Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 31

Os motivos para que a educação no Brasil ganhasse maior atenção da sociedade a partir de 1920 estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A)Continuidade das correntes imigratórias.
  • B)Crescente urbanização.
  • C)Surgimento das primeiras indústrias.
  • D)Início da crise cafeeira.
  • E)Universalização do direito de voto.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Os motivos para que a educação no Brasil ganhasse maior atenção da sociedade a partir de 1920 estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A) Continuidade das correntes imigratórias.
  • B) Crescente urbanização.
  • C) Surgimento das primeiras indústrias.
  • D) Início da crise cafeeira.
  • E) Universalização do direito de voto.

O gabarito correto é E) Universalização do direito de voto.

Questão 32

Sobre a Reforma Capanema implementada no Brasil no período de 1942-1946, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Para o Ensino Secundário instituiu o curso ginasial composto por duas séries.
( ) Para o Ensino Profissionalizante instituiu quatro modalidades: Industrial, Comercial, Agrícola e Normal.
( ) Para o Ensino Primário instituiu o curso de quatro anos complementado com um ano preparatório para o exame de admissão.

As afirmativas são, respectivamente,





  • A)F, V e F.
  • B)F, V e V.
  • C)V, F e F.
  • D)V, V e F.
  • E)F, F e V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Sobre a Reforma Capanema, implementada no Brasil entre 1942 e 1946, é importante analisar as afirmativas apresentadas para compreender seu impacto na estrutura educacional da época.

A primeira afirmativa menciona que o Ensino Secundário foi organizado em um curso ginasial composto por duas séries. Essa informação é falsa (F), pois a Reforma Capanema estabeleceu o curso ginasial com quatro séries, não duas. Esse período correspondia à primeira etapa do secundário, seguido pelo colegial, que durava mais três anos.

A segunda afirmativa destaca que o Ensino Profissionalizante foi dividido em quatro modalidades: Industrial, Comercial, Agrícola e Normal. Essa afirmação é verdadeira (V), pois a reforma realmente estruturou o ensino técnico nessas quatro áreas, buscando formar mão de obra qualificada para atender às demandas do desenvolvimento nacional.

Por fim, a terceira afirmativa diz que o Ensino Primário foi organizado em um curso de quatro anos, complementado por um ano preparatório para o exame de admissão. Essa informação é verdadeira (V), já que a reforma manteve o primário de quatro anos e incluiu um ano adicional de preparação para o exame que dava acesso ao ensino secundário.

Portanto, a sequência correta das respostas é F, V e V, correspondente à alternativa B).

Questão 33

Com relação à educação brasileira no período colonial, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação não tinha grande significado para a maior parte da população, pois a economia era fundada na monocultura e no trabalho escravo.
II. A oferta educacional era possível por causa dos jesuítas que vieram para o Brasil.
III.O direito à educação era reservado aos donos de terras e aos senhores de engenho, bem como para as mulheres.

Assinale:





  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C)se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Com relação à educação brasileira no período colonial, é importante analisar as afirmativas apresentadas para compreender o contexto histórico e social da época.

A afirmativa I está correta, pois a educação não era prioridade para a maior parte da população colonial, uma vez que a economia se baseava na monocultura e no trabalho escravo. A mão de obra escravizada era mantida à margem do processo educacional, e a elite agrária não via necessidade de ampliar o acesso à educação.

A afirmativa II também está correta, pois os jesuítas desempenharam um papel fundamental na oferta educacional no Brasil colonial. Eles estabeleceram escolas e missões com o objetivo de catequizar os indígenas e, em menor escala, educar os filhos da elite colonial.

Já a afirmativa III está incorreta, pois o direito à educação, embora restrito, não era exclusivo dos donos de terras e senhores de engenho, nem se estendia às mulheres de forma igualitária. A educação feminina era limitada e voltada principalmente para os preceitos religiosos e domésticos.

Portanto, a alternativa correta é D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas, já que a III não reflete com precisão a realidade educacional do período colonial brasileiro.

Questão 34

Segundo M.Fouc ault ( 1995) e analis tas institucionais, a escola tem como inspiração a figura do:

  • A)teatro grego.
  • B)caleidoscópico.
  • C)panóptico
  • D)espelho.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Segundo Michel Foucault (1995) e os analistas institucionais, a escola é frequentemente associada a uma figura específica que reflete seu funcionamento e estrutura. Entre as opções apresentadas, a resposta correta é:

  • D) Espelho

Essa analogia sugere que a escola age como um espelho da sociedade, reproduzindo suas normas, hierarquias e valores. Foucault e os teóricos institucionais destacam que a instituição escolar não apenas transmite conhecimento, mas também reflete e reforça as dinâmicas de poder e controle presentes no contexto social mais amplo.

Questão 35

Conforme os estudos de Philippe Ariès sobre a concepção de infância na Idade Média, é CORRETO afirmar:

  • A)Havia preocupação com a proteção integral e o desenvolvimento das crianças conforme as particularidades dessa faixa etária.
  • B)As crianças possuíam vestimentas próprias e brinquedos e brincadeiras adequadas à sua idade.
  • C)O sentimento de infância começou a desaparecer, pois estas tiveram que abandonar suas brincadeiras para ingressarem no mundo adulto.
  • D)A infância não era uma categoria socialmente reconhecida, pois as crianças se confundiam com as demais pessoas nas tarefas adultas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Conforme os estudos de Philippe Ariès sobre a concepção de infância na Idade Média, é CORRETO afirmar:

  • A) Havia preocupação com a proteção integral e o desenvolvimento das crianças conforme as particularidades dessa faixa etária.
  • B) As crianças possuíam vestimentas próprias e brinquedos e brincadeiras adequadas à sua idade.
  • C) O sentimento de infância começou a desaparecer, pois estas tiveram que abandonar suas brincadeiras para ingressarem no mundo adulto.
  • D) A infância não era uma categoria socialmente reconhecida, pois as crianças se confundiam com as demais pessoas nas tarefas adultas.

O gabarito correto é D).

Questão 36

Considerando que o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens a seguir:

I. De acordo com a bibliografia específica à temática, embora reconhecidas as dificuldades de classificação, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: uma composta pelas concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática, e outra tendência que, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática. As diversas modalidades da Pedagogia Tradicional, situadas na vertente religiosa ou na leiga, destacam-se por subordinar a teoria à prática, ao passo que a Pedagogia Nova prioriza a teoria.

II. As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, bem como a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller, desembocavam sempre em uma teoria do ensino. Pautando-se pela centralidade da instrução pensavam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados segundo uma gradação lógica, cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos. Nesse contexto a prática era determinada pela teoria que a moldava, fornecendo-lhe tanto o conteúdo como a forma de transmissão. Essa tendência atinge seu ponto mais avançado na segunda metade do século XIX, com o método de ensino intuitivo.

III. As correntes renovadoras, desde seus precursores, como Rousseau, Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam em teorias da aprendizagem. Contudo, não há centralidade na figura do educando, tampouco referências à interação entre alunos e destes com o professor. Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca- se do aspecto psicológico para o lógico, dos processos de aprendizagem aos conteúdos cognitivos, do aluno para o professor, do esforço para o interesse, da qualidade para a quantidade. Tais pedagogias configuram-se como uma teoria da educação que estabelece o primado da teoria sobre a prática. Essa tendência ganha força no início do século XX, torna-se hegemônica sob a forma do movimento da Escola Nova até o início da segunda metade desse século

São corretos os itens:







  • A)I e II, apenas.
  • B)todas as afirmativas são corretas.
  • C)II e III, apenas
  • D)II, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O texto apresentado aborda as diferentes concepções pedagógicas ao longo da história, dividindo-as em duas grandes tendências: as que priorizam a teoria sobre a prática e as que subordinam a teoria à prática. A análise dos itens permite identificar quais afirmações estão corretas.

No item I, afirma-se que as concepções pedagógicas podem ser agrupadas em duas tendências: uma que prioriza a teoria sobre a prática e outra que subordina a teoria à prática. No entanto, o texto comete um equívoco ao afirmar que a Pedagogia Tradicional subordina a teoria à prática e que a Pedagogia Nova prioriza a teoria. Na verdade, ocorre o contrário: a Pedagogia Tradicional está centrada na transmissão de conhecimentos (prática moldada pela teoria), enquanto a Pedagogia Nova valoriza a experiência e a aprendizagem ativa (prática sobre a teoria). Portanto, o item I está incorreto.

O item II descreve corretamente as concepções tradicionais, desde Platão até o método de ensino intuitivo do século XIX. Essas pedagogias enfatizam a centralidade da instrução, a figura do professor como transmissor de conhecimento e a assimilação de conteúdos pelos alunos. A prática é moldada pela teoria, o que caracteriza uma subordinação da prática à teoria. Essa afirmação está alinhada com a bibliografia pedagógica e, portanto, está correta.

Já o item III apresenta as correntes renovadoras, como a Escola Nova e o construtivismo, afirmando que elas desembocam em teorias da aprendizagem, mas sem centralidade no educando ou na interação entre alunos e professores. Essa descrição está equivocada, pois as pedagogias renovadoras justamente colocam o aluno no centro do processo, valorizando sua autonomia e a interação. Além disso, o texto inverte a relação entre teoria e prática, afirmando que essas correntes estabelecem o primado da teoria sobre a prática, quando, na realidade, elas valorizam a prática e a experiência direta. Portanto, o item III está incorreto.

Dessa forma, apenas o item II está correto, o que corresponde à alternativa D).

Questão 37

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:

  • A)instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar.
  • B)os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
  • C)foram os primeiros a falar de “educação democrática” e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.
  • D)eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife.
  • E)na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas desempenharam um papel fundamental na educação da colônia, seguindo um modelo pedagógico estruturado e influente. A alternativa correta sobre sua atuação é a letra B), que afirma que os Jesuítas adotaram o método de ensino conhecido como Ratio Studiorum, inspirado no modelo medieval escolástico.

O Ratio Studiorum era um sistema educacional rigoroso, desenvolvido pela Companhia de Jesus, que priorizava a formação humanista, religiosa e intelectual. Esse método organizava os estudos em etapas progressivas, com ênfase na retórica, filosofia e teologia, alinhando-se aos princípios da Igreja Católica. A educação jesuítica, embora elitizada e voltada principalmente para a formação de sacerdotes e membros da elite colonial, foi a base do ensino no Brasil por séculos.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou anacrônicas. Os Jesuítas não instauraram uma educação pública no sentido moderno (A), nem foram expulsos por defenderem uma "educação democrática" (C) — na verdade, sua expulsão em 1759 ocorreu por motivos políticos e econômicos, durante o governo do Marquês de Pombal. Também não foram responsáveis pela criação dos primeiros cursos jurídicos (D), que só surgiram no Império, em 1827, e sua influência na Colônia foi, sem dúvida, marcante (E), contrariando a afirmação de que teriam sido irrelevantes.

Portanto, a alternativa B) é a única que reflete com precisão o legado educacional dos Jesuítas no Brasil colonial, destacando seu método pedagógico e sua contribuição duradoura para a história da educação no país.

Questão 38

Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • A)Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
  • B)Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
  • C)Coexistência de instituições públicas e privadas.
  • D)Transferência para candidatos procedentes de outras escolas.
  • E)Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Em relação aos princípios orientadores do ensino no Brasil, a alternativa incorreta é a letra D), que menciona a "transferência para candidatos procedentes de outras escolas".

Os princípios fundamentais da educação brasileira, conforme estabelecidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), incluem:

  • A) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas – garantindo a liberdade de ensino e a diversidade de abordagens educacionais.
  • B) Gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais – assegurando o direito à educação sem custos para o aluno.
  • C) Coexistência de instituições públicas e privadas – permitindo diferentes modelos de gestão e financiamento.
  • E) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola – combatendo desigualdades e promovendo a inclusão.

A alternativa D), no entanto, não se configura como um princípio orientador do ensino brasileiro. A transferência de alunos entre escolas, embora possa ocorrer na prática, não está prevista como um direito ou diretriz legal, diferentemente dos outros itens listados.

Questão 39

A História da África e dos Africanos; a luta dos negros e dos índios no Brasil; a cultura negra e indígena brasileira; o índio e o negro na formação da sociedade e a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil são conteúdos programáticos de estudo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, portanto, segundo a Lei n.º 11.645/2008, art. 26, deverão constar no currículo dos estabelecimentos

  • A)da educação infantil e de ensino fundamental das redes pública e particular.
  • B)dos ensino médio e superior da rede pública.
  • C)dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular.
  • D)da educação infantil e de ensino fundamental da rede particular.
  • E)da educação infantil e de ensinos fundamental e médio da rede pública.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A Lei nº 11.645/2008 representa um marco importante na educação brasileira ao incluir no currículo escolar o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Essa legislação visa não apenas preencher lacunas históricas, mas também promover o reconhecimento e valorização das contribuições dos povos negro e indígena na formação da sociedade brasileira.

O texto apresentado destaca os principais conteúdos programáticos que devem ser abordados, incluindo:

  • A história da África e dos africanos
  • A luta dos negros e indígenas no Brasil
  • A cultura negra e indígena brasileira
  • A participação desses povos na formação da sociedade
  • Suas contribuições nas áreas social, econômica e política

Quanto à abrangência da lei, conforme o art. 26, esses conteúdos devem constar nos currículos dos estabelecimentos de ensino:

dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular

Esta determinação legal busca garantir que todas as crianças e jovens, independentemente do tipo de instituição que frequentam, tenham acesso a um conhecimento mais completo e plural sobre a formação do Brasil, superando visões eurocêntricas que tradicionalmente dominaram o ensino de história.

Continua após a publicidade..

Questão 40

Jacques Delors (1998) foi coordenador do “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI”, no qual apontou como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma educação continuada. A aprendizagem, ao longo da vida, enseja superar a visão de terminalidade que era atribuída aos cursos, em especial, aos cursos de graduação das faculdades e universidades. A proposição manifestada por Delors apresenta, para a educação, uma aprendizagem ao longo de toda a vida assentada em quatro pilares, os quais são:

  • A)aprender a descobrir, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
  • B)aprender a conhecer, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a fazer.
  • C)aprender a conviver, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser.
  • D)aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
  • E)aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O pensamento de Jacques Delors, expresso no "Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI" (1998), revolucionou a concepção tradicional de educação ao defender a aprendizagem contínua como resposta às demandas da sociedade do conhecimento. Sua visão supera a ideia de terminalidade dos cursos, especialmente no ensino superior, propondo uma formação permanente baseada em quatro pilares fundamentais.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que sintetiza os pilares da educação conforme Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses princípios representam uma abordagem holística da educação, integrando dimensões cognitivas, práticas, sociais e existenciais.

O primeiro pilar, aprender a conhecer, refere-se ao domínio dos instrumentos do conhecimento, desenvolvendo a curiosidade intelectual e a capacidade de aprender a aprender. O segundo, aprender a fazer, relaciona-se à aplicação prática do conhecimento, adaptando-o a contextos profissionais e sociais em constante transformação.

O terceiro pilar, aprender a conviver, trata da construção de relações interpessoais e da compreensão mútua, essenciais em sociedades cada vez mais diversas. Por fim, aprender a ser engloba o desenvolvimento integral da pessoa, formando indivíduos autônomos, críticos e responsáveis.

Essa proposta mantém extrema atualidade, oferecendo diretrizes para uma educação capaz de preparar os indivíduos para os desafios complexos do século XXI, onde a aprendizagem deixou de ser uma fase da vida para tornar-se um processo contínuo e permanente.

1 2 3 4 5 6 10