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Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 21

Sobre a expedição e a validação de diplomas, dadas as afirmativas,

I. Os diplomas emitidos por IES estrangeiras devem ser revalidadas por universidades nacionais que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente ou superior; no caso de graduação esta atribuição é das Universidades públicas. Serão respeitados os acordos internacionais.
II. A revalidação de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação stritco sensu se dará por comissões nacionais de especialistas nomeadas pelo MEC.
III. Os diplomas estrangeiros serão autenticados e validados pelo Ministério das Relações Exteriores.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A)I, apenas.
  • B)II, apenas.
  • C)I e III, apenas.
  • D)II e II, apenas.
  • E)I, II e III.
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A alternativa correta é A)

Sobre a expedição e a validação de diplomas, dadas as afirmativas:

I. Os diplomas emitidos por IES estrangeiras devem ser revalidados por universidades nacionais que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente ou superior; no caso de graduação, esta atribuição é das universidades públicas. Serão respeitados os acordos internacionais.

II. A revalidação de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação stricto sensu se dará por comissões nacionais de especialistas nomeadas pelo MEC.

III. Os diplomas estrangeiros serão autenticados e validados pelo Ministério das Relações Exteriores.

Verifica-se que está(ão) correta(s):

  • A) I, apenas.
  • B) II, apenas.
  • C) I e III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III.

O gabarito correto é A) I, apenas.

Questão 22

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, o item em análise aborda a concepção produtivista e sua relação com a educação brasileira. Segundo essa perspectiva, a educação deixa de ser vista apenas como um bem de consumo e passa a ser compreendida como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, assumindo características de um bem de produção tanto em sua dimensão externa (impacto na sociedade e na economia) quanto interna (processos formativos e organizacionais dentro das instituições de ensino).

Essa visão reflete uma mudança paradigmática, na qual a educação é valorizada não apenas por seu aspecto formativo ou cultural, mas também por seu potencial de gerar crescimento econômico e competitividade. A concepção produtivista alinha-se, portanto, às demandas de um mercado cada vez mais globalizado e tecnológico, onde o conhecimento e a qualificação tornam-se fatores produtivos essenciais.

Diante disso, a afirmação apresentada está correta (C), pois a educação, na perspectiva produtivista, é efetivamente entendida como um bem de produção, contribuindo para o desenvolvimento econômico em suas múltiplas dimensões.

Questão 23

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, é importante analisar a afirmação sobre a concepção histórico-crítica e sua relação com a educação brasileira.

O item em questão afirma que a concepção histórico-crítica se caracteriza por uma visão essencialista do homem, com uma essência universal e imutável, cabendo à educação moldar a existência particular do educando a essa essência. Contudo, essa afirmação está incorreta.

A concepção histórico-crítica, desenvolvida por autores como Dermeval Saviani, não parte de uma visão essencialista do ser humano. Pelo contrário, ela compreende o homem como um ser histórico e social, cuja consciência e desenvolvimento são produtos das relações materiais e das condições concretas de existência.

Nessa perspectiva, a educação não tem como função moldar os indivíduos a uma suposta essência universal, mas sim possibilitar o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados, permitindo a compreensão crítica da realidade e a transformação social. Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO.

Essa concepção pedagógica se opõe justamente às visões essencialistas e idealistas, enfatizando o caráter dialético e transformador da educação no contexto das relações sociais concretas.

Questão 24

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, é importante analisar o contexto da educação brasileira e suas diferentes abordagens ao longo do tempo. A concepção tradicional de educação, que predominou por muitos anos, caracterizava-se por uma relação hierárquica e unidirecional entre professor e aluno, em que o conhecimento era transmitido de forma vertical.

Nessa perspectiva, a prática educativa era de fato moldada por uma teoria que estabelecia os conteúdos a serem ensinados, a forma como deveriam ser transmitidos e o papel passivo do aluno, cuja principal função era assimilar as informações repassadas pelo professor. Essa abordagem refletia uma visão de ensino centrada na autoridade do docente e na reprodução do conhecimento, sem maior espaço para questionamentos ou construção coletiva do saber.

Portanto, o item avaliado está correto ao afirmar que, na concepção tradicional, a prática pedagógica era determinada pela teoria que a orientava, definindo tanto o conteúdo quanto o método de transmissão pelo professor, assim como a assimilação esperada por parte do aluno. Essa característica marcante do modelo tradicional justifica a alternativa C) CERTO como resposta adequada.

Questão 25

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, é importante analisar a afirmação sobre a concepção libertadora e seu suposto deslocamento de uma pedagogia de inspiração filosófica para uma abordagem experimental baseada na biologia e na psicologia.

A concepção libertadora, fortemente influenciada pelo pensamento de Paulo Freire, não se fundamenta em uma transição entre esses dois eixos mencionados. Pelo contrário, ela se caracteriza por uma abordagem crítica e dialógica, centrada na conscientização e na transformação social, em oposição a modelos tradicionais ou tecnicistas de educação.

Portanto, a afirmação apresentada está incorreta, pois a pedagogia libertadora não se baseia em uma mudança de foco da lógica filosófica para a experimentação biológica e psicológica, mas sim em uma perspectiva humanista e emancipatória. O gabarito correto é E) ERRADO.

Questão 26

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Para a concepção da pedagogia de competências, é o indivíduo que tem de exercer sua capacidade de escolha para adquirir os meios que lhe permitam ser competitivo no mercado de trabalho. Além disso, o que ele pode esperar das oportunidades escolares não é o acesso ao emprego, mas a conquista da condição de empregabilidade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, analisando a afirmação sobre a pedagogia de competências, é possível afirmar que ela está correta. Essa concepção pedagógica coloca o indivíduo no centro do processo de aprendizagem, destacando a importância de sua autonomia e capacidade de escolha para adquirir habilidades que o tornem competitivo no mercado de trabalho.

De acordo com essa perspectiva, a educação não garante diretamente o acesso ao emprego, mas sim a construção da chamada "empregabilidade", ou seja, o desenvolvimento de competências que permitam ao indivíduo se adaptar às demandas do mercado e se manter relevante profissionalmente. Dessa forma, a escola assume um papel de preparar o aluno para lidar com as incertezas e transformações do mundo do trabalho, e não apenas de fornecer conhecimentos técnicos específicos.

Portanto, o item está CERTO (C), pois reflete adequadamente os princípios da pedagogia de competências, que valoriza a formação de sujeitos autônomos, capazes de gerenciar seu próprio desenvolvimento profissional e responder aos desafios de um mercado em constante mudança.

Questão 27

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representou um marco no pensamento educacional brasileiro, consolidando ideias que vinham sendo discutidas desde a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE) em 1924. Esse documento, dirigido ao povo e ao governo, defendia a reconstrução social por meio da reforma educacional, refletindo os princípios da Escola Nova.

Entre as principais características da proposta da Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira e outros educadores, estava a centralidade do aluno no processo educativo. Essa abordagem valorizava a conexão entre os saberes escolares e a vida cotidiana, privilegiando a experiência prática, a investigação e a reflexão crítica como elementos fundamentais para a aprendizagem.

Portanto, a afirmação de que esses aspectos faziam parte da filosofia subjacente à proposta da Escola Nova está correta, conforme demonstra o contexto histórico e as ideias pedagógicas defendidas pelos pioneiros do movimento.

Questão 28

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

Demandas que continuam em pauta hoje, como a construção de um sistema nacional de educação, articulando os diferentes níveis de ensino, da educação infantil à universidade, já se faziam presentes no Manifesto dos Pioneiros.





  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representou um marco no pensamento educacional brasileiro ao propor uma reconstrução social por meio da educação. Como destacado no texto, esse documento já abordava questões que permanecem relevantes na atualidade, como a necessidade de um sistema nacional de educação integrado, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.

A afirmação de que demandas como a construção de um sistema articulado de ensino já estavam presentes no Manifesto dos Pioneiros está correta (alternativa C). O documento histórico demonstrava uma visão progressista e abrangente da educação, antecipando debates que continuam atuais no cenário educacional brasileiro.

Portanto, a análise do texto e do contexto histórico confirma que o gabarito correto é C) CERTO, pois o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de fato já contemplava essas preocupações com a organização sistêmica da educação no país.

Questão 29

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido “ao povo e ao governo”, esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do “Longo Século XX” brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros.





  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, representa um marco fundamental no pensamento educacional brasileiro. Como aponta Dermeval Saviani em sua obra O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro, o documento surgiu como coroamento de um processo iniciado com a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE) em 1924, direcionando-se tanto ao povo quanto ao governo com o objetivo de promover a reconstrução social por meio da transformação educacional.

Um dos princípios centrais do Manifesto era a defesa de uma escola pública, laica, gratuita, obrigatória e única para todos. Essa concepção revolucionária para a época buscava romper com as estruturas excludentes do sistema educacional brasileiro, propondo uma educação democrática e igualitária como base para o desenvolvimento nacional.

Portanto, a afirmação de que "A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros" está correta, conforme demonstra a análise histórica e o conteúdo do próprio documento.

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Questão 30

Na escola grega o ensino do “musaico” tende a formação:

  • A)do escrever;
  • B)do reproduzir;
  • C)da práxis;
  • D)do discurso;
  • E)da dinâmica interpessoal.
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A alternativa correta é D)

Na escola grega, o ensino do "musaico" estava profundamente ligado à formação do indivíduo, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual e retórico. Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é D) do discurso, pois o objetivo central desse método de ensino era preparar os alunos para a eloquência e a argumentação, habilidades essenciais na cultura grega antiga.

A educação grega valorizava a capacidade de expressão e persuasão, elementos fundamentais para a participação na vida política e filosófica da época. O "musaico" não se limitava à mera reprodução de conhecimentos ou à prática mecânica, mas sim à construção de um pensamento crítico e articulado, capaz de se manifestar por meio do discurso.

Portanto, a resposta correta reflete a ênfase que os gregos davam à arte da palavra e à formação de cidadãos capazes de se comunicar com clareza e persuasão, consolidando assim o discurso como o eixo central desse método educativo.

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