Na década de 30, ganhava força entre intelectuais e políticos a idéia de que a educação era indispensável à modernização do Brasil. Entre os movimentos da época, destaca-se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. Sobre o manifesto, é CORRETO afirmar:
Na década de 30, ganhava força entre intelectuais e políticos a idéia de que a educação era indispensável à modernização do Brasil. Entre os movimentos da época, destaca-se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. Sobre o manifesto, é CORRETO afirmar:
- A)Seus signatários eram contrários à laicização do ensino.
- B)O primeiro plano nacional de educação do Brasil, implementado em 1934, opunha-se ao manifesto.
- C)Defendia uma educação acadêmica tradicional, baseada nos princípios cristãos.
- D)Inspirado nos ideais da Escola Nova, considerava dever do Estado tornar a educação obrigatória, pública, gratuita e leiga.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, foi um marco no debate educacional brasileiro. Escrito por intelectuais e educadores influentes, como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, o documento refletia as aspirações de modernização do país por meio da educação.
A alternativa correta é a D), pois o manifesto defendia princípios alinhados ao movimento da Escola Nova, que pregava uma educação democrática, científica e laica. Entre suas principais propostas estava a ideia de que o Estado deveria garantir educação obrigatória, pública, gratuita e leiga para todos os cidadãos.
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A) O manifesto defendia justamente a laicização do ensino, opondo-se ao controle religioso sobre a educação.
- B) O primeiro plano nacional de educação (1934) foi influenciado pelo manifesto, não se opunha a ele.
- C) O documento propunha uma educação renovada, baseada em métodos científicos, não na tradição acadêmica cristã.
O manifesto representou uma importante crítica ao sistema educacional elitista e fragmentado da Primeira República, estabelecendo as bases para muitas das reformas educacionais que viriam nas décadas seguintes.
Deixe um comentário