Os PCNs apontam para a necessidade de construir novas alternativas de organização curricular. No que se refere à reforma curricular do Ensino Médio, assinale a item correto.
construir novas alternativas de organização
curricular. No que se refere à reforma
curricular do Ensino Médio, assinale a item
correto.
- A)(...) A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
- B)(...) Na proposição curricular do Ensino Médio, quando da articulação aos fundamentos da interdiciplinaridade, deverá ser contemplada apenas a dimensão da formação geral e a preparação básica para o trabalho
- C)(...) A aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Médio deve ser totalmente distinta da realizada no Ensino Fundamental, contemplando formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos, bem como processo cumulativo de saber e de ruptura de consensos e pressupostos metodológicos.
- D)(.,.) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas.
- E)(...) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade não está compreendida com uma abordagem relacional, mas sim com a convergência ou divergência dos conhecimentos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destacam a importância de repensar a organização curricular no Ensino Médio, buscando alternativas que promovam uma educação mais integrada e significativa. Entre as opções apresentadas sobre a reforma curricular, a alternativa correta é a letra A, que afirma:
"A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade."
Essa abordagem reflete a proposta dos PCNs de superar a fragmentação do conhecimento, incentivando a interação entre diferentes disciplinas para uma formação mais ampla e contextualizada. A divisão em áreas do conhecimento não visa eliminar as disciplinas, mas sim integrá-las de maneira que os alunos percebam as conexões entre os saberes, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre a proposta da reforma. A interdisciplinaridade não se limita à formação geral (B), nem busca criar novas disciplinas (D). Também não pressupõe uma ruptura total com o Ensino Fundamental (C) ou uma abordagem que ignore as relações entre conhecimentos (E). O foco está na articulação entre os saberes, sem perder de vista a especificidade de cada disciplina.
Portanto, a alternativa A é a que melhor representa os princípios da reforma curricular do Ensino Médio conforme os PCNs, valorizando a interdisciplinaridade como eixo estruturante de uma educação mais dinâmica e conectada com as demandas contemporâneas.
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