Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 91
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância de abordar questões contemporâneas, como diversidade, meio ambiente e relações humanas, no contexto educacional, visando o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse sentido, a metodologia de projetos surge como uma abordagem pedagógica que favorece essa perspectiva, ao romper com a organização linear e disciplinar tradicional.
A afirmação de que a metodologia de projetos sugere uma flexibilização organizativa em espiral, capaz de promover inter-relações entre diferentes conhecimentos e desafios cotidianos, está correta. Essa abordagem permite:
- Integração de múltiplas áreas do conhecimento
- Contextualização dos conteúdos com a realidade dos alunos
- Abordagem interdisciplinar dos temas sociais relevantes
- Maior engajamento dos estudantes com seu processo de aprendizagem
Portanto, a afirmação está correta (C), pois a metodologia de projetos realmente propõe uma organização mais flexível e interconectada do trabalho escolar, alinhada com as necessidades de uma educação plural como defendida no texto de Miguel Arroyo.
Questão 92
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
A metodologia de projetos pressupõe o trabalho com currículo integrado, permitindo a abordagem de conteúdos que são objetos de atenção em várias áreas de conhecimento, levando o aluno a pensar interdisciplinarmente, criando novos hábitos intelectuais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância de uma educação que considere as complexidades e diversidades da sociedade contemporânea, integrando temas como raça, gênero, classe, meio ambiente e cultura no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a metodologia de projetos surge como uma abordagem pedagógica alinhada a essa visão plural e interdisciplinar.
A afirmação de que a metodologia de projetos pressupõe um currículo integrado está correta, pois essa metodologia permite romper com a fragmentação tradicional do conhecimento. Ao trabalhar com projetos, os alunos são incentivados a estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber, desenvolvendo uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
Essa abordagem favorece justamente o tratamento dos temas complexos mencionados no texto, que não se restringem a uma única disciplina. Questões como diversidade cultural ou relações de gênero, por exemplo, podem ser exploradas sob perspectivas históricas, sociológicas, biológicas e artísticas simultaneamente.
Portanto, a metodologia de projetos representa uma ferramenta valiosa para alcançar os objetivos de uma educação plural, conforme defendido por Miguel Arroyo. Ela estimula o pensamento interdisciplinar e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo atual.
Resposta: C) CERTO
Questão 93
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 94
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, é importante analisar a afirmação apresentada:
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
De acordo com o gabarito, a alternativa correta é E) ERRADO. Isso porque a metodologia de projetos valoriza tanto o trabalho coletivo quanto o desenvolvimento individual, não priorizando um em detrimento do outro. Além disso, o envolvimento de todos os segmentos é uma característica importante, mas não define exclusivamente essa abordagem.
Questão 95
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.
A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 96
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.
O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 97
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, a afirmação de que a justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar está incorreta.
A interdisciplinaridade vai além da simples justaposição de disciplinas ou da abordagem de um tema comum por várias áreas do conhecimento. Ela pressupõe uma integração efetiva entre os saberes, onde os limites entre as disciplinas se diluem para promover uma compreensão mais ampla e articulada do objeto de estudo.
O trabalho interdisciplinar exige colaboração, diálogo entre as áreas e a construção de um conhecimento que não seja fragmentado, mas sim contextualizado e significativo. Portanto, apenas sobrepor disciplinas ou tratar um tema de forma isolada em cada uma delas não atinge os objetivos da interdisciplinaridade.
Assim, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não reflete a complexidade e a profundidade necessárias para um trabalho verdadeiramente interdisciplinar.