Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta. A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta.
A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que
- A)a educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que favoreçam o abandono dos saberes do cotidiano, tendo em vista o lugar de importância do conhecimento legitimado socialmente.
- B)o papel do educador no processo ensino-aprendizagem é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção do currículo que se materializa nas salas de aula.
- C)o conhecimento legitimado socialmente como “conhecimento de referência” deve ser apresentado aos estudantes de forma disciplinar.
- D)os recursos adotados na situação acima são inadequados porque os conhecimentos das ciências humanas têm características próprias que os distinguem de outros saberes, ainda que sejam articulados a elementos midiáticos.
- E)os recursos adotados na situação acima revelam importantes estratégias de mediação didática/curricular de conteúdos escolares articulados à mídia e à cultura de referência dos estudantes da escola.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta.
A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que:
- A) a educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que favoreçam o abandono dos saberes do cotidiano, tendo em vista o lugar de importância do conhecimento legitimado socialmente.
- B) o papel do educador no processo ensino-aprendizagem é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção do currículo que se materializa nas salas de aula.
- C) o conhecimento legitimado socialmente como "conhecimento de referência" deve ser apresentado aos estudantes de forma disciplinar.
- D) os recursos adotados na situação acima são inadequados porque os conhecimentos das ciências humanas têm características próprias que os distinguem de outros saberes, ainda que sejam articulados a elementos midiáticos.
- E) os recursos adotados na situação acima revelam importantes estratégias de mediação didática/curricular de conteúdos escolares articulados à mídia e à cultura de referência dos estudantes da escola.
O gabarito correto é E.
Deixe um comentário