A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca
A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca
- A)dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, organizando o trabalho pedagógico de forma equilibrada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.
- B)assegurar, no âmbito do governo, a articulação entre as diferentes políticas públicas, tais como as relacionadas a projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.
- C)transformar a escola em um polo de trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.
- D)romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem, pois reconhece que a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada nos mais diversos espaços sociais.
- E)vincular a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade, a partir de uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal é pautada por princípios que visam uma formação mais ampla e conectada com a realidade dos estudantes. Entre esses princípios, a transversalidade se destaca por promover uma abordagem educacional que integra diferentes áreas do conhecimento e conecta a aprendizagem com o cotidiano dos alunos.
O princípio da transversalidade, conforme indicado no gabarito correto (alternativa E), deve ser entendido como a vinculação da aprendizagem aos interesses e problemas reais dos alunos e da comunidade. Essa concepção parte de uma visão interdisciplinar, na qual os saberes não são compartimentados, mas sim articulados de forma a tornar o conhecimento significativo e aplicável.
Diferentemente das outras alternativas, que abordam aspectos como a intersetorialização (B), a relação escola-comunidade (C) ou a territorialidade (D), a transversalidade foca especificamente na integração dos conteúdos escolares com as vivências dos estudantes. Isso permite que a educação dialogue com os desafios sociais, culturais e até mesmo pessoais enfrentados por eles, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.
Portanto, a transversalidade não se limita a equilibrar dimensões humanas (A), mas sim a romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma educação crítica e contextualizada. Essa abordagem reforça o papel da escola como um espaço de transformação social, onde os saberes acadêmicos e comunitários se complementam para formar cidadãos mais conscientes e preparados para intervir em sua realidade.
Deixe um comentário