Entre a década de 1980 até meados da década de 1990, as universidades privadas sem fins lucrativos para sua sobrevivência buscavam a expansão pela mercadorização. Após essa fase de expansão nacional, no final da década de 1990 emergiu com grande pujança o mercado transnacional da educação superior e universitária, o qual é percebido como solução global dos problemas de educação por parte: I do Banco Mundial. II da Organização Mundial de Comércio. III do Conselho de Especialistas em Educação do Senado. IV do Ministério da Educação e Cultura. V da UNESCO. Dos itens acima:
Entre a década de 1980 até meados da década de 1990, as universidades privadas sem fins lucrativos para sua sobrevivência buscavam a expansão pela mercadorização. Após essa fase de expansão nacional, no final da década de 1990 emergiu com grande pujança o mercado transnacional da educação superior e universitária, o qual é percebido como solução global dos problemas de educação por parte:
I do Banco Mundial.
II da Organização Mundial de Comércio.
III do Conselho de Especialistas em Educação do Senado.
IV do Ministério da Educação e Cultura.
V da UNESCO.
Dos itens acima:
- A)somente I, II e III estão corretos.
- B)somente I e II estão corretos.
- C)todos estão corretos.
- D)somente II, III e V estão corretos.
- E)somente II, III e IV estão corretos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Entre a década de 1980 até meados da década de 1990, as universidades privadas sem fins lucrativos enfrentaram o desafio de garantir sua sobrevivência por meio da expansão e mercadorização. Esse período marcou uma fase de crescimento nacional, seguido pelo surgimento de um mercado transnacional de educação superior no final dos anos 1990, impulsionado por entidades que enxergavam nesse modelo uma solução global para os problemas educacionais.
De acordo com o texto, as instituições que defendiam essa perspectiva eram:
- I o Banco Mundial, que historicamente promove políticas de privatização e mercantilização da educação como parte de suas diretrizes econômicas.
- II a Organização Mundial de Comércio, que incluiu a educação como um serviço passível de liberalização e comércio internacional.
As demais opções apresentadas não correspondem às principais entidades citadas no contexto da globalização da educação superior:
- III O Conselho de Especialistas em Educação do Senado não é mencionado como um ator relevante nesse cenário transnacional.
- IV O Ministério da Educação e Cultura atua em âmbito nacional, não sendo um protagonista na defesa do mercado globalizado de educação.
- V A UNESCO, embora seja uma organização internacional, tem uma abordagem mais crítica em relação à mercantilização da educação.
Portanto, a alternativa correta é B) somente I e II estão corretos, pois apenas o Banco Mundial e a Organização Mundial de Comércio são identificados como os principais defensores da educação superior como um mercado transnacional.
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