Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil,praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideaisda eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo dagramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, aexpressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica econvincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na Ratio Studiorum, previam-se castigos e admoestações, como as punições físicas que deveriam ser aplicadas pelos mestres.

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil,
praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais
da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da
gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a
expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e
convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.








Na Ratio Studiorum, previam-se castigos e admoestações, como as punições físicas que deveriam ser aplicadas pelos mestres.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Os jesuítas desempenharam um papel fundamental na educação no Brasil colonial, trazendo consigo os princípios pedagógicos da Ratio Studiorum, o método educacional desenvolvido pela Companhia de Jesus. Esse sistema priorizava a formação humanista, baseada na eloquência, na gramática e na retórica, alinhando-se aos ideais da Contrarreforma.

No entanto, é importante esclarecer que a Ratio Studiorum não incentivava explicitamente punições físicas como método disciplinar. Embora a disciplina fosse rigorosa e incluísse admoestações, o uso de castigos corporais não era uma prática endossada oficialmente pelo documento. A pedagogia jesuítica valorizava mais a correção moral e o incentivo ao bom comportamento por meio da orientação e do exemplo, em vez da violência física.

Portanto, a afirmação de que a Ratio Studiorum previa castigos físicos como parte de seu método pedagógico é incorreta. O gabarito correto é E) ERRADO, pois a abordagem jesuítica buscava equilibrar disciplina e formação integral, sem depender de práticas violentas como meio de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *