Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com
perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia
como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção
que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das
opiniões dos estudantes.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes sobre temas científicos complexos, como transgenia, células-tronco e biotecnologia, é um assunto relevante no contexto educacional. A alternativa correta, conforme indicado, é a letra A, que afirma que as concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, mesmo que nem sempre baseadas em conhecimento científico consistente.

Essa afirmação destaca um fenômeno comum: a mídia tem um poder significativo na disseminação de informações, mas nem sempre garante a profundidade ou a precisão necessárias para formar uma compreensão sólida sobre temas científicos. Os estudantes, expostos a notícias, reportagens e debates midiáticos, muitas vezes assimilam conceitos de forma superficial ou até distorcida, sem ter acesso a explicações mais detalhadas ou fundamentadas.

As outras alternativas apresentam visões equivocadas sobre a relação entre mídia e educação científica. A opção B ignora a influência da mídia, enquanto a C desconsidera que muitos veículos buscam simplificar a linguagem para atingir um público mais amplo. A D e a E atribuem à mídia uma confiabilidade e rigor que nem sempre são observados na prática, especialmente em um cenário onde a desinformação e o sensacionalismo podem prevalecer.

Portanto, a resposta correta reforça a importância de os professores atuarem como mediadores críticos, ajudando os alunos a analisar as informações veiculadas pela mídia e a construir um conhecimento científico mais robusto e fundamentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *