A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho. A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um
A coordenação pedagógica propõe aos professores
que construam, conjuntamente, uma proposta de
trabalho que contemple uma determinada temática
comum. Nesse trabalho coletivo são, então,
organizados e selecionados conteúdos para a atuação
em sala de aula. Durante a realização de atividades no
interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram
mais que outros, e alguns professores se empenharam
mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que
complementassem o trabalho ou que interessassem
mais aos alunos. Continuamente, todos os professores
e a coordenação avaliavam esse processo,
comentando, criticando e sugerindo novas formas de
trabalho.
A situação aqui descrita reflete, principalmente,
características de um
- A)Plano de Aula.
- B)Planejamento Curricular.
- C)Projeto Interdisciplinar/Integrado.
- D)Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.)
Resposta:
A alternativa correta é C)
A situação descrita no texto ilustra claramente as características de um Projeto Interdisciplinar/Integrado. A abordagem coletiva, a seleção de conteúdos comuns e a colaboração entre professores e coordenação pedagógica evidenciam um trabalho que transcende as disciplinas isoladas, integrando diferentes áreas do conhecimento em torno de uma temática central.
Além disso, o envolvimento diferenciado dos alunos e a adaptação dos professores, buscando complementar o trabalho com temas de interesse dos estudantes, reforçam a natureza flexível e dinâmica desse tipo de projeto. A avaliação contínua e as sugestões para melhorias também são marcas de um processo interdisciplinar, que valoriza a participação ativa de todos os envolvidos.
Embora outras opções, como o Plano de Aula ou o Planejamento Curricular, possam parecer plausíveis à primeira vista, elas não capturam a essência colaborativa e integradora apresentada no texto. Já o Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) é um documento mais amplo, que define a identidade da escola, e não se limita a uma proposta específica de trabalho em sala de aula.
Portanto, a alternativa correta é C) Projeto Interdisciplinar/Integrado, pois reflete a prática pedagógica descrita, que promove a articulação entre saberes, a cooperação entre educadores e a construção de aprendizagens significativas para os alunos.
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