Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional. D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro. A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros.

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros.





Resposta:

A alternativa correta é C)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representa um marco fundamental no pensamento educacional brasileiro. Como aponta Dermeval Saviani em sua obra O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro, o documento surgiu como coroamento de um processo iniciado com a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE) em 1924, direcionando-se tanto ao povo quanto ao governo com o objetivo de promover a reconstrução social por meio da transformação educacional.

Um dos princípios centrais do Manifesto era a defesa de uma escola pública, laica, gratuita, obrigatória e única para todos. Essa concepção revolucionária para a época buscava romper com as estruturas excludentes do sistema educacional brasileiro, propondo uma educação democrática e igualitária como base para o desenvolvimento nacional.

Portanto, a afirmação de que "A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros" está correta, conforme demonstra a análise histórica e o conteúdo do próprio documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *