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Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 11

A História mostra que a educação profissional e tecnológica no Brasil passou por inúmeras transformações desde a colônia. Mas foi no período republicano que ela ganhou maiores contornos. Foi também, já no século XX, em 1941, que o ensino profissional passou a ser considerado de

  • A)nível básico com a Lei 5692/78.
  • B)nível profissional com a Lei 9394/96.
  • C)nível superior com a Reforma Francisco Campos.
  • D)nível fundamental com a Lei 9394/96.
  • E)nível médio com a Reforma Capanema.
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A alternativa correta é E)

A educação profissional e tecnológica no Brasil possui uma trajetória marcada por diversas mudanças ao longo dos séculos. Desde o período colonial, passando pelo Império, até a consolidação da República, esse tipo de ensino foi ganhando forma e importância. No entanto, foi no século XX, mais precisamente em 1941, durante o governo de Getúlio Vargas, que o ensino profissionalizante alcançou um novo patamar com a Reforma Capanema.

Essa reforma, conduzida pelo então ministro Gustavo Capanema, estabeleceu que o ensino profissional passasse a ser considerado de nível médio, integrando-se ao sistema educacional brasileiro de forma mais estruturada. Essa medida foi fundamental para consolidar a educação técnica no país, oferecendo aos jovens uma formação que combinava conhecimentos teóricos e práticos, preparando-os para o mercado de trabalho.

As outras alternativas apresentadas referem-se a leis e reformas posteriores, que trouxeram novas mudanças, mas não correspondem ao marco histórico de 1941. Portanto, a resposta correta é a alternativa E) nível médio com a Reforma Capanema, que representa um divisor de águas na história da educação profissional brasileira.

Questão 12

Conforme os parâmetros que norteiam os institutos federa is de educação, na elaboração de um projeto de ensino, pesquisa ou extensão, deve-se observar que

  • A)as dimensões devem ser separadas, pois docência, investigação e trabalho com a comunidade se contradizem ao serem inseridas no mesmo projeto.
  • B)o projeto deve ser fundamentado teórica e metodologicamente, tendo como parâmetro o projeto pedagógico da instituição.
  • C)a pesquisa é o projeto mais importante a ser desenvolvido, sendo os demais formalmente a ela subordinados.
  • D)as ações de extensão são importantes fontes de recursos para a instituição e devem ser incentivadas como via de autonomia institucional.
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A alternativa correta é B)

Conforme os parâmetros que norteiam os institutos federais de educação, a elaboração de um projeto de ensino, pesquisa ou extensão deve seguir diretrizes claras e alinhadas com os princípios educacionais. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois destaca a necessidade de um embasamento teórico e metodológico, além da consonância com o projeto pedagógico da instituição.

Essa abordagem garante que o projeto não seja desenvolvido de forma isolada, mas sim integrado aos objetivos e valores da instituição. A separação das dimensões de docência, investigação e extensão, como sugerido na alternativa A), é equivocada, uma vez que essas áreas devem se complementar para promover uma educação integral. Da mesma forma, a ideia de que a pesquisa é superior às demais atividades, conforme a alternativa C), desconsidera a importância do equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão.

Por fim, a alternativa D) reduz a extensão a uma mera fonte de recursos, ignorando seu papel fundamental na interação entre a instituição e a sociedade. Portanto, a resposta correta é B), pois reflete a necessidade de um projeto bem fundamentado e alinhado com a missão institucional.

Questão 13

Analise as afirmações a seguir.

I. No século XIII os colégios eram asilos para estudantes pobres, fundados por doadores; não se ensinava nos colégios.
II. A partir do século XV os colégios tornaram-se institutos de ensino em que uma população numerosa foi submetida a uma hierarquia autoritária e passou a ser ensinada no local.
III. Finalmente, todo o ensino das artes passou a ser ministrado nos colégios, que forneceriam o modelo das grandes instituições escolares do século XV ao XVII, os colégios dos jesuítas, os colégios dos doutrinários e os colégios dos oratorianos.
IV. O estabelecimento definitivo de uma regra de disciplina completou a evolução que conduziu da escola medieval, simples sala de aula, ao colégio moderno, instituição complexa, não apenas de ensino, mas de vigilância e enquadramento da juventude.
V. Nos séculos XV e XVI o colégio modificou e ampliou seu recrutamento; era composto por uma minoria de clérigos letrados e se abriu a um número crescente de leigos, nobres e burgueses, mas também às famílias mais populares.

