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De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977). III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.É correto o que se afirma em:

De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:

I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.

II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977).

III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.

IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.

É correto o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é A)

De acordo com as perspectivas de integração dos conteúdos e com base nas afirmações apresentadas, é possível analisar cada item para identificar sua veracidade.

I. O item I está correto, pois o Currículo de Educação Básica da SEDF busca superar a estrutura rígida e hierarquizada do currículo coleção, conforme definido por Bernstein (1977). Essa abordagem visa romper com a fragmentação tradicional dos saberes.

II. O item II também está correto, já que a superação do currículo coleção exige a implementação de um currículo integrado, no qual os conteúdos dialogam entre si de forma flexível, permitindo diferentes níveis de integração, como destacado por Bernstein (1977).

III. O item III está incorreto, pois a finalidade de um currículo integrado não se encerra em si mesma. Santomé (1998) defende que as propostas curriculares integradas devem promover a compreensão crítica da realidade e revelar condicionantes sociais, indo além da mera abordagem de conteúdos culturais.

IV. O item IV está incorreto, uma vez que o currículo integrado contribui para a emancipação dos estudantes e para a superação de relações autoritárias. Além disso, princípios como interdisciplinaridade e contextualização são fundamentais para sua efetivação, diferentemente do que o item sugere.

Portanto, apenas os itens I e II estão corretos, correspondendo à alternativa A).

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