A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva. Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos, por meio de projetos.
A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a
partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de
que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes
formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que
emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que
constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como
espaço de participação, ou seja, como processo de democratização
emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a
construção de novos espaços e de novas formas de cidadania
individual e coletiva.
Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da
regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos
Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.
Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da
comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à
escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos,
por meio de projetos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância da avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, enfatizando que todos os indivíduos possuem capacidades distintas e ritmos variados de assimilação. Nesse contexto, as práticas pedagógicas devem ser organizadas de forma a promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para uma educação emancipatória que fortaleça a cidadania individual e coletiva.
Boaventura de Sousa Santos reforça essa perspectiva ao discutir a transição paradigmática da regulação para a emancipação, indicando que a educação não deve se restringir aos limites físicos da escola, mas sim se expandir para todos os espaços da comunidade. Isso implica reconhecer que o ambiente escolar é apenas um dos muitos locais onde o aprendizado pode ocorrer, cabendo aos educadores a função de articular esses diferentes espaços por meio de projetos pedagógicos integrados.
Diante disso, a afirmação de que, sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços comunitários são considerados educadores está correta. A escola e os professores têm o papel fundamental de mediar essa conexão, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, alinhada às Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica. Portanto, o gabarito "C) CERTO" é o adequado.
Deixe um comentário