A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas, I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã. II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos. III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação. IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva. V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola. verifica-se que está(ão) correta(s)
A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas,
I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã.
II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos.
III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação.
IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva.
V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- A)V, apenas.
- B)I, II e III, apenas.
- C)I, IV e V, apenas.
- D)II, III e IV, apenas.
- E)I, II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica tem como princípio fundamental a incorporação dos direitos humanos em suas diretrizes curriculares, visando uma educação de qualidade que respeite a diversidade e promova a cidadania. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar aquelas que estão alinhadas com essa perspectiva inclusiva e ética.
A afirmativa I está correta, pois destaca a importância da interação entre a diversidade sociocultural e o currículo, baseada em concepções histórico-críticas que formam a consciência cidadã. Essa abordagem é essencial para uma educação inclusiva e transformadora.
A afirmativa IV também está correta, já que a interdisciplinaridade é uma estratégia pedagógica fundamental para promover a integração de conhecimentos e facilitar as interações em uma escola inclusiva, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico.
Por fim, a afirmativa V está correta, pois reforça a necessidade de colaboração com instituições ligadas à diversidade cultural, ampliando as possibilidades de interação e enriquecimento do projeto pedagógico escolar.
As afirmativas II e III, embora contenham elementos relevantes, não estão totalmente alinhadas com o enfoque principal da questão, que é a promoção da inclusão por meio de estratégias pedagógicas integradoras e colaborativas.
Portanto, a alternativa correta é a C) I, IV e V, apenas, pois essas afirmativas representam de forma mais completa e direta os princípios de uma educação inclusiva baseada nos direitos humanos e na valorização da diversidade sociocultural.
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