Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante aditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreendealgunas reformas do ensino, regulamentadas por diversosdecretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados LeisOrgânicas de Ensino.Maria Lúcia Aranha. História da educação. SãoPaulo: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir. Para muitos historiadores da educação, a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário.

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.





Para muitos historiadores da educação, a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na vigência do Estado Novo (1937-1945), período marcado pela ditadura de Getúlio Vargas, o Ministro da Educação Gustavo Capanema promoveu uma série de reformas educacionais. Essas mudanças foram formalizadas por meio de decretos-leis assinados entre 1942 e 1946, conhecidos como Leis Orgânicas do Ensino. O objetivo era reorganizar a estrutura educacional brasileira, abrangendo desde o ensino primário até o superior.

De acordo com o texto de Maria Lúcia Aranha em História da Educação, muitas análises históricas apontam que a reforma do ensino secundário, em particular, não representou uma ruptura com o modelo tradicional. Pelo contrário, acentuou características já consolidadas, como o caráter elitista e propedêutico, voltado principalmente para a preparação de uma pequena parcela da população para o ensino superior.

Portanto, a afirmação de que "a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário" está correta (C). As Leis Orgânicas do Ensino, apesar de modernizarem aspectos administrativos e curriculares, mantiveram a estrutura excludente e pouco democrática que já caracterizava a educação brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *