplas dimensões.
Deixe um comentário