São corretas as afirmações contidas em

  • A)I, II e III, apenas.
  • B)II, III e IV, apenas.
  • C)III, IV e V, apenas.
  • D)I, II, III e V, apenas.
  • E)I, II, III, IV e V.
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A alternativa correta é E)

Analise as afirmações a seguir.

I. No século XIII os colégios eram asilos para estudantes pobres, fundados por doadores; não se ensinava nos colégios.

II. A partir do século XV os colégios tornaram-se institutos de ensino em que uma população numerosa foi submetida a uma hierarquia autoritária e passou a ser ensinada no local.

III. Finalmente, todo o ensino das artes passou a ser ministrado nos colégios, que forneceriam o modelo das grandes instituições escolares do século XV ao XVII, os colégios dos jesuítas, os colégios dos doutrinários e os colégios dos oratorianos.

IV. O estabelecimento definitivo de uma regra de disciplina completou a evolução que conduziu da escola medieval, simples sala de aula, ao colégio moderno, instituição complexa, não apenas de ensino, mas de vigilância e enquadramento da juventude.

V. Nos séculos XV e XVI o colégio modificou e ampliou seu recrutamento; era composto por uma minoria de clérigos letrados e se abriu a um número crescente de leigos, nobres e burgueses, mas também às famílias mais populares.

São corretas as afirmações contidas em:

  • A) I, II e III, apenas.
  • B) II, III e IV, apenas.
  • C) III, IV e V, apenas.
  • D) I, II, III e V, apenas.
  • E) I, II, III, IV e V.

O gabarito correto é E).

Questão 14

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A)Já no século XVIII não convinha ao homem adulto se acomodar à leviandade da infância; era preciso antes conhecê-la melhor para corrigi-la.
  • B)As pessoas se preocupavam muito com as crianças, consideradas testemunhos da inocência batismal, semelhantes aos anjos e próximas de Cristo, que as havia amado.
  • C)O interesse pelas crianças impunha que se desenvolvesse nelas uma razão ainda frágil e que se fizesse delas homens racionais e cristãos.
  • D)O tom para tratá-las, às vezes era austero e a ênfase recaía sobre a severidade, por oposição ao relaxamento e às facilidades dos costumes; havia também humor e uma ternura declarada.
  • E)Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.
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A alternativa correta é E)

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A) Já no século XVIII não convinha ao homem adulto se acomodar à leviandade da infância; era preciso antes conhecê-la melhor para corrigi-la.
  • B) As pessoas se preocupavam muito com as crianças, consideradas testemunhos da inocência batismal, semelhantes aos anjos e próximas de Cristo, que as havia amado.
  • C) O interesse pelas crianças impunha que se desenvolvesse nelas uma razão ainda frágil e que se fizesse delas homens racionais e cristãos.
  • D) O tom para tratá-las, às vezes era austero e a ênfase recaía sobre a severidade, por oposição ao relaxamento e às facilidades dos costumes; havia também humor e uma ternura declarada.
  • E) Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

O gabarito correto é E).

Questão 15

É incorreto afirmar que,

  • A)no fim do século XVI e XVII, algumas pessoas rabugentas consideraram insuportável a atenção que se dispensava às crianças.
  • B)nos séculos XVI e XVII não se considerava desejável que as crianças se misturassem aos adultos, especialmente na mesa – sem dúvida porque essa mistura permitia que fossem mimadas e se tornassem mal-educadas.
  • C)no fim do século XVII, a “paparicação” limitava-se apenas às pessoas bem nascidas e não era denunciada entre o povo.
  • D)as crianças dos pobres eram especialmente mal- educadas, pois “só fazem o que querem, sem que os pais se importem, (mas não por negligência), chegando mesmo a ser idolatradas: o que as crianças querem, os pais também querem”.
  • E)a educação do século XX foi inspirada nos moralistas e educadores do século XVII que afirmam que o apego à infância e à sua particularidade não se exprimia mais através da distração e da brincadeira, mas através do interesse psicológico e da preocupação moral.
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A alternativa correta é C)

É incorreto afirmar que:

  • A) No fim do século XVI e XVII, algumas pessoas rabugentas consideraram insuportável a atenção que se dispensava às crianças.
  • B) Nos séculos XVI e XVII não se considerava desejável que as crianças se misturassem aos adultos, especialmente na mesa – sem dúvida porque essa mistura permitia que fossem mimadas e se tornassem mal-educadas.
  • C) No fim do século XVII, a “paparicação” limitava-se apenas às pessoas bem nascidas e não era denunciada entre o povo. (Resposta correta)
  • D) As crianças dos pobres eram especialmente mal-educadas, pois “só fazem o que querem, sem que os pais se importem, (mas não por negligência), chegando mesmo a ser idolatradas: o que as crianças querem, os pais também querem”.
  • E) A educação do século XX foi inspirada nos moralistas e educadores do século XVII que afirmam que o apego à infância e à sua particularidade não se exprimia mais através da distração e da brincadeira, mas através do interesse psicológico e da preocupação moral.

Questão 16

Assinale a alternativa falsa.

  • A)Na sociedade medieval, o sentimento da infância não existia, o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas.
  • B)O sentimento da infância significa o mesmo que afeição pelas crianças; não corresponde à consciência da particularidade infantil que distingue a criança do adulto, mesmo jovem.
  • C)O sentimento da particularidade infantil não existia na Idade Média, por isso, assim que a criança tinha condições de viver sem a solicitude constante de sua mãe ou de sua ama, ela ingressava na sociedade dos adultos e não se distinguia mais destes.
  • D)A sociedade de adultos da Idade Média, hoje em dia, nos parece pueril por uma questão de idade mental, mas também por sua questão de idade física, pois ela era composta, em parte de crianças e de jovens de pouca idade.
  • E)Persistia, no século XVII, uma mentalidade muito antiga, pois a criança, muito pequenina, demasiado frágil ainda para se misturar à vida dos adultos, não “contava”.
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A alternativa correta é B)

Assinale a alternativa falsa.

  • A) Na sociedade medieval, o sentimento da infância não existia, o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas.
  • B) O sentimento da infância significa o mesmo que afeição pelas crianças; não corresponde à consciência da particularidade infantil que distingue a criança do adulto, mesmo jovem.
  • C) O sentimento da particularidade infantil não existia na Idade Média, por isso, assim que a criança tinha condições de viver sem a solicitude constante de sua mãe ou de sua ama, ela ingressava na sociedade dos adultos e não se distinguia mais destes.
  • D) A sociedade de adultos da Idade Média, hoje em dia, nos parece pueril por uma questão de idade mental, mas também por sua questão de idade física, pois ela era composta, em parte, de crianças e de jovens de pouca idade.
  • E) Persistia, no século XVII, uma mentalidade muito antiga, pois a criança, muito pequenina, demasiado frágil ainda para se misturar à vida dos adultos, não "contava".

O gabarito correto é B).

Questão 17

Segundo a LDB/96, as universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de cultivo do saber humano. Sobre essas instituições afirma-se:

I Nas universidades, pelo menos 50% do corpo docente deve ter regime de tempo integral.
II Não é facultada a criação de universidades especializadas por campo de saber.
III Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada colegiado e comissão.
IV As universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos.

Das afirmações, estão corretas






  • A)III e IV.
  • B)II e III
  • C)I e IV
  • D)I e II
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A alternativa correta é A)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), as universidades são instituições pluridisciplinares responsáveis pela formação de profissionais de nível superior, além de desempenharem um papel fundamental na pesquisa, extensão e no cultivo do conhecimento humano. Analisando as afirmações apresentadas sobre essas instituições, é possível identificar quais estão corretas com base na legislação vigente.

A afirmação I indica que pelo menos 50% do corpo docente das universidades deve ter regime de tempo integral. No entanto, a LDB/96 não estabelece esse percentual como obrigatório, deixando a critério de cada instituição a definição de sua estrutura docente. Portanto, essa afirmação está incorreta.

A afirmação II afirma que não é permitida a criação de universidades especializadas por campo de saber. Contudo, a LDB/96 não proíbe esse tipo de instituição, permitindo que universidades possam se organizar de forma pluridisciplinar ou especializada. Dessa forma, essa afirmação também está incorreta.

A afirmação III menciona que, em qualquer caso, os docentes devem ocupar 70% dos assentos em colegiados e comissões. Essa determinação está prevista no Artigo 56 da LDB/96, que garante a participação majoritária dos professores nos órgãos colegiados das universidades. Portanto, essa afirmação está correta.

Por fim, a afirmação IV destaca que as universidades podem oferecer cursos sequenciais por campo de saber, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos. Essa possibilidade está prevista na LDB/96, que permite a oferta de cursos de diferentes níveis de abrangência. Logo, essa afirmação também está correta.

Diante disso, as afirmações corretas são III e IV, correspondendo à alternativa A).

Questão 18

Com relação à Educação Básica no contexto universitário, é CORRETO afirmar que:

  • A)o ensino básico, técnico e tecnológico está presente em todas as Instituições Federais de Ensino Superior – IFEs – por meio de creches, núcleos, colégios e escolas.
  • B)o ensino básico, técnico e tecnológico está presente na maioria das universidades federais brasileiras, atendendo à educação infantil e ao ensino fundamental.
  • C)a atividade principal das unidades de educação básica, técnica e tecnológica, ligadas às IFEs, são as atividades de ensino.
  • D)todas as unidades de educação básica vinculadas às IFEs constituem-se como escola de aplicação, atuando nos estudos e pesquisas, na formação profissional e no atendimento à comunidade universitária.
  • E)as unidades universitárias de Educação Infantil e colégios de aplicação se articulam às IFEs por meio de creches, núcleos, colégios e escolas; todas buscam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.
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A alternativa correta é E)

Com relação à Educação Básica no contexto universitário, é CORRETO afirmar que:

A alternativa E) está correta, pois as unidades universitárias de Educação Infantil e colégios de aplicação se articulam às Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) por meio de diferentes estruturas, como creches, núcleos, colégios e escolas. Essas unidades têm como objetivo integrar as três dimensões fundamentais da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

As demais alternativas apresentam imprecisões ou generalizações incorretas:

  • A) Incorreta - Nem todas as IFEs possuem estruturas para educação básica.
  • B) Incorreta - A presença do ensino básico não é maioria nas universidades federais.
  • C) Incorreta - As unidades ligadas às IFEs não se limitam apenas ao ensino.
  • D) Incorreta - Nem todas as unidades vinculadas são escolas de aplicação.

Portanto, a alternativa E) é a única que descreve corretamente a articulação e os objetivos das unidades de educação básica vinculadas às IFEs, que buscam desenvolver de forma integrada as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Questão 19

Analise o texto abaixo.

A história da educação infantil no Brasil mostra que as primeiras iniciativas voltadas à criança tiveram um caráter …………….. , cujo trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes e se voltavam contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.



  • A)formador
  • B)cognitivista
  • C)emancipador
  • D)disciplinador
  • E)higieneísta
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A alternativa correta é E)

Analise o texto abaixo.

A história da educação infantil no Brasil mostra que as primeiras iniciativas voltadas à criança tiveram um caráter higieneísta, cujo trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes e se voltavam contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A) formador
  • B) cognitivista
  • C) emancipador
  • D) disciplinador
  • E) higieneísta

O gabarito correto é E) higieneísta.

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Questão 20

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,

I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.

verifica-se que está(ão) correta(s)





  • A)II, apenas.
  • B)III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
  • E)I, II e III.
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A alternativa correta é A)

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária, verifica-se que apenas a alternativa II está correta, conforme o gabarito indicado.

A autonomia universitária é um princípio fundamental que garante às instituições de ensino superior a capacidade de autogestão em diversos aspectos. No entanto, nem todas as afirmativas apresentadas refletem corretamente esse conceito.

A afirmativa I menciona a possibilidade de autarquia dispor de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial. Embora esse seja um aspecto importante, não é um elemento que caracteriza especificamente a autonomia universitária, mas sim uma característica mais ampla das autarquias em geral.

A afirmativa II, que está correta, refere-se ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este é um dos pilares da autonomia universitária, garantindo que as atividades acadêmicas mantenham sua integridade e complementaridade.

Já a afirmativa III trata da descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado. Embora esses aspectos possam existir em algumas instituições, não são características universais ou definidoras da autonomia universitária, especialmente no que diz respeito à contratação em instituições públicas.

Portanto, a alternativa correta é a letra A) II, apenas, como indicado no gabarito.

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