Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue o item subsequente.A interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos.
Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue o item subsequente.
A interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, o item em análise afirma que a interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e que, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos. Essa afirmação está correta, conforme o gabarito indica (C) CERTO.
A relação entre métodos, objetivos e conteúdos é essencial para a efetividade do processo de ensino. Os objetivos definem as metas a serem alcançadas, os conteúdos representam o conhecimento a ser transmitido, e os métodos são as estratégias utilizadas para facilitar a aprendizagem. Essa interdependência garante que o ensino seja coerente e alinhado às necessidades educacionais.
Além disso, em certos contextos, os próprios métodos podem assumir o papel de conteúdos. Por exemplo, ao ensinar técnicas de pesquisa científica, o método de investigação torna-se parte do conhecimento a ser aprendido, integrando-se ao conteúdo curricular. Isso reforça a ideia de que métodos não são apenas ferramentas, mas também podem ser objetos de estudo.
Portanto, a afirmação está correta, pois reconhece a dinâmica e a flexibilidade inerentes ao processo educacional, onde métodos, objetivos e conteúdos se inter-relacionam de maneira orgânica.
Deixe um comentário