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Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 91

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.







Entre esses decretos-leis estão aqueles que criaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Na vigência do Estado Novo (1937-1945), período marcado pela ditadura de Getúlio Vargas, o Ministro da Educação Gustavo Capanema promoveu uma série de reformas educacionais. Essas reformas foram formalizadas por meio de decretos-leis, assinados entre 1942 e 1946, conhecidos como Leis Orgânicas do Ensino. Entre as principais medidas implementadas estavam a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituições voltadas para a formação profissional.

De acordo com a afirmação apresentada, é correto afirmar que os decretos-leis do período incluíram a criação dessas duas entidades. Portanto, a alternativa C) CERTO está correta, conforme indicado no gabarito.

Questão 92

Com referência aos princípios que sustentam a educação
comparada, julgue os próximos itens.




A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, é importante analisar a relação entre essa disciplina e a história da educação. Ambas as áreas possuem conexões significativas, tanto em termos de abordagem metodológica quanto no estudo dos fenômenos educacionais ao longo do tempo e em diferentes contextos.

A história da educação busca compreender a evolução das práticas, teorias e instituições educacionais, enquanto a educação comparada examina sistemas e políticas educacionais em diferentes sociedades, identificando semelhanças e diferenças. Ambas utilizam métodos como análise documental, estudos de caso e abordagens qualitativas para investigar seus objetos de estudo.

Portanto, a afirmação de que "A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos" está correta, conforme indicado pelo gabarito (C).

Questão 93

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Análise sobre a afirmação acerca de John Dewey e a educação libertária

A afirmação de que "A luta de John Dewey contra o analfabetismo tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária" está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E). Embora John Dewey tenha sido um importante filósofo e educador, sua abordagem estava mais alinhada ao pragmatismo e à educação progressiva, que enfatizava a aprendizagem pela experiência e a integração da escola com a vida social.

A educação libertária, por outro lado, está associada a correntes pedagógicas mais radicais, como as propostas de Paulo Freire ou de autores anarquistas, que defendem a completa autonomia do estudante e a ruptura com estruturas hierárquicas tradicionais. Dewey, apesar de crítico do ensino tradicional, não se enquadra nessa perspectiva, pois sua visão ainda mantinha um papel central para a escola como instituição formadora.

Portanto, a associação direta entre Dewey e a educação libertária é equivocada, justificando a marcação da alternativa como ERRADO.

Questão 94

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

Antonio Gramsci propôs o estabelecimento da escola unitária, também denominada escola única, como alternativa à escola tradicional, caracterizada pela divisão do ensino em clássico e profissional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 95

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

O sistema educacional idealizado por Auguste Comte tem origem na lei dos três estados, que faz referência a estados da região Sul, considerados os de maior desenvolvimento educacional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 96

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A concepção tecnicista de educação introduziu, no âmbito educacional, conceitos como o de produtividade e o de eficiência.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.

A concepção tecnicista de educação introduziu, no âmbito educacional, conceitos como o de produtividade e o de eficiência.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 97

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi

  • A)o Provão, criando critérios para avaliação do Ensino Superior e estimulando sua melhoria.
  • B)o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), instrumento crucial para garantir eqüidade no acesso à escola.
  • C)a reforma do próprio ministério, construindo estrutura adequada para o gerenciamento das ações posteriores.
  • D)a tomada de financiamentos obtidos junto ao Banco Mundial e ao BID e o sucesso na aplicação e na prestação de contas desses recursos.
  • E)a reorganização e revitalização do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
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A alternativa correta é B)

No contexto da análise histórica das políticas educacionais brasileiras, o período entre 1995 e 2002, sob a gestão de Paulo Renato Souza no Ministério da Educação, destaca-se por iniciativas significativas. Entre as alternativas apresentadas, a resposta correta aponta para o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) como a ação mais relevante desse período.

O FUNDEF representou um marco na educação brasileira ao estabelecer um mecanismo de redistribuição de recursos financeiros vinculados ao ensino fundamental, garantindo maior equidade no acesso à educação básica em todo o país. Sua implementação trouxe impactos concretos:

  • Redistribuição de verbas entre estados e municípios
  • Valorização do magistério através da destinação mínima de 60% dos recursos para remuneração docente
  • Ampliação do acesso à educação fundamental
  • Redução das desigualdades regionais no financiamento educacional

Embora outras iniciativas como o Provão (A), a reforma ministerial (C), os financiamentos internacionais (D) e a reestruturação do INEP (E) tenham tido seu mérito, o FUNDEF se destacou por criar um mecanismo permanente de financiamento que transformou a realidade educacional brasileira, especialmente nas regiões mais carentes do país.

Esta política demonstrou como a combinação de mecanismos financeiros inteligentes com foco na equidade pode produzir resultados duradouros no sistema educacional, justificando sua escolha como a iniciativa mais importante desse período.

Questão 98

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.

Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Julgue os itens subsequentes quanto aos mecanismos de participação.

Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

1 8 9 10