Considere a situação abaixo. Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam. Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por
comentando sobre o percurso em que transitam.
- A)ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
- B)reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
- C)buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
- D)buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
- E)reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O cenário apresentado descreve um grupo de alunos engajados em um processo de aprendizagem fora da sala de aula, durante um deslocamento para uma visita ao museu. Nesse contexto, a abordagem de Fernando Hernández, que valoriza a educação baseada em projetos e na cultura visual, sugere que a postura dos alunos — questionando e refletindo sobre o percurso — deve ser estimulada por razões que vão além do simples controle disciplinar ou da mera transmissão de informações.
A alternativa correta, C), destaca a importância de utilizar exemplos da cultura ao redor para desenvolver nos alunos a capacidade de interpretação crítica e a consciência sobre si mesmos e o mundo que os cerca. Essa perspectiva está alinhada com a proposta de Hernández, que defende uma educação que permita aos estudantes estabelecer conexões entre o que aprendem e suas vivências cotidianas, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.
As demais alternativas apresentam aspectos relevantes, como a socialização (A)), a autonomia (B)), a crítica social (D)) e a mudança educativa (E)), mas não capturam plenamente a essência da proposta de Hernández. O autor enfatiza a construção de conhecimento por meio da interação com a cultura visual e a reflexão crítica, elementos centrais na alternativa C).
Portanto, a postura dos alunos deve ser incentivada não apenas como forma de ocupação ou controle, mas como uma oportunidade para desenvolver habilidades de observação, análise e consciência crítica, fundamentais para sua formação integral.
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