Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade, e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo. I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”. II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância. III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação. IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor. V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos. Assinale a alternativa CORRETA.

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade, e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem.
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a alternativa CORRETA.


Resposta:

A alternativa correta é C)

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo exige do educador infantil uma visão ampla e integrada, que abranja não apenas os aspectos cognitivos, mas também as dimensões sociais, culturais e emocionais da criança. A Psicologia da Educação e a interdisciplinaridade desempenham um papel fundamental nesse processo, oferecendo bases teóricas e práticas para uma educação mais humanizada e eficaz.

Analisando as afirmativas apresentadas, podemos destacar:

I. Correta. No início do século XX, a Psicologia foi considerada "a rainha da pedagogia" devido à sua influência nos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem, contribuindo para a fundamentação científica da prática educativa.

II. Correta. A Sociologia, especialmente a Sociologia da Infância, oferece importantes contribuições ao processo pedagógico, ajudando a compreender a criança como um ser social, inserido em contextos culturais e históricos específicos.

III. Incorreta. A interdisciplinaridade não causa confusão, mas enriquece o olhar sobre a criança, permitindo uma abordagem mais completa e integrada de seu desenvolvimento.

IV. Incorreta. A Educação Infantil não deve adotar um modelo mecanicista, mas sim considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de construir seu conhecimento através de interações significativas.

V. Incorreta. O psiquismo infantil é complexo, mas não justifica o uso sistemático da autoridade e da repressão. Pelo contrário, o professor deve atuar como mediador, promovendo a autonomia e o desenvolvimento integral da criança.

Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I e II estão corretas, pois são as únicas que refletem adequadamente as contribuições da Psicologia e da Sociologia para a Educação Infantil, sem incorrer em visões reducionistas ou autoritárias do processo educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *