Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso

Questão 21

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática
é a práxis interdisciplinar.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O item em questão aborda uma perspectiva fundamental no campo da educação: a superação da dicotomia entre teoria e prática por meio da práxis interdisciplinar. Essa abordagem é, de fato, uma proposta válida e consistente para enfrentar os desafios da realidade educacional.

A práxis interdisciplinar representa uma integração dinâmica entre o conhecimento teórico e sua aplicação concreta, rompendo com a visão fragmentada que muitas vezes separa esses dois aspectos. Ao promover a interdisciplinaridade, essa abordagem permite que diferentes áreas do saber dialoguem, enriquecendo tanto a reflexão quanto a ação pedagógica.

Dessa forma, a afirmação de que a práxis interdisciplinar é uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática está correta. Essa perspectiva não apenas aproxima os saberes acadêmicos das demandas reais da educação, mas também fortalece a formação crítica e contextualizada dos educandos.

Portanto, o gabarito C) CERTO está adequado, pois reflete o entendimento atual das melhores práticas pedagógicas, que valorizam a integração entre teoria, prática e interdisciplinaridade.

Questão 22

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação
da visão fragmentada da produção de conhecimento
e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os
conhecimentos da humanidade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

A interdisciplinaridade surge como uma resposta à compartimentalização do saber, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem reconhece que os fenômenos sociais, naturais e culturais não podem ser compreendidos de forma isolada, exigindo uma visão holística e colaborativa.

No contexto educacional, a interdisciplinaridade estimula o diálogo entre disciplinas, permitindo que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais ampla e crítica da realidade. Ao romper com as barreiras tradicionais entre as matérias, esse modelo favorece a construção de conhecimentos significativos e aplicáveis a situações complexas do mundo contemporâneo.

Portanto, a afirmação está correta (C), pois a interdisciplinaridade representa efetivamente uma superação da fragmentação do conhecimento e uma busca pela integração dos saberes humanos.

Questão 23

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora
da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que
os galhos representam as especializações, apontando para
diversas direções.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

O gabarito correto é E) ERRADO, pois a abordagem descrita não reflete adequadamente a interdisciplinaridade, que pressupõe integração e diálogo entre disciplinas, e não apenas uma estrutura ramificada de especializações isoladas.

Questão 24

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais
apropriado para a educação contemporânea, em contraposição
à conjunção disciplinar complexa.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

A afirmação apresentada está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E) ERRADO. A interdisciplinaridade não se baseia no paradigma de disjunção, mas sim na integração e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, superando a fragmentação disciplinar. A abordagem interdisciplinar busca justamente romper com a lógica de separação rígida entre saberes, promovendo uma visão mais holística e conectada dos processos educativos. Portanto, o correto seria afirmar que a interdisciplinaridade rejeita o paradigma de disjunção em favor de uma perspectiva integradora e complexa.

Questão 25

Um projeto educativo calcado na perspectiva de
interdisciplinaridade envolve

a construção do conhecimento voltada a constituir
a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una
e supera os limites da fragmentação do conhecimento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.

A abordagem interdisciplinar no âmbito educacional busca integrar diferentes áreas do saber, promovendo uma visão mais ampla e interconectada da realidade. Essa metodologia reconhece que o conhecimento não deve ser compartimentado, mas sim articulado de forma a refletir a complexidade do mundo em que vivemos. Ao romper com as barreiras disciplinares, o processo educativo favorece o desenvolvimento de uma consciência crítica e holística, essencial para a formação integral do indivíduo.

Portanto, a afirmação apresentada está correta, uma vez que a interdisciplinaridade efetivamente contribui para uma compreensão mais completa e unificada da realidade, superando a fragmentação tradicional do saber.

Questão 26

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas
interdisciplinares e transdisciplinares.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O item em questão afirma que as práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares, sendo classificado como CERTO. Essa afirmação está alinhada com as tendências contemporâneas da educação, que valorizam a integração de conhecimentos e a superação das barreiras disciplinares tradicionais.

Na dimensão filosófica, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade refletem uma visão holística do conhecimento, onde diferentes áreas do saber dialogam para compreender a complexidade do mundo. Essa abordagem rompe com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma educação mais crítica e reflexiva.

Do ponto de vista sociocultural, a educação contemporânea reconhece a importância de formar cidadãos capazes de lidar com problemas multifacetados, que exigem soluções integradas. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade permitem que os estudantes desenvolvam habilidades para atuar em um mundo cada vez mais interconectado e diverso.

No âmbito pedagógico, essas perspectivas incentivam metodologias ativas, projetos colaborativos e a construção de conhecimentos significativos. Professores e alunos são convidados a transcender os limites das disciplinas, explorando conexões e contextos reais, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, o gabarito CORRETO é C), pois as práticas pedagógicas atuais de fato incorporam e valorizam as abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, alinhando-se às demandas da sociedade contemporânea.

Questão 27

Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão
sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de
interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números
poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. Interdisciplinaridade

2. Transversalidade

3. Interdisciplinaridade e transversalidade


( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um
conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.


( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os
seus diferentes e contraditórios aspectos.

( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento

( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.


( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a
percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia
entre ambos.

  • A)2 – 3 – 3 – 1 – 1 – 3.
  • B)2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3.
  • C)3 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • D)3 – 2 – 2 – 3 – 3 – 1.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O ensaio a seguir discute a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade conforme abordadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), destacando suas diferenças e implicações mútuas no contexto educacional.

Nos PCNs, a interdisciplinaridade (1) e a transversalidade (2) são conceitos fundamentais para repensar a organização do conhecimento escolar. A interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica que questiona a fragmentação do saber, buscando integrar diferentes disciplinas em torno de objetos complexos. Já a transversalidade diz respeito à dimensão didática, inserindo temas sociais e éticos de forma permeável em todas as áreas do currículo.

A primeira afirmação - "se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis" - refere-se à transversalidade (2), pois esta propõe uma visão dinâmica da realidade, vinculada a valores e contextos sociais. Já a segunda e terceira afirmações - sobre a complexidade do real e a abordagem epistemológica - remetem à interdisciplinaridade (1), que enfatiza as conexões entre saberes.

Quando os PCNs mencionam a superação da dicotomia entre sujeito e objeto do conhecimento, estão tratando de ambos os conceitos (3), pois tanto a interdisciplinaridade quanto a transversalidade promovem uma visão integrada do processo de conhecer. A sequência correta, portanto, é a alternativa C) 3 - 3 - 1 - 2 - 1 - 2, que reflete adequadamente esta articulação conceitual.

Esta distinção é crucial para a prática pedagógica: enquanto a interdisciplinaridade reorganiza as fronteiras do saber acadêmico, a transversalidade introduz uma dimensão axiológica, tornando o currículo mais significativo para a formação cidadã.

Questão 28

A interdisciplinaridade pode ser assim definida:

  • A)Os conteúdos escolares são apresentados por matérias ou disciplinas independentes umas das outras. O conjunto de matérias é proposto simultaneamente aos estudantes. Trata-se de uma organização somativa.
  • B)A interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação entre elas até a integração recíproca de conceitos fundamentais podendo implicar, em alguns casos, em um novo corpo disciplinar.
  • C)O grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema globalizador, com o propósito de explicar a realidade sem parcelamento do conhecimento.
  • D)Uma multiplicidade de disciplinas e, cada uma delas, em sua especialização, cria um corpo diferenciado, determinado por um campo ou objeto material de referência.
  • E)Temas voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, que são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas por atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A interdisciplinaridade pode ser assim definida:

  • A) Os conteúdos escolares são apresentados por matérias ou disciplinas independentes umas das outras. O conjunto de matérias é proposto simultaneamente aos estudantes. Trata-se de uma organização somativa.
  • B) A interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação entre elas até a integração recíproca de conceitos fundamentais podendo implicar, em alguns casos, em um novo corpo disciplinar.
  • C) O grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema globalizador, com o propósito de explicar a realidade sem parcelamento do conhecimento.
  • D) Uma multiplicidade de disciplinas e, cada uma delas, em sua especialização, cria um corpo diferenciado, determinado por um campo ou objeto material de referência.
  • E) Temas voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, que são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas por atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes.

O gabarito correto é B).

Questão 29

O exercício interdisciplinar vem sendo considerado
estratégia muito utilizada na elaboração de
projetos de pesquisas e práticas sociais, visto que
métodos antigos sozinhos não satisfazem mais o
desenvolvimento do aprendizado.

Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa
correta.

  • A)Será principalmente na possibilidade de primeiramente questionar e determinar o objetivo específico de cada disciplina, de maneira isolada, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.
  • B)Para que a interdisciplinaridade ocorra de maneira correta e plena, todas as disciplinas escolares devem relacionar conteúdos para que o conhecimento possa ser aprofundado. Quando isso acontece, a busca de investiga- ção pode ser cessada.
  • C)Segundo especialistas, para a observação da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.
  • D)Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, onde um mesmo tema pode ser abordado em disciplinas que se assemelham No entanto, ainda é considerada limitada, pois existem áreas que não podem ser relacionadas como Matemática e Português.
  • E)A interdisciplinaridade caracteriza-se como uma nova disciplina que deve ser incluída no currículo, de sintonia diante dos saberes. Logo, torna-se explícita a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde há o fim dos limites entre as disciplinas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O exercício interdisciplinar vem sendo considerado uma estratégia muito utilizada na elaboração de projetos de pesquisas e práticas sociais, visto que métodos antigos sozinhos não satisfazem mais o desenvolvimento do aprendizado.

Sobre a interdisciplinaridade, a alternativa correta é:

C) Segundo especialistas, para a observação da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.

Esta alternativa reflete a compreensão crítica da interdisciplinaridade, destacando sua natureza histórica e social, bem como a importância de reconhecer os processos de seleção e poder envolvidos na construção do conhecimento escolar.

Continua após a publicidade..

Questão 30

Segundo Silva (2014), o desenvolvimento de um curso na
modalidade a distância é um trabalho complexo que exige
profissionais atualizados. Para essa tarefa, é fundamental o
papel do designer instrucional com formação e atuação,
respectivamente:

  • A)pluridisciplinar e coordenativa das disciplinas.
  • B)transdisciplinar e interdisciplinar.
  • C)interdisciplinar e coordenativa das disciplinas.
  • D)pluridisciplinar e transdisciplinar.
  • E)multidisciplinar e interdisciplinar.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Segundo Silva (2014), o desenvolvimento de cursos na modalidade a distância é uma atividade complexa que demanda profissionais altamente qualificados e atualizados. Nesse contexto, o designer instrucional desempenha um papel central, sendo responsável por garantir a eficácia pedagógica e a qualidade do material produzido.

Para exercer essa função com excelência, o designer instrucional deve possuir uma formação multidisciplinar, que abarque conhecimentos em diversas áreas do saber, como educação, tecnologia, comunicação e design. Essa base ampla permite ao profissional compreender as diferentes dimensões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem virtual.

Quanto à atuação prática, o designer instrucional deve adotar uma abordagem interdisciplinar, integrando saberes e metodologias de diferentes disciplinas para criar materiais didáticos coesos e eficazes. Essa perspectiva permite superar as barreiras entre áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Portanto, a alternativa correta é a E) multidisciplinar e interdisciplinar, que melhor representa as características essenciais da formação e atuação do designer instrucional na educação a distância, conforme destacado por Silva (2014).

1 2 3 4 5 10