Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas.O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina.Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar

O professor de Matemática do 6º ano propôs ao professor de História da mesma série que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar sobre a origem da Álgebra entre os árabes, propondo um estudo sobre a origem dos números e a história de diferentes povos e culturas.
O professor de História que nunca tinha participado desse tipo de atividade perguntou ao colega se, para desenvolver o trabalho, seria necessário abrir mão do objeto de estudo específico de sua disciplina.
Com base em sua experiência e nos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, o colega de Matemática explicou que o trabalho interdisciplinar

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática e História, conforme proposto pelo professor do 6º ano, representa uma abordagem pedagógica enriquecedora, que valoriza a integração de saberes sem perder de vista os objetos específicos de cada área. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que afirma que a interdisciplinaridade "permite que cada área de conhecimento amplie sua abrangência a partir da relação com as outras áreas de conhecimento".

Essa perspectiva está alinhada com os documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, que incentivam práticas pedagógicas capazes de conectar diferentes disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. No caso em questão, a Álgebra, originária do mundo árabe, pode ser explorada não apenas em seus aspectos matemáticos, mas também em seu contexto histórico e cultural, permitindo que os alunos compreendam como o conhecimento se desenvolveu e foi influenciado por diferentes sociedades.

O questionamento do professor de História sobre a necessidade de "abrir mão do objeto de estudo específico" revela uma preocupação comum entre docentes que ainda não vivenciaram a interdisciplinaridade. No entanto, como explicou o colega de Matemática, essa prática não implica a diluição ou negligência dos conteúdos próprios de cada disciplina. Pelo contrário, a interdisciplinaridade fortalece as áreas envolvidas, pois cada uma contribui com sua especificidade para a construção de um conhecimento mais amplo e integrado.

As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito de interdisciplinaridade. A letra B sugere um distanciamento dos objetos de estudo, o que não é necessário. A letra C menciona a negligência dos objetos específicos, o que contraria o princípio da interdisciplinaridade. A letra D propõe a absorção dos objetos de estudo de outras áreas, o que também não é correto. Por fim, a letra E reduz a interdisciplinaridade a uma mera reorganização metodológica, ignorando seu potencial de integração conceitual.

Portanto, a interdisciplinaridade, quando bem aplicada, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos percebam as conexões entre os saberes e desenvolvam uma visão mais crítica e articulada do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *