Como uma das formas de propiciar uma reforma democrática e emancipatória no século XXI, Santos (2004) propõe a reconquista da legitimidade da universidade. Incluída nesta reconquista está a relação entre universidade e escola pública. Nesta discussão, o tema predominante refere-se ao saber pedagógico que envolve três subitens. São eles:
Como uma das formas de propiciar uma reforma democrática e emancipatória no século XXI, Santos (2004) propõe a reconquista da legitimidade da universidade. Incluída nesta reconquista está a relação entre universidade e escola pública. Nesta discussão, o tema predominante refere-se ao saber pedagógico que envolve três subitens. São eles:
- A)produção/difusão do saber pedagógico / pesquisa ação / formação de docentes de educação infantil.
- B)pesquisa ação / pesquisa educacional / formação de docentes de ensino médio.
- C)produção/difusão do saber pedagógico / pesquisa educacional / formação de docentes de escola pública.
- D)formação de docentes de educação infantil / formação de docentes do ensino fundamental / formação de docentes do ensino médio.
- E)formação de docentes do ensino básico / formação de gestores do ensino básico / formação de técnicos-administrativos do ensino básico.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto das reformas democráticas e emancipatórias para o século XXI, Boaventura de Sousa Santos (2004) destaca a necessidade de reconquistar a legitimidade da universidade, especialmente no que diz respeito à sua relação com a escola pública. Essa discussão coloca em evidência o saber pedagógico como eixo central, abrangendo três dimensões fundamentais para a transformação educacional.
O saber pedagógico, conforme apontado no texto, envolve três subitens interligados: a produção e difusão do saber pedagógico, a pesquisa educacional e a formação de docentes para a escola pública. Esses elementos são essenciais para fortalecer a conexão entre a universidade e a educação básica, promovendo uma prática educativa mais crítica e contextualizada.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C, pois sintetiza de forma abrangente as três dimensões necessárias para a reconquista da legitimidade universitária no campo da educação: a geração e circulação de conhecimentos pedagógicos (produção/difusão), a investigação comprometida com a realidade escolar (pesquisa educacional) e o preparo de professores capazes de atuar nas escolas públicas (formação docente).
As outras alternativas, embora abordem aspectos relevantes da formação docente e da pesquisa, não contemplam de forma integrada os três pilares do saber pedagógico propostos por Santos. A ênfase na escola pública, presente na alternativa C, reforça o compromisso social da universidade com a democratização do conhecimento e a melhoria da educação básica.
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