A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares: 1. Multidisciplinaridade. 2. Interdisciplinaridade. 3. Transdisciplinaridade. De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir: ( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa. ( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras. ( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas. ( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador. A sequência está correta em:
A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:
1. Multidisciplinaridade.
2. Interdisciplinaridade.
3. Transdisciplinaridade.
De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:
( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.
A sequência está correta em:
- A)1, 2, 3, 1
- B)3, 2, 1, 2
- C)2, 1, 1, 3
- D)1, 2, 2, 3
- E)2, 1, 3, 1
Resposta:
A alternativa correta é C)
A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:
- Multidisciplinaridade.
- Interdisciplinaridade.
- Transdisciplinaridade.
De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:
- (2) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
- (1) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
- (1) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
- (3) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.
A sequência está correta em:
- A) 1, 2, 3, 1
- B) 3, 2, 1, 2
- C) 2, 1, 1, 3
- D) 1, 2, 2, 3
- E) 2, 1, 3, 1
O gabarito correto é C).
Deixe um comentário