Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na organização e gestão do currículo escolar, a interdisciplinaridade, enquanto abordagem teórico-metodológica que integra diferentes áreas do conhecimento favorece:

Na organização e gestão do currículo escolar, a
interdisciplinaridade, enquanto abordagem teórico-metodológica
que integra diferentes áreas do conhecimento
favorece:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Na organização e gestão do currículo escolar, a interdisciplinaridade se apresenta como uma abordagem teórico-metodológica essencial para promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Essa perspectiva não apenas rompe com a fragmentação tradicional do saber, mas também estimula uma visão mais holística e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem.

Entre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a correta, pois evidencia a capacidade da interdisciplinaridade em promover a transversalidade do conhecimento. Essa dinâmica ocorre por meio da organização do trabalho didático-pedagógico baseado em eixos temáticos, permitindo que os estudantes estabeleçam conexões significativas entre os conteúdos das diversas disciplinas.

A interdisciplinaridade, portanto, não se limita a uma simples justaposição de saberes, mas busca a articulação profunda entre eles, superando visões reducionistas e fragmentadas. Dessa forma, ela contribui para a formação de indivíduos mais críticos e capazes de compreender a complexidade do mundo contemporâneo.

As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito de interdisciplinaridade. A opção A) é incorreta, pois a interdisciplinaridade pressupõe flexibilidade curricular; a B) falha ao sugerir uma postura acrítica, quando na verdade essa abordagem estimula o pensamento reflexivo; a C) desconsidera a integração proposital entre disciplinas; e a E) contraria o princípio de equidade no tratamento dos temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *