Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 31
Todo texto se constitui como gênero e todo gênero se
estrutura como sequência ou sequências textuais ou
discursivas. Sobre textualização, analise as afirmativas
a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Textualizar é organizar sequencialmente o conteúdo
temático do texto, sempre considerando o gênero textual,
o suporte de circulação, o destinatário, os objetivos
comunicativos, os posicionamentos enunciativos dos
locutores frente ao tema.
II. Ao textualizar, temos de tomar decisões sobre como
ordenar o conteúdo, como introduzir e retomar tópicos
discursivos de modo a garantir tanto a unidade quanto
a progressão temática, como estruturar e articular os
enunciados e as partes do texto.
III. Geralmente, um gênero é constituído por um tipo único
de sequência discursiva.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e II, apenas.
- B)I e III, apenas.
- C)II e III, apenas
- D)I, II e III.
A alternativa correta é A)
O processo de textualização e a estrutura dos gêneros textuais
A textualização é um processo fundamental na construção de qualquer gênero textual, pois envolve a organização sequencial do conteúdo temático, considerando diversos fatores que influenciam a produção e a recepção do texto. As afirmativas I e II apresentam aspectos essenciais desse processo, enquanto a III demonstra uma compreensão limitada sobre a natureza dos gêneros textuais.
A afirmativa I está correta ao destacar que textualizar implica em uma organização consciente do conteúdo, levando em conta elementos como o gênero textual, o suporte de circulação, o destinatário e os objetivos comunicativos. Essa abordagem reflete a complexidade do ato de produção textual, que nunca é neutro, mas sempre situado em um contexto específico de comunicação.
A afirmativa II complementa adequadamente a primeira ao enfatizar as decisões necessárias durante o processo de textualização, particularmente no que diz respeito à ordenação do conteúdo, introdução e retomada de tópicos, e estruturação das partes do texto. Esses elementos são cruciais para garantir tanto a unidade quanto a progressão temática, características fundamentais de qualquer texto bem construído.
Já a afirmativa III apresenta uma visão reducionista ao sugerir que um gênero é geralmente constituído por um único tipo de sequência discursiva. Na realidade, os gêneros textuais frequentemente combinam diferentes sequências discursivas (narrativas, descritivas, argumentativas, etc.) para atender a seus propósitos comunicativos. Essa hibridização é uma característica marcante da maioria dos gêneros contemporâneos.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme indicado pela alternativa A. Essa análise reforça a importância de compreender a textualização como um processo complexo e multifacetado, essencial para a produção de textos eficazes em diferentes contextos comunicativos.
Questão 32
curricular, possibilita o desenvolvimento das
habilidades de forma coletiva na escola. Os
instrumentos de registro dos resultados obtidos pelos
alunos nas atividades de seu componente curricular,
desenvolvidos nos projetos interdisciplinares,
promovem a avaliação contínua e, caso necessário,
redirecionam as __________________________.
fidedigna a lacuna:
- A)Habilidades de aprendizagem
- B)Prática pedagógicas
- C)Metodologias planejadas
- D)Competências curriculares
A alternativa correta é B)
O caráter interdisciplinar no ambiente escolar é fundamental para promover uma educação mais integrada e significativa. Ao evidenciar essa interdisciplinaridade, as escolas possibilitam que os alunos desenvolvam habilidades de forma coletiva, superando as barreiras entre as disciplinas e construindo conhecimentos de maneira mais holística.
Os instrumentos de registro utilizados para acompanhar os resultados dos alunos em atividades interdisciplinares desempenham um papel crucial no processo avaliativo. Eles não apenas permitem uma avaliação contínua do aprendizado, mas também servem como ferramenta para identificar necessidades de ajustes no processo educativo.
Quando esses registros indicam que os objetivos não estão sendo plenamente alcançados, torna-se necessário redirecionar as práticas pedagógicas. Essa reorientação visa melhorar a eficácia do ensino, garantindo que as metodologias aplicadas estejam realmente contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A alternativa correta para completar a lacuna no texto original é a letra B) "Práticas pedagógicas", pois é esse elemento que deve ser revisto e adaptado quando os resultados das avaliações indicam a necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem.
Questão 33
I − Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.
II − A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos
professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.
III − A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente
estabelecida para este fim.
Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:
- A)I e II
- B)I e III
- C)II e III
- D)I, II e III
- E)somente II
A alternativa correta é B)
No contexto de uma prática pedagógica interdisciplinar, é fundamental compreender a diferença entre uma abordagem que promove a integração efetiva dos saberes e aquela que apenas os justapõe. As afirmativas apresentadas destacam aspectos distintos dessa dinâmica.
A afirmativa I está correta, pois a interdisciplinaridade verdadeira surge quando as atividades são construídas a partir da convergência entre os conhecimentos das diferentes disciplinas, criando relações significativas entre elas. Não se trata de uma simples sobreposição, mas de uma articulação orgânica.
Já a afirmativa II está incorreta, pois descreve um cenário de justaposição de saberes, onde as disciplinas permanecem isoladas em suas contribuições. Isso caracteriza uma abordagem multidisciplinar, e não interdisciplinar, já que falta a integração essencial entre os campos do conhecimento.
A afirmativa III, por sua vez, está correta ao destacar que a prática interdisciplinar exige um projeto com intencionalidade clara. Sem um propósito bem definido que oriente a integração dos saberes, a interdisciplinaridade perde seu sentido transformador e se torna apenas um agrupamento superficial de conteúdos.
Portanto, as únicas afirmativas corretas são a I e a III, tornando a alternativa B) a resposta adequada. A interdisciplinaridade autêntica demanda mais do que a simples coexistência de disciplinas - ela requer a construção ativa de pontes entre os saberes, sempre guiada por uma intencionalidade pedagógica clara.
Questão 34
construir novas alternativas de organização
curricular. No que se refere à reforma
curricular do Ensino Médio, assinale a item
correto.
- A)(...) A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
- B)(...) Na proposição curricular do Ensino Médio, quando da articulação aos fundamentos da interdiciplinaridade, deverá ser contemplada apenas a dimensão da formação geral e a preparação básica para o trabalho
- C)(...) A aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Médio deve ser totalmente distinta da realizada no Ensino Fundamental, contemplando formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos, bem como processo cumulativo de saber e de ruptura de consensos e pressupostos metodológicos.
- D)(.,.) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade tem a pretensão de criar novas disciplinas.
- E)(...) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade não está compreendida com uma abordagem relacional, mas sim com a convergência ou divergência dos conhecimentos.
A alternativa correta é A)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destacam a importância de repensar a organização curricular no Ensino Médio, buscando alternativas que promovam uma educação mais integrada e significativa. Entre as opções apresentadas sobre a reforma curricular, a alternativa correta é a letra A, que afirma:
"A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade."
Essa abordagem reflete a proposta dos PCNs de superar a fragmentação do conhecimento, incentivando a interação entre diferentes disciplinas para uma formação mais ampla e contextualizada. A divisão em áreas do conhecimento não visa eliminar as disciplinas, mas sim integrá-las de maneira que os alunos percebam as conexões entre os saberes, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre a proposta da reforma. A interdisciplinaridade não se limita à formação geral (B), nem busca criar novas disciplinas (D). Também não pressupõe uma ruptura total com o Ensino Fundamental (C) ou uma abordagem que ignore as relações entre conhecimentos (E). O foco está na articulação entre os saberes, sem perder de vista a especificidade de cada disciplina.
Portanto, a alternativa A é a que melhor representa os princípios da reforma curricular do Ensino Médio conforme os PCNs, valorizando a interdisciplinaridade como eixo estruturante de uma educação mais dinâmica e conectada com as demandas contemporâneas.
Questão 35
A coordenação pedagógica propõe aos professores
que construam, conjuntamente, uma proposta de
trabalho que contemple uma determinada temática
comum. Nesse trabalho coletivo são, então,
organizados e selecionados conteúdos para a atuação
em sala de aula. Durante a realização de atividades no
interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram
mais que outros, e alguns professores se empenharam
mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que
complementassem o trabalho ou que interessassem
mais aos alunos. Continuamente, todos os professores
e a coordenação avaliavam esse processo,
comentando, criticando e sugerindo novas formas de
trabalho.
A situação aqui descrita reflete, principalmente,
características de um
- A)Plano de Aula.
- B)Planejamento Curricular.
- C)Projeto Interdisciplinar/Integrado.
- D)Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.)
A alternativa correta é C)
A situação descrita no texto ilustra claramente as características de um Projeto Interdisciplinar/Integrado. A abordagem coletiva, a seleção de conteúdos comuns e a colaboração entre professores e coordenação pedagógica evidenciam um trabalho que transcende as disciplinas isoladas, integrando diferentes áreas do conhecimento em torno de uma temática central.
Além disso, o envolvimento diferenciado dos alunos e a adaptação dos professores, buscando complementar o trabalho com temas de interesse dos estudantes, reforçam a natureza flexível e dinâmica desse tipo de projeto. A avaliação contínua e as sugestões para melhorias também são marcas de um processo interdisciplinar, que valoriza a participação ativa de todos os envolvidos.
Embora outras opções, como o Plano de Aula ou o Planejamento Curricular, possam parecer plausíveis à primeira vista, elas não capturam a essência colaborativa e integradora apresentada no texto. Já o Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) é um documento mais amplo, que define a identidade da escola, e não se limita a uma proposta específica de trabalho em sala de aula.
Portanto, a alternativa correta é C) Projeto Interdisciplinar/Integrado, pois reflete a prática pedagógica descrita, que promove a articulação entre saberes, a cooperação entre educadores e a construção de aprendizagens significativas para os alunos.
Questão 36
- A)permite que cada área de conhecimento amplie sua abrangência a partir da relação com as outras áreas de conhecimento.
- B)pressupõe que as áreas de conhecimento se distanciem de seus objetos de estudo para proporcionar a relação com as demais.
- C)articula os conhecimentos das duas áreas de conhecimento, negligenciando os objetos específicos que lhes são próprios.
- D)pressupõe que as áreas de conhecimento devem absorver os objetos de estudo das outras áreas envolvidas.
- E)requer apenas uma reorganização metodológica.
A alternativa correta é A)
O trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática e História, conforme proposto pelo professor do 6º ano, representa uma abordagem pedagógica enriquecedora, que valoriza a integração de saberes sem perder de vista os objetos específicos de cada área. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que afirma que a interdisciplinaridade "permite que cada área de conhecimento amplie sua abrangência a partir da relação com as outras áreas de conhecimento".
Essa perspectiva está alinhada com os documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino, que incentivam práticas pedagógicas capazes de conectar diferentes disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. No caso em questão, a Álgebra, originária do mundo árabe, pode ser explorada não apenas em seus aspectos matemáticos, mas também em seu contexto histórico e cultural, permitindo que os alunos compreendam como o conhecimento se desenvolveu e foi influenciado por diferentes sociedades.
O questionamento do professor de História sobre a necessidade de "abrir mão do objeto de estudo específico" revela uma preocupação comum entre docentes que ainda não vivenciaram a interdisciplinaridade. No entanto, como explicou o colega de Matemática, essa prática não implica a diluição ou negligência dos conteúdos próprios de cada disciplina. Pelo contrário, a interdisciplinaridade fortalece as áreas envolvidas, pois cada uma contribui com sua especificidade para a construção de um conhecimento mais amplo e integrado.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito de interdisciplinaridade. A letra B sugere um distanciamento dos objetos de estudo, o que não é necessário. A letra C menciona a negligência dos objetos específicos, o que contraria o princípio da interdisciplinaridade. A letra D propõe a absorção dos objetos de estudo de outras áreas, o que também não é correto. Por fim, a letra E reduz a interdisciplinaridade a uma mera reorganização metodológica, ignorando seu potencial de integração conceitual.
Portanto, a interdisciplinaridade, quando bem aplicada, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos percebam as conexões entre os saberes e desenvolvam uma visão mais crítica e articulada do mundo.
Questão 37
A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada
pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo
processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal
realidade também estava presente nas ações educacionais no
ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram
importantes mudanças, com uma educação voltada aos
interesses dos participantes, com projetos integrados,
aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho,
atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo
contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos
interdisciplinares que se caracterizam por:
- A)informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, cada uma com seu foco e contribuição específicos;
- B)uma solução de questões complexas em que cada matéria contribuiu com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento;
- C)uma interação entre duas ou mais disciplinas, que amplie a visão sobre o objeto de estudo, sendo os conceitos organizados em torno de unidades mais globais;
- D)estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias teorias de aprendizagem advindas de diferentes disciplinas;
- E)uma cooperação entre as várias disciplinas de tal forma que não haja mais separação entre elas, surgindo uma nova "macrodisciplina".
A alternativa correta é C)
A educação tradicional do início do século XX era marcada por um modelo rígido, no qual o professor ocupava o centro do processo de ensino, enquanto os alunos desempenhavam um papel passivo. Essa abordagem, além de desconsiderar as experiências individuais dos estudantes, também separava a escola da realidade cotidiana, criando um ambiente pouco estimulante e pouco eficaz para a aprendizagem. No contexto empresarial, essa mesma lógica se reproduzia, com treinamentos focados em transmissão unilateral de conhecimento, sem conexão com as necessidades práticas dos colaboradores.
No entanto, ao longo do tempo, a educação evoluiu, incorporando princípios mais dinâmicos e participativos. A nova perspectiva valoriza os interesses dos alunos, promove a aprendizagem ativa e integra conhecimentos de forma interdisciplinar. Nesse modelo, o trabalho em grupo, a cooperação e a aplicação prática do aprendizado ganham destaque, tornando o processo educativo mais significativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo.
No ambiente corporativo, essa transformação se reflete na demanda por projetos educacionais interdisciplinares, que vão além da simples justaposição de disciplinas. A alternativa correta, C), descreve justamente essa abordagem: uma interação genuína entre diferentes áreas do conhecimento, na qual os conceitos são organizados de maneira integrada, ampliando a compreensão sobre o objeto de estudo. Essa visão global e conectada é essencial para resolver problemas complexos e formar profissionais mais preparados para os desafios atuais.
Questão 38
Sobre interdisciplinaridade é incorreto afirmar, segundo Fazenda:
- A)A interdisciplinaridade surge como possibilidade de enriquecer e ultrapassar a integração dos elementos do conhecimento.
- B)A interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento, pressupondo a integração entre eles. É correto concluir que ela é só isso.
- C)A interdisciplinaridade está marcada por um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para a discussão.
- D)Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.
A alternativa correta é B)
Sobre interdisciplinaridade é incorreto afirmar, segundo Fazenda:
- A) A interdisciplinaridade surge como possibilidade de enriquecer e ultrapassar a integração dos elementos do conhecimento.
- B) A interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento, pressupondo a integração entre eles. É correto concluir que ela é só isso.
- C) A interdisciplinaridade está marcada por um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para a discussão.
- D) Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.
O gabarito correto é B, pois a interdisciplinaridade não se resume apenas à integração entre os elementos do conhecimento, mas envolve também um processo dinâmico e contínuo de construção e reconstrução do saber, ultrapassando a simples justaposição de disciplinas.
Questão 39
Analise as afirmativas correlatas.
I. “A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a
realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.”
ASSIM
II. “Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o
mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.”
Assinale a alternativa correta.
- A)As duas afirmativas são falsas.
- B)A segunda afirmativa contradiz a primeira.
- C)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
- D)As duas afirmativas são corretas e se complementam.
A alternativa correta é D)
O texto apresenta duas afirmativas que discutem a importância da interdisciplinaridade e da relação entre teoria e prática no processo de aprendizagem. A primeira afirmativa destaca a interdisciplinaridade como um meio de conectar diferentes áreas do conhecimento à realidade, promovendo um aprendizado contínuo e multifacetado. Já a segunda afirmativa enfatiza a necessidade de professores e alunos estabelecerem conexões entre os conhecimentos teóricos e o mundo real, exercitando esses saberes no cotidiano.
Ambas as afirmativas são corretas e se complementam, pois abordam aspectos essenciais de uma educação significativa e contextualizada. A interdisciplinaridade (Afirmativa I) fornece a base para a integração de conhecimentos, enquanto a prática de relacionar teoria e realidade (Afirmativa II) é uma consequência natural desse processo. Portanto, a alternativa D) "As duas afirmativas são corretas e se complementam" é a resposta adequada.
Questão 40
Analise as afirmativas sobre projetos e interdisciplinaridade, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.
( ) A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.
( ) A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão
epistemológica.
( ) Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.
A sequência está correta em
- A)V, V, F, F.
- B)V, F, V, F.
- C)F, V, F, V.
- D)F, F, V, V.
A alternativa correta é D)
Análise das afirmativas sobre projetos e interdisciplinaridade:
(F) O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.
Justificativa: O sucesso de um trabalho interdisciplinar vai além da integração, envolvendo também colaboração, objetivos comuns e aplicação prática.
(F) A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.
Justificativa: A interdisciplinaridade pode ocorrer em diversos contextos, como pesquisa, ensino ou reflexão teórica, sem estar atrelada a um projeto específico.
(V) A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão epistemológica.
Justificativa: A interdisciplinaridade surge da necessidade de superar a fragmentação do conhecimento, buscando conexões entre disciplinas.
(V) Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.
Justificativa: A interdisciplinaridade não só integra saberes, mas também envolve a ação humana, a colaboração e a perspectiva dos indivíduos que a praticam.
Sequência correta: D) F, F, V, V.