Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 21
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.
Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática
é a práxis interdisciplinar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O item em questão aborda uma perspectiva fundamental no campo da educação: a superação da dicotomia entre teoria e prática por meio da práxis interdisciplinar. Essa abordagem é, de fato, uma proposta válida e consistente para enfrentar os desafios da realidade educacional.
A práxis interdisciplinar representa uma integração dinâmica entre o conhecimento teórico e sua aplicação concreta, rompendo com a visão fragmentada que muitas vezes separa esses dois aspectos. Ao promover a interdisciplinaridade, essa abordagem permite que diferentes áreas do saber dialoguem, enriquecendo tanto a reflexão quanto a ação pedagógica.
Dessa forma, a afirmação de que a práxis interdisciplinar é uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática está correta. Essa perspectiva não apenas aproxima os saberes acadêmicos das demandas reais da educação, mas também fortalece a formação crítica e contextualizada dos educandos.
Portanto, o gabarito C) CERTO está adequado, pois reflete o entendimento atual das melhores práticas pedagógicas, que valorizam a integração entre teoria, prática e interdisciplinaridade.
Questão 22
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação
da visão fragmentada da produção de conhecimento
e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os
conhecimentos da humanidade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
A interdisciplinaridade surge como uma resposta à compartimentalização do saber, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem reconhece que os fenômenos sociais, naturais e culturais não podem ser compreendidos de forma isolada, exigindo uma visão holística e colaborativa.
No contexto educacional, a interdisciplinaridade estimula o diálogo entre disciplinas, permitindo que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais ampla e crítica da realidade. Ao romper com as barreiras tradicionais entre as matérias, esse modelo favorece a construção de conhecimentos significativos e aplicáveis a situações complexas do mundo contemporâneo.
Portanto, a afirmação está correta (C), pois a interdisciplinaridade representa efetivamente uma superação da fragmentação do conhecimento e uma busca pela integração dos saberes humanos.
Questão 23
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora
da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que
os galhos representam as especializações, apontando para
diversas direções.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
O gabarito correto é E) ERRADO, pois a abordagem descrita não reflete adequadamente a interdisciplinaridade, que pressupõe integração e diálogo entre disciplinas, e não apenas uma estrutura ramificada de especializações isoladas.
Questão 24
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais
apropriado para a educação contemporânea, em contraposição
à conjunção disciplinar complexa.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
A afirmação apresentada está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E) ERRADO. A interdisciplinaridade não se baseia no paradigma de disjunção, mas sim na integração e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, superando a fragmentação disciplinar. A abordagem interdisciplinar busca justamente romper com a lógica de separação rígida entre saberes, promovendo uma visão mais holística e conectada dos processos educativos. Portanto, o correto seria afirmar que a interdisciplinaridade rejeita o paradigma de disjunção em favor de uma perspectiva integradora e complexa.
Questão 25
Um projeto educativo calcado na perspectiva de
interdisciplinaridade envolve
a construção do conhecimento voltada a constituir
a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una
e supera os limites da fragmentação do conhecimento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.
A abordagem interdisciplinar no âmbito educacional busca integrar diferentes áreas do saber, promovendo uma visão mais ampla e interconectada da realidade. Essa metodologia reconhece que o conhecimento não deve ser compartimentado, mas sim articulado de forma a refletir a complexidade do mundo em que vivemos. Ao romper com as barreiras disciplinares, o processo educativo favorece o desenvolvimento de uma consciência crítica e holística, essencial para a formação integral do indivíduo.
Portanto, a afirmação apresentada está correta, uma vez que a interdisciplinaridade efetivamente contribui para uma compreensão mais completa e unificada da realidade, superando a fragmentação tradicional do saber.
Questão 26
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.
As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas
interdisciplinares e transdisciplinares.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O item em questão afirma que as práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares, sendo classificado como CERTO. Essa afirmação está alinhada com as tendências contemporâneas da educação, que valorizam a integração de conhecimentos e a superação das barreiras disciplinares tradicionais.
Na dimensão filosófica, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade refletem uma visão holística do conhecimento, onde diferentes áreas do saber dialogam para compreender a complexidade do mundo. Essa abordagem rompe com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma educação mais crítica e reflexiva.
Do ponto de vista sociocultural, a educação contemporânea reconhece a importância de formar cidadãos capazes de lidar com problemas multifacetados, que exigem soluções integradas. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade permitem que os estudantes desenvolvam habilidades para atuar em um mundo cada vez mais interconectado e diverso.
No âmbito pedagógico, essas perspectivas incentivam metodologias ativas, projetos colaborativos e a construção de conhecimentos significativos. Professores e alunos são convidados a transcender os limites das disciplinas, explorando conexões e contextos reais, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, o gabarito CORRETO é C), pois as práticas pedagógicas atuais de fato incorporam e valorizam as abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, alinhando-se às demandas da sociedade contemporânea.
Questão 27
Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão
sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de
interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números
poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.
1. Interdisciplinaridade
2. Transversalidade
3. Interdisciplinaridade e transversalidade
( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um
conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.
( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os
seus diferentes e contraditórios aspectos.
( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento
( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.
( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.
( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a
percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia
entre ambos.
- A)2 – 3 – 3 – 1 – 1 – 3.
- B)2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3.
- C)3 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
- D)3 – 2 – 2 – 3 – 3 – 1.
A alternativa correta é C)
O ensaio a seguir discute a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade conforme abordadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), destacando suas diferenças e implicações mútuas no contexto educacional.
Nos PCNs, a interdisciplinaridade (1) e a transversalidade (2) são conceitos fundamentais para repensar a organização do conhecimento escolar. A interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica que questiona a fragmentação do saber, buscando integrar diferentes disciplinas em torno de objetos complexos. Já a transversalidade diz respeito à dimensão didática, inserindo temas sociais e éticos de forma permeável em todas as áreas do currículo.
A primeira afirmação - "se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis" - refere-se à transversalidade (2), pois esta propõe uma visão dinâmica da realidade, vinculada a valores e contextos sociais. Já a segunda e terceira afirmações - sobre a complexidade do real e a abordagem epistemológica - remetem à interdisciplinaridade (1), que enfatiza as conexões entre saberes.
Quando os PCNs mencionam a superação da dicotomia entre sujeito e objeto do conhecimento, estão tratando de ambos os conceitos (3), pois tanto a interdisciplinaridade quanto a transversalidade promovem uma visão integrada do processo de conhecer. A sequência correta, portanto, é a alternativa C) 3 - 3 - 1 - 2 - 1 - 2, que reflete adequadamente esta articulação conceitual.
Esta distinção é crucial para a prática pedagógica: enquanto a interdisciplinaridade reorganiza as fronteiras do saber acadêmico, a transversalidade introduz uma dimensão axiológica, tornando o currículo mais significativo para a formação cidadã.
Questão 28
A interdisciplinaridade pode ser assim definida:
- A)Os conteúdos escolares são apresentados por matérias ou disciplinas independentes umas das outras. O conjunto de matérias é proposto simultaneamente aos estudantes. Trata-se de uma organização somativa.
- B)A interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação entre elas até a integração recíproca de conceitos fundamentais podendo implicar, em alguns casos, em um novo corpo disciplinar.
- C)O grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema globalizador, com o propósito de explicar a realidade sem parcelamento do conhecimento.
- D)Uma multiplicidade de disciplinas e, cada uma delas, em sua especialização, cria um corpo diferenciado, determinado por um campo ou objeto material de referência.
- E)Temas voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, que são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas por atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes.
A alternativa correta é B)
A interdisciplinaridade pode ser assim definida:
- A) Os conteúdos escolares são apresentados por matérias ou disciplinas independentes umas das outras. O conjunto de matérias é proposto simultaneamente aos estudantes. Trata-se de uma organização somativa.
- B) A interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação entre elas até a integração recíproca de conceitos fundamentais podendo implicar, em alguns casos, em um novo corpo disciplinar.
- C) O grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema globalizador, com o propósito de explicar a realidade sem parcelamento do conhecimento.
- D) Uma multiplicidade de disciplinas e, cada uma delas, em sua especialização, cria um corpo diferenciado, determinado por um campo ou objeto material de referência.
- E) Temas voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, que são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas por atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes.
O gabarito correto é B).
Questão 29
O exercício interdisciplinar vem sendo considerado
estratégia muito utilizada na elaboração de
projetos de pesquisas e práticas sociais, visto que
métodos antigos sozinhos não satisfazem mais o
desenvolvimento do aprendizado.
Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa
correta.
- A)Será principalmente na possibilidade de primeiramente questionar e determinar o objetivo específico de cada disciplina, de maneira isolada, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.
- B)Para que a interdisciplinaridade ocorra de maneira correta e plena, todas as disciplinas escolares devem relacionar conteúdos para que o conhecimento possa ser aprofundado. Quando isso acontece, a busca de investiga- ção pode ser cessada.
- C)Segundo especialistas, para a observação da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.
- D)Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, onde um mesmo tema pode ser abordado em disciplinas que se assemelham No entanto, ainda é considerada limitada, pois existem áreas que não podem ser relacionadas como Matemática e Português.
- E)A interdisciplinaridade caracteriza-se como uma nova disciplina que deve ser incluída no currículo, de sintonia diante dos saberes. Logo, torna-se explícita a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde há o fim dos limites entre as disciplinas.
A alternativa correta é C)
O exercício interdisciplinar vem sendo considerado uma estratégia muito utilizada na elaboração de projetos de pesquisas e práticas sociais, visto que métodos antigos sozinhos não satisfazem mais o desenvolvimento do aprendizado.
Sobre a interdisciplinaridade, a alternativa correta é:
C) Segundo especialistas, para a observação da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.
Esta alternativa reflete a compreensão crítica da interdisciplinaridade, destacando sua natureza histórica e social, bem como a importância de reconhecer os processos de seleção e poder envolvidos na construção do conhecimento escolar.
Questão 30
Segundo Silva (2014), o desenvolvimento de um curso na
modalidade a distância é um trabalho complexo que exige
profissionais atualizados. Para essa tarefa, é fundamental o
papel do designer instrucional com formação e atuação,
respectivamente:
- A)pluridisciplinar e coordenativa das disciplinas.
- B)transdisciplinar e interdisciplinar.
- C)interdisciplinar e coordenativa das disciplinas.
- D)pluridisciplinar e transdisciplinar.
- E)multidisciplinar e interdisciplinar.
A alternativa correta é E)
Segundo Silva (2014), o desenvolvimento de cursos na modalidade a distância é uma atividade complexa que demanda profissionais altamente qualificados e atualizados. Nesse contexto, o designer instrucional desempenha um papel central, sendo responsável por garantir a eficácia pedagógica e a qualidade do material produzido.
Para exercer essa função com excelência, o designer instrucional deve possuir uma formação multidisciplinar, que abarque conhecimentos em diversas áreas do saber, como educação, tecnologia, comunicação e design. Essa base ampla permite ao profissional compreender as diferentes dimensões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem virtual.
Quanto à atuação prática, o designer instrucional deve adotar uma abordagem interdisciplinar, integrando saberes e metodologias de diferentes disciplinas para criar materiais didáticos coesos e eficazes. Essa perspectiva permite superar as barreiras entre áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Portanto, a alternativa correta é a E) multidisciplinar e interdisciplinar, que melhor representa as características essenciais da formação e atuação do designer instrucional na educação a distância, conforme destacado por Silva (2014).