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Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 41

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

    A concepção pedagógica produtivista, segundo Demerval Saviani, postula que a educação é _____________ e não apenas ____________, pois carrega uma importância decisiva no processo de ___________. A referida concepção se desenvolveu a partir das décadas de 1950 e 1960, tornando-se orientação oficial no Brasil.

  • A)um dever do Estado/ um direito do cidadão/ desenvolvimento humano
  • B)um bem de produção/ um direito do cidadão/ desenvolvimento da aprendizagem
  • C)um direito do cidadão/ um dever do Estado/ escolarização
  • D)um dever do Estado/ um bem de consumo/ desenvolvimento técnico
  • E)um bem de produção/ um bem de consumo/ desenvolvimento econômico
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A alternativa correta é E)

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

A concepção pedagógica produtivista, segundo Demerval Saviani, postula que a educação é um bem de produção e não apenas um bem de consumo, pois carrega uma importância decisiva no processo de desenvolvimento econômico. A referida concepção se desenvolveu a partir das décadas de 1950 e 1960, tornando-se orientação oficial no Brasil.

  • A) um dever do Estado / um direito do cidadão / desenvolvimento humano
  • B) um bem de produção / um direito do cidadão / desenvolvimento da aprendizagem
  • C) um direito do cidadão / um dever do Estado / escolarização
  • D) um dever do Estado / um bem de consumo / desenvolvimento técnico
  • E) um bem de produção / um bem de consumo / desenvolvimento econômico

O gabarito correto é E).

Questão 42

Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.

I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.

II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.

III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos Institutos de Ensino Superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS







  • A)I e II apenas.
  • B)I e III apenas.
  • C)II e III apenas.
  • D)I, II e III.
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A alternativa correta é D)

Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.

I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.

II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.

III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos Institutos de Ensino Superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS todas as afirmativas, conforme o gabarito indicado.

  • A) I e II apenas.
  • B) I e III apenas.
  • C) II e III apenas.
  • D) I, II e III.

O gabarito correto é D).

Questão 43

Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que

  • A)considera que o ser humano aprende a ser humano com as outras pessoas, com a cultura a que tem acesso, com as situações e no contexto histórico em que vive.
  • B)o processo de aprendizagem é resultante do processo de desenvolvimento.
  • C)as três fontes essenciais de conhecimento que o homem possui são: a herança biológica, a herança individual e a experiência humana.
  • D)para se apoderar de um objeto, é preciso que o aprendiz reproduza, com o objeto, a função social para o qual foi criado.
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A alternativa correta é B)

Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que:

  • A) Considera que o ser humano aprende a ser humano com as outras pessoas, com a cultura a que tem acesso, com as situações e no contexto histórico em que vive.
  • B) O processo de aprendizagem é resultante do processo de desenvolvimento.
  • C) As três fontes essenciais de conhecimento que o homem possui são: a herança biológica, a herança individual e a experiência humana.
  • D) Para se apoderar de um objeto, é preciso que o aprendiz reproduza, com o objeto, a função social para a qual foi criado.

O gabarito correto é B), pois a teoria histórico-cultural defende que o desenvolvimento é resultante da aprendizagem, e não o contrário. Segundo Vygotsky, o aprendizado impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mediado pela interação social e pelo contexto cultural.

Questão 44

Relacione as Reformas Educacionais no período republicano às respectivas características.

1. Epitácio Pessoa (1901)
2. Rivadávia Correa (1911)
3. Francisco Campos (1931)

( ) Determina que o ensino secundário passe a ter sete séries, sendo cinco de Educação Básica e duas preparatórias para futuras especializações.

( ) Estabelece a liberdade total para o Ensino Superior, do ponto de vista didático e administrativo.

( ) Enfatiza os aspectos regulatórios, o processamento dos exames e o acesso feminino aos cursos secundários e superiores.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.











  • A)1 – 2 – 3
  • B)3 – 2 – 1
  • C)3 – 1 – 2
  • D)2 – 3 – 1
  • E)2 – 1 – 3
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A alternativa correta é B)

Relacione as Reformas Educacionais no período republicano às respectivas características.

1. Epitácio Pessoa (1901)

2. Rivadávia Correa (1911)

3. Francisco Campos (1931)

( ) Determina que o ensino secundário passe a ter sete séries, sendo cinco de Educação Básica e duas preparatórias para futuras especializações.

( ) Estabelece a liberdade total para o Ensino Superior, do ponto de vista didático e administrativo.

( ) Enfatiza os aspectos regulatórios, o processamento dos exames e o acesso feminino aos cursos secundários e superiores.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A) 1 – 2 – 3
  • B) 3 – 2 – 1
  • C) 3 – 1 – 2
  • D) 2 – 3 – 1
  • E) 2 – 1 – 3

O gabarito correto é B).

Questão 45

Para muitos pensadores contemporâneos, a Educação e o Trabalho são ações humanas indissociáveis, na medida em que, historicamente, é através do trabalho que o homem educa-se a si mesmo. Para Saviani, por exemplo, é através do trabalho que “o homem forma-se homem”. Assim, o trabalho se constitui como o ato humano que melhor nos caracteriza e mais nos diferencia dos outros animais.

A educação escolar surge como um direito exclusivo de alguns que não precisavam trabalhar para garantir a sua própria sobrevivência, na medida em que possuíam servos, escravos, súditos ou operários que os sustentavam com seus trabalhos.

Entretanto, após as Revoluções Industriais, começaram a surgir em crescente escala escolas voltadas às massas de trabalhadores. Esta educação escolar, no entanto, em muito se diferenciava de sua predecessora, que se voltava às elites, na medida em que:



  • A)passou a desassociar a Educação do Trabalho, eliminando a causalidade entre os dois processos sociais;
  • B)buscava uma democratização da sociedade e uma maior distribuição de suas riquezas;
  • C)tinha como objetivo a formação de um operário revolucionário e consciente de seus direitos de classe;
  • D)era uma educação escolar orientada e dirigida pelo povo e, por tanto, se ocupava sobretudo com o desenvolvimento da cultura popular;
  • E)buscava responder às novas demandas da indústria por formação de mão de obra.
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A alternativa correta é E)

A relação entre Educação e Trabalho tem sido amplamente discutida por pensadores contemporâneos, que veem essas duas dimensões como indissociáveis na formação humana. Como apontado no texto, o trabalho é um elemento central na construção da humanidade, conforme destacado por Saviani, ao afirmar que é por meio dele que "o homem forma-se homem". Essa perspectiva reforça a ideia de que o trabalho não é apenas uma atividade econômica, mas um processo educativo em si mesmo.

Historicamente, a educação escolar foi um privilégio de poucos, restrita às elites que não dependiam do próprio trabalho para sobreviver, já que eram sustentadas por servos, escravos ou operários. No entanto, com o advento das Revoluções Industriais, houve uma transformação significativa no cenário educacional. Surgiram escolas voltadas para as massas trabalhadoras, mas com um propósito distinto daquele destinado às classes dominantes.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a E), pois a educação escolar que se expandiu no contexto industrial tinha como principal objetivo atender às demandas do mercado por mão de obra qualificada. Diferentemente da educação das elites, que priorizava a formação humanística e crítica, a educação para os trabalhadores estava voltada para a capacitação técnica, alinhada às necessidades da indústria. Essa abordagem reforçava a separação entre Educação e Trabalho, reduzindo a escola a um instrumento de preparação para o sistema produtivo, em vez de promover uma reflexão crítica sobre o papel do trabalhador na sociedade.

Assim, embora a expansão da educação tenha representado um avanço em termos de acesso, ela também reproduziu as desigualdades sociais, ao não questionar as estruturas que mantinham a exploração do trabalho. A análise dessas transformações nos permite refletir sobre os desafios atuais da educação, que ainda busca equilibrar formação técnica e emancipação humana.

Questão 46

Com relação às ações realizadas na educação brasileira no período de 1964 a 1985, analise as afirmativas a seguir.

I. Expansão do número de vagas do ensino fundamental, eliminando o analfabetismo e atingindo a universalização.

II. Investimentos na diminuição dos índices de analfabetismo de adultos, especialmente com a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).

III. Institucionalização do ensino profissionalizante no 2° grau somente para as escolas públicas.

Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente a afirmativa II estiver correta
  • C)se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A alternativa correta é B)

Com relação às ações realizadas na educação brasileira no período de 1964 a 1985, analisaremos cada afirmativa para identificar sua veracidade.

Afirmativa I: A expansão do número de vagas no ensino fundamental ocorreu, porém não foi suficiente para eliminar o analfabetismo ou atingir a universalização. Portanto, essa afirmativa está incorreta.

Afirmativa II: Houve investimentos na diminuição do analfabetismo de adultos, principalmente com a criação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que foi uma das principais políticas educacionais do período. Essa afirmativa está correta.

Afirmativa III: O ensino profissionalizante no 2° grau foi institucionalizado, mas não se limitou apenas às escolas públicas, sendo também implementado em instituições privadas. Logo, essa afirmativa está incorreta.

Dessa forma, apenas a afirmativa II está correta, tornando a alternativa B o gabarito correto.

Questão 47

A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam-se os seguintes:

  • A)Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira
  • B)Anísio Teixeira e Florestan Fernandes
  • C)Anísio Teixeira e Dermeval Saviani
  • D)Paulo Freire e Florestan Fernandes
  • E)Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes
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A alternativa correta é A)

A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil é marcada por importantes contribuições de pensadores e educadores vinculados ao movimento da Escola Nova. Entre esses defensores, destacam-se Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, cujas ideias e ações foram fundamentais para a consolidação de uma educação democrática e acessível a todos.

Fernando de Azevedo foi um dos principais responsáveis pela reforma educacional no Rio de Janeiro, em 1927, e pela elaboração do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), documento que defendia a escola pública, laica e gratuita como direito de todos. Sua visão progressista influenciou profundamente as políticas educacionais no país.

Já Anísio Teixeira, por sua vez, foi um dos grandes idealizadores da escola pública no Brasil, tendo atuado na criação de instituições como a Universidade do Distrito Federal e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Sua obra e seu pensamento enfatizavam a necessidade de uma educação integral, democrática e voltada para a formação cidadã.

Embora outros nomes, como Florestan Fernandes, Paulo Freire e Dermeval Saviani, também tenham contribuído significativamente para a educação brasileira, a alternativa correta que identifica os principais defensores da Escola Nova no contexto do ensino público e gratuito é a letra A) Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

Questão 48

Analise o texto abaixo:

Com relação aos estudos que versam a respeito da história e dos fundamentos da educação pode-se dizer que………………trouxe contribuições para o Pensamento Pedagógico………………

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.



  • A)Skinner ; Progressista
  • B)Célestin Freinet ; Antiautoritário
  • C)Paulo Freire ; Liberal
  • D)Freud ; Socialista
  • E)Marx ; Liberal
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A alternativa correta é B)

Analise o texto abaixo:

Com relação aos estudos que versam a respeito da história e dos fundamentos da educação, pode-se dizer que Célestin Freinet trouxe contribuições para o Pensamento Pedagógico Antiautoritário.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A) Skinner ; Progressista
  • B) Célestin Freinet ; Antiautoritário
  • C) Paulo Freire ; Liberal
  • D) Freud ; Socialista
  • E) Marx ; Liberal

O gabarito correto é B.

Questão 49

Na história da educação brasileira, é possível identifcar várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Pesquisadores afrmam que as principais correntes pedagógicas identifcadas no Brasil são: a tradicional, a crítica e a pós-crítica.

A tendência Tradicional:

  • A)Aborda questões ideológicas, colocando em pauta temas relacionados ao poder, a relações e classes sociais, ao capitalismo, à participação etc., de forma a conscientizar o educando acerca das desigualdades e injustiças sociais.
  • B)Defende a ideia de que educando será capaz de emancipar-se, libertar-se das opressões sociais e culturais e atuar no desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária.
  • C)Enfatiza o ensino e a aprendizagem de conteúdos, a partir de uma metodologia rigorosamente planejada, com foco na eficiência.
  • D)Foca temas relacionados à identidade, diferenças, alteridade, subjetividade, cultura, gênero, raça, etnia, multiculturalismo, saber e poder, de forma a acolher a diversidade do mundo contemporâneo, visando respeito, tolerância e convivência pacífica entre as diferentes culturas.
  • E)Coloca o estudante como centro do processo educacional, o professor como mediador do processo de aprendizagem e o conhecimento é construído em uma relação dialógica numa perspectiva dialética.
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A alternativa correta é C)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diversas concepções pedagógicas que refletem os ideais de formação do homem em diferentes contextos sociais. Pesquisadores destacam três principais correntes pedagógicas no Brasil: a tradicional, a crítica e a pós-crítica. Cada uma delas apresenta abordagens distintas em relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel da educação na sociedade.

A tendência Tradicional, conforme indicado pelo gabarito correto (alternativa C), caracteriza-se por:

  • Ênfase no ensino e aprendizagem de conteúdos estruturados.
  • Metodologia rigorosamente planejada e sistematizada.
  • Foco na eficiência do processo educacional.
  • Papel central do professor como transmissor do conhecimento.
  • Organização hierárquica e disciplinar do ambiente escolar.

Esta abordagem contrasta com as demais alternativas apresentadas: enquanto a A e B descrevem características da pedagogia crítica, e a D e E se aproximam mais da perspectiva pós-crítica, a alternativa C efetivamente representa os princípios da pedagogia tradicional, que historicamente predominou no sistema educacional brasileiro, especialmente durante o século XX.

A compreensão dessas diferentes correntes pedagógicas é fundamental para analisar tanto a evolução histórica da educação no Brasil quanto os debates atuais sobre qualidade educacional e formação cidadã.

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Questão 50

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.
2. 2º período: entre 1759 e 1932.
3. 3º período: entre 1932 e 1969.
4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.  

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

  • A)4, 3, 3, 4, 2, 1.
  • B)4, 3, 2, 2, 1, 1.
  • C)3, 1, 2, 3, 4, 3.
  • D)2, 1, 3, 4, 2, 1.
  • E)4, 3, 3, 2, 2, 1.
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A alternativa correta é A)

De acordo com Saviani (2010), a relação entre os períodos históricos e as respectivas ideias pedagógicas pode ser estabelecida da seguinte forma:

(4) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

(3) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

(3) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

(4) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

(2) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

(1) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência correta é: A) 4, 3, 3, 4, 2, 1.

1 3 4 5 6 7 10