Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 41
Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa:
como ensinar”, leia as afirmativas a seguir.
I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que
nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar
os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação
de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução
exigisse o uso de recursos matemáticos.
- A)Apenas a afirmativa I está correta.
- B)Apenas a afirmativa II está correta.
- C)Apenas a afirmativa III está correta.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
- E)Apenas duas afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é D)
Análise das afirmativas sobre os modos de organização curricular segundo Antoni Zabala
Antoni Zabala, em sua obra "A prática educativa: como ensinar", apresenta diferentes modos de organização curricular, discutindo suas características e aplicações. As três afirmativas apresentadas refletem conceitos centrais de sua abordagem, e todas estão corretas, conforme análise a seguir:
Afirmativa I: Esta afirmação destaca a diferença essencial entre os modelos disciplinares e os globalizados. Nos métodos globalizados, as disciplinas não são o foco principal, mas sim instrumentos para alcançar objetivos educacionais mais amplos, como o desenvolvimento de habilidades e a resolução de problemas contextualizados. Essa perspectiva está alinhada com a visão de Zabala sobre a importância de uma abordagem integrada no processo de ensino.
Afirmativa II: A interdisciplinaridade, conforme descrita, é um conceito-chave na obra de Zabala. Ela envolve a colaboração entre disciplinas, podendo variar desde trocas simples até a integração profunda de conceitos. Essa interação é fundamental para romper com a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa.
Afirmativa III: O enfoque globalizador, como proposto por Zabala, parte de situações reais para contextualizar o aprendizado. Nesse caso, uma aula de matemática seria iniciada com um problema concreto, incentivando os alunos a aplicarem conhecimentos matemáticos para resolvê-lo. Essa abordagem valoriza a conexão entre teoria e prática, reforçando a relevância do conteúdo.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois refletem adequadamente as ideias de Zabala sobre organização curricular, interdisciplinaridade e globalização do ensino. A resposta correta é D) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 42
formar alunos com uma visão global de mundo,
aptos para “articular, religar, contextualizar, situarse
num contexto e, se possível, globalizar, reunir os
conhecimentos adquiridos” (MORIN, 2002, p. 29).
Analisando essa afirmação, assinale a alternativa
correta a seguir:
- A)As propostas interdisciplinares surgem e desenvolvem-se apoiando-se nas disciplinas.
- B)O desenvolvimento da interdisciplinaridade é um processo negativo para o aluno.
- C)O saber compartimentado na interdisciplinaridade deve ser descartado pela escola.
- D)A interdisciplinaridade tomou a prática pedagógica individualista.
A alternativa correta é A)
Um ensino pautado na prática interdisciplinar busca romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma abordagem integrada que permite aos alunos estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber. Como destacado por Morin (2002), essa perspectiva visa formar indivíduos capazes de contextualizar e sintetizar informações, desenvolvendo uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
A alternativa correta (A) afirma que "As propostas interdisciplinares surgem e desenvolvem-se apoiando-se nas disciplinas", o que está em consonância com o pensamento de Morin. A interdisciplinaridade não significa abandonar as disciplinas específicas, mas sim utilizá-las como base para construir pontes entre os diversos campos do conhecimento. Essa abordagem enriquece o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos percebam as relações entre os conteúdos estudados.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito de interdisciplinaridade. A opção B) é incorreta pois o desenvolvimento interdisciplinar traz benefícios cognitivos e formativos. A alternativa C) também está errada, já que o saber disciplinar não deve ser descartado, mas sim articulado. Por fim, a opção D) é equivocada porque a interdisciplinaridade justamente supera o individualismo pedagógico, promovendo trabalho colaborativo entre docentes e discentes.
Questão 43
Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente
à definição a seguir: caracteriza-se como nova concepção de
divisão do saber e visa à interdependência, à interação e à
comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Há
a interação e o compartilhamento de ideias, opiniões e
explicações.
- A)multidisciplinaridade
- B)interdisciplinaridade
- C)contextualização
- D)transdisciplinaridade
- E)pluridisciplinaridade
A alternativa correta é B)
O termo que melhor corresponde à definição apresentada é interdisciplinaridade, conforme indicado no gabarito correto (alternativa B). A interdisciplinaridade representa uma abordagem que busca integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdependência, a interação e a comunicação entre elas. Diferente da multidisciplinaridade, que apenas justapõe disciplinas sem conexão profunda, ou da transdisciplinaridade, que transcende as fronteiras disciplinares, a interdisciplinaridade enfatiza o diálogo e o compartilhamento de métodos, conceitos e perspectivas entre os campos do saber.
Essa concepção é fundamental em contextos educacionais e científicos, pois permite uma compreensão mais holística e articulada dos fenômenos estudados. Ao incentivar a troca de ideias e explicações, a interdisciplinaridade enriquece a produção do conhecimento e oferece respostas mais abrangentes aos desafios complexos da contemporaneidade.
Questão 44
- A)Apenas a afirmativa I está correta.
- B)Apenas a afirmativa II está correta.
- C)Apenas a afirmativa III está correta.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
- E)Apenas duas afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é D)
Os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala em sua obra "A prática educativa: como ensinar" refletem diferentes abordagens pedagógicas, cada uma com suas particularidades. A afirmativa I destaca a distinção entre modelos disciplinares e métodos globalizados, enfatizando que, nestes últimos, as disciplinas não são o fim em si mesmas, mas sim ferramentas para alcançar objetivos educacionais mais amplos. Essa perspectiva valoriza a aplicação prática do conhecimento em contextos reais, em vez de um ensino fragmentado e desconectado da realidade.
A afirmativa II aborda a interdisciplinaridade como uma interação entre disciplinas, que pode variar desde o compartilhamento de ideias até a integração profunda de conceitos. Essa abordagem promove a construção de um conhecimento mais holístico, rompendo com as barreiras tradicionais entre áreas do saber e incentivando a colaboração entre diferentes campos do conhecimento.
Já a afirmativa III exemplifica o enfoque globalizador por meio de uma aula de matemática que parte de uma situação real, demonstrando como o conhecimento disciplinar pode ser mobilizado para resolver problemas concretos. Essa metodologia reforça a relevância do aprendizado e sua aplicabilidade no cotidiano, tornando o ensino mais significativo para os estudantes.
Ao analisar as três afirmativas, percebe-se que todas estão corretas e complementares, pois descrevem aspectos distintos de uma educação que busca superar a fragmentação do saber. Portanto, a alternativa D) é a correta, já que todas as afirmações refletem princípios defendidos por Zabala em sua obra.
Questão 45
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue o item seguinte.
A didática contém características de interdisciplinaridade em
função de suas próprias características, originadas da
necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido
para os estudantes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A respeito da interdisciplinaridade e da globalização do conhecimento, é correto afirmar que a didática possui características interdisciplinares devido à sua própria natureza e aos objetivos que busca alcançar. A interdisciplinaridade surge da necessidade de tornar o processo de aprendizagem significativo para os estudantes, integrando diferentes áreas do saber para promover uma compreensão mais ampla e contextualizada.
A didática, como campo de estudo e prática educativa, não se limita a métodos isolados, mas busca articular conhecimentos de diversas disciplinas para atender às demandas complexas da educação. Essa abordagem permite que os objetivos de aprendizagem façam sentido para os alunos, conectando-se às suas realidades e experiências.
Portanto, a afirmação de que "a didática contém características de interdisciplinaridade em função de suas próprias características, originadas da necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido para os estudantes" está correta (C), pois reflete a essência da prática pedagógica contemporânea, que valoriza a integração e a contextualização do conhecimento.
Questão 46
Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a
intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito,
prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida
em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve
diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o
valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais.
( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada,
não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática
pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade.
( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à
revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a
organização administrativa e pedagógica da escola.
( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que
estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social,
facilitando o trabalho dos educadores.
Assinale a sequência correta.
- A)F, F, V, V
- B)V, F, V, F
- C)F, V, F, V
- D)V, V, F, F
A alternativa correta é D)
Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a interseccionalidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(V) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais.
(V) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade.
(F) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.
(F) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores.
Assinale a sequência correta.
- A) F, F, V, V
- B) V, F, V, F
- C) F, V, F, V
- D) V, V, F, F
O gabarito correto é D).
Questão 47
- A)Atitude interdisciplinar requer uma mudança conceitual no pensamento e na prática docente, pois seus alunos não conseguirão pensar interdisciplinarmente se o professor lhes oferecer um saber fragmentado e descontextualizado.
- B)A prática interdisciplinar pressupõe uma desconstrução, uma ruptura com o tradicional e com o cotidiano tarefeiro escolar.
- C)A interdisciplinaridade acontece naturalmente se houver sensibilidade para o contexto, mas sua prática e sistematização demandam trabalho didático de um ou mais professores.
- D)Apenas o trabalho a partir de temas geradores, por todos os professores da escola, não garante o sucesso do trabalho interdisciplinar.
- E)Ao final de cada período letivo, deve ocorrer uma avaliação que contemple pelo menos uma questão relacionada a cada disciplina trabalhada.
A alternativa correta é E)
A interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem é uma abordagem que busca integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada do saber. No entanto, nem todas as afirmações sobre o tema estão corretas. A alternativa E) é a incorreta, pois a avaliação interdisciplinar não deve se limitar a questões isoladas de cada disciplina ao final do período letivo. Essa abordagem fragmentada contradiz o princípio da interdisciplinaridade, que valoriza a conexão entre os saberes e a construção de um conhecimento integrado.
As demais alternativas apresentam conceitos válidos sobre a interdisciplinaridade:
- A) Destaca a necessidade de uma mudança na postura do professor, abandonando a fragmentação do conhecimento.
- B) Refere-se à ruptura com modelos tradicionais de ensino, essencial para uma prática interdisciplinar.
- C) Reconhece que a interdisciplinaridade exige intencionalidade e planejamento, não ocorrendo apenas de forma espontânea.
- D) Afirma que o uso de temas geradores, por si só, não assegura o sucesso da interdisciplinaridade, dependendo de outros fatores.
Portanto, a alternativa E) se mostra equivocada ao propor uma avaliação desarticulada, que não reflete a essência da interdisciplinaridade: a integração contínua e significativa entre as disciplinas.
Questão 48
- A)Contínua, reflexiva, capaz de subsidiar o fazer educativo pautado na realidade.
- B)Descontínua, avaliativa e fornecedora de subsídios a ação docente.
- C)Descontínua, reflexiva e realizada de forma coletiva.
- D)Todas as alternativas estão corretas.
- E)Todas as alternativas estão erradas.
A alternativa correta é A)
A formação docente coletiva é um pilar essencial para a construção de uma educação interdisciplinar e integradora, capaz de responder às complexidades do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, mais do que simplesmente promover a colaboração entre professores, essa formação deve estar alicerçada em princípios que garantam sua efetividade e relevância para os educandos.
O gabarito aponta a alternativa A como correta, pois destaca características fundamentais para uma formação docente de qualidade: continuidade, reflexão e análise da realidade educacional. Esses elementos são indispensáveis para que o professor não apenas adquira conhecimentos, mas também os aplique de maneira contextualizada, atendendo às necessidades dos alunos.
Uma formação contínua assegura que o docente esteja em constante atualização, acompanhando as transformações sociais, tecnológicas e pedagógicas. