Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional. D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro. A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.
Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.
D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.
A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representou um marco no pensamento educacional brasileiro, consolidando ideias que vinham sendo discutidas desde a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE) em 1924. Esse documento, dirigido ao povo e ao governo, defendia a reconstrução social por meio da reforma educacional, refletindo os princípios da Escola Nova.
Entre as principais características da proposta da Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira e outros educadores, estava a centralidade do aluno no processo educativo. Essa abordagem valorizava a conexão entre os saberes escolares e a vida cotidiana, privilegiando a experiência prática, a investigação e a reflexão crítica como elementos fundamentais para a aprendizagem.
Portanto, a afirmação de que esses aspectos faziam parte da filosofia subjacente à proposta da Escola Nova está correta, conforme demonstra o contexto histórico e as ideias pedagógicas defendidas pelos pioneiros do movimento.
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