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Questões Sobre História da Educação Brasileira - Pedagogia - concurso

Questão 71

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

Após a vinda da família real para o Brasil, foram criadas medidas importantes para a educação brasileira, como a criação de escolas de nível superior para formar oficiais, engenheiros militares e médicos, entre outros profissionais.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Julgue o item seguinte, acerca da história da educação.

Após a vinda da família real para o Brasil, foram criadas medidas importantes para a educação brasileira, como a criação de escolas de nível superior para formar oficiais, engenheiros militares e médicos, entre outros profissionais.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C.

Questão 72

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

O movimento Otimismo Pedagógico, que surgiu nos anos 20 do século passado e culminou com o movimento da Escola Nova, teve como bandeira a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Julgue o item seguinte, acerca da história da educação.

O movimento Otimismo Pedagógico, que surgiu nos anos 20 do século passado e culminou com o movimento da Escola Nova, teve como bandeira a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 73

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

A reforma pombalina representou um avanço para a educação brasileira, pois consagrou o ensino jesuítico e implantou aulas régias autônomas e isoladas, com professor único.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O item em questão aborda a reforma pombalina e sua influência na educação brasileira. Segundo o enunciado, a reforma teria representado um avanço ao consagrar o ensino jesuítico e implantar aulas régias autônomas com professor único. No entanto, essa afirmação está incorreta.

A reforma pombalina, implementada pelo Marquês de Pombal em 1759, teve como um de seus principais objetivos justamente a expulsão dos jesuítas do território português, incluindo o Brasil. Portanto, longe de consagrar o ensino jesuítico, a reforma buscou substituí-lo por um sistema de aulas régias controlado pelo Estado.

Embora tenha criado as aulas régias - aulas públicas ministradas por professores leigos - esse sistema apresentava graves problemas: falta de estrutura, professores mal preparados e remunerados, além da ausência de um projeto pedagógico unificado. As aulas eram de fato isoladas e com professor único, mas isso representava mais uma fragilidade do que um avanço educacional.

Dessa forma, a afirmação contida no item está errada, pois a reforma pombalina não consagrou o ensino jesuítico (pelo contrário, o combateu) e as aulas régias, apesar de terem sido implantadas, não representaram um avanço significativo para a educação brasileira da época.

Gabarito: E) ERRADO

Questão 74

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

O Ratio Studiorum teve caráter universalista e popular: universalista porque consistia em um plano adotado indistintamente por todos os jesuítas e popular porque se destinava aos filhos dos colonos e aos indígenas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O Ratio Studiorum, documento que estabeleceu as diretrizes educacionais da Companhia de Jesus, é frequentemente associado a um modelo pedagógico de grande influência durante o período colonial. No entanto, sua caracterização como universalista e popular requer uma análise mais cuidadosa.

Embora o Ratio Studiorum tenha sido um plano unificado, aplicado de maneira sistemática pelas instituições jesuíticas em diferentes regiões, seu caráter "universalista" era limitado pelo contexto missionário e pela hierarquia da própria ordem religiosa. Além disso, a ideia de que era "popular" por se destinar aos filhos dos colonos e aos indígenas não reflete plenamente a realidade. A educação jesuítica priorizava a formação das elites coloniais e a catequese dos indígenas, mas não possuía um viés democratizante ou inclusivo no sentido moderno do termo.

Portanto, a afirmação de que o Ratio Studiorum teve um caráter universalista e popular está incorreta, conforme indica o gabarito (E). O modelo educacional jesuítico, apesar de sua abrangência e organização, estava alinhado aos interesses da colonização e da propagação da fé, não representando uma proposta de educação verdadeiramente universal ou popular.

Questão 75

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

Para realizar seu trabalho pedagógico com os nativos e colonos brasileiros, o padre Anchieta utilizou amplamente o idioma tupi.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Julgue o item seguinte, acerca da história da educação.

Para realizar seu trabalho pedagógico com os nativos e colonos brasileiros, o padre Anchieta utilizou amplamente o idioma tupi.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C) CERTO.

Questão 76

Julgue o  item  seguinte, acerca da história da educação.

Na vigência do Estado Novo, durante a ditadura de Vargas, foi aprovada a Reforma Capanema, por meio da qual foram reorganizados a estrutura educacional brasileira e o ensino médio, que passou a ser organizado verticalmente em um ciclo único chamado secundário.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Julgue o item seguinte, acerca da história da educação.

Na vigência do Estado Novo, durante a ditadura de Vargas, foi aprovada a Reforma Capanema, por meio da qual foram reorganizados a estrutura educacional brasileira e o ensino médio, que passou a ser organizado verticalmente em um ciclo único chamado secundário.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 77

-Os Institutos Federais de Educação (IFE) visam a formação de profissionais competentes e de cidadãos para atuar em suas áreas e nos processos de transformação social, com potencial para enfrentar as problemáticas que emergem do mundo contemporâneo. A cerca do exposto, considere os seguintes itens:

1) Necessidade de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

2) Predominância da informação sobre a formação.

3) Formação integral com inclusão de estudos sobre evolução tecnológica e visão do mundo contemporâneo.

4) Rigidez nas estruturas curriculares.

São aspectos fundamentais nos Institutos Federais de Educação:

  • A)1 e 3 apenas.
  • B)1 e 2 apenas
  • C)2 e 3 apenas.
  • D)1, 3 e 4 apenas.
  • E)1 e 4 apenas.
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A alternativa correta é A)

Os Institutos Federais de Educação (IFE) desempenham um papel crucial na formação de profissionais qualificados e cidadãos engajados, capazes de contribuir para as transformações sociais e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Dentre os aspectos apresentados, destacam-se aqueles que são fundamentais para o cumprimento dessa missão.

O primeiro item aborda a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio essencial que garante uma formação integrada, conectando teoria e prática. Essa abordagem permite aos estudantes vivenciar o conhecimento de forma aplicada, promovendo uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas sociais.

O terceiro item ressalta a importância da formação integral, que inclui não apenas o domínio técnico, mas também uma compreensão ampla da evolução tecnológica e das dinâmicas do mundo contemporâneo. Essa visão holística prepara os estudantes para atuar de forma crítica e inovadora em suas áreas.

Por outro lado, a predominância da informação sobre a formação (item 2) e a rigidez nas estruturas curriculares (item 4) não se alinham com os princípios dos IFE, que valorizam a flexibilidade e a formação crítica em vez de uma abordagem meramente informativa ou engessada.

Portanto, os aspectos fundamentais são 1 e 3 apenas, conforme indicado na alternativa A), que reflete a essência da proposta educacional dos Institutos Federais.

Questão 78

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

  • A)histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
  • B)liberal renovada não diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formação de atitude, e sua preocupação eram os problemas psicológicos dos alunos. Assim, conduziu aulas favoráveis à mudança do indivíduo.
  • C)libertária, visto que a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles próprios discutir esses conteúdos livremente em grupos, de modo informal e não diretivo.
  • D)tecnicista, visto que, por meio das técnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem à máquina social, o que resultaria no aperfeiçoamento da ordem social vigente.
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A alternativa correta é A)

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Essa abordagem prioriza a análise crítica da realidade social, incentivando os alunos a compreenderem as estruturas de poder e a desenvolverem uma consciência política engajada.

As demais alternativas não se adequam ao contexto apresentado. A opção B) (liberal renovada não diretiva) não se aplica, pois o foco não era a formação de atitudes individuais ou questões psicológicas, mas sim a reflexão coletiva sobre questões sociais. A alternativa C) (libertária) também não corresponde, já que o professor não deixou os conteúdos à livre escolha dos alunos, mas sim conduziu as discussões de forma estruturada. Por fim, a opção D) (tecnicista) está incorreta, uma vez que o objetivo de Jorge não era moldar comportamentos para a manutenção da ordem social vigente, mas sim estimular a transformação crítica da realidade.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A), que reflete a abordagem histórico-crítica, alinhada com a proposta de formação de cidadãos conscientes e participativos.

Questão 79

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

  • A)histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária
  • B)tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista
  • C)tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva
  • D)renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva
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A alternativa correta é B)

A história da educação no Brasil foi profundamente influenciada por duas correntes pedagógicas principais: a liberal e a progressista. Dentro da corrente liberal, identificam-se tendências que refletem diferentes abordagens sobre o papel da escola, do professor e do aluno no processo educativo.

A alternativa correta, que corresponde às tendências pedagógicas associadas à corrente liberal, é a B), que inclui:

  • Tradicional: centrada na transmissão de conhecimentos pelo professor, com ênfase na disciplina e na hierarquia.
  • Renovada progressivista: valoriza a experiência do aluno e a aprendizagem ativa, inspirada no pragmatismo de John Dewey.
  • Renovada não diretiva: foca no desenvolvimento pessoal do aluno, com base na psicologia humanista.
  • Tecnicista: prioriza a eficiência do ensino, utilizando métodos científicos e a preparação para o mercado de trabalho.

Essas tendências, embora distintas, compartilham a visão liberal de educação, que enfatiza a adaptação do indivíduo à sociedade e a formação para o desenvolvimento das capacidades individuais.

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Questão 80

Um aspecto da vida social que deve receber especial atenção dos educadores no contexto da ação docente é a educação política. Desse modo, é CORRETO afirmar que a educação política é um processo e deve ser promovida especificamente por meio de:

  • A)exercício esporádico do voto;
  • B)participação nos eventos cívicos;
  • C)exercício diário dos direitos e deveres;
  • D)participação nas festividades escolares;
  • E)aulas específicas sobre civismo e cidadania.
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A alternativa correta é E)

Um aspecto fundamental da vida social que merece destaque no contexto educacional é a educação política. Essa dimensão da formação não se limita apenas ao conhecimento das estruturas governamentais ou ao ato de votar, mas abrange a compreensão profunda dos princípios democráticos, da cidadania ativa e da participação consciente na sociedade.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) aulas específicas sobre civismo e cidadania é a mais adequada, pois a educação política requer um abordagem sistemática e intencional. Embora as demais alternativas (como participação em eventos cívicos ou o exercício diário de direitos e deveres) sejam complementares, apenas um ensino estruturado garante a reflexão crítica sobre temas como justiça social, ética política e funcionamento das instituições.

A escola, como espaço de formação integral, deve promover não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades para análise política e engajamento responsável. Portanto, aulas dedicadas ao tema são essenciais para formar cidadãos capazes de intervir de maneira consciente e transformadora na realidade social.

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