Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCNe PCNEM), julgue os itens a seguir. De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.
De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental e médio (PCNEM), o item em análise aborda a distinção entre interdisciplinaridade e transversalidade, conforme as diretrizes oficiais.
De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade é compreendida como uma abordagem que integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e articulada dos objetos de estudo. Ela está fundamentada em uma perspectiva epistemológica, ou seja, busca superar a fragmentação do saber, incentivando conexões entre as disciplinas para uma compreensão mais holística da realidade.
Já a transversalidade, conforme os PCN, está mais relacionada à dimensão didática e pedagógica. Ela não se limita a uma única disciplina, mas perpassa o currículo, tratando de temas relevantes para a formação integral dos estudantes, como ética, saúde, meio ambiente e pluralidade cultural. Diferentemente da interdisciplinaridade, a transversalidade não se concentra na integração de saberes, mas na aplicação prática desses conhecimentos em contextos sociais e cotidianos.
Portanto, o item está CERTO ao afirmar que, segundo os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica, enquanto a transversalidade está ligada principalmente à dimensão didática. Essa distinção é essencial para a implementação das propostas curriculares de forma coerente e eficaz.
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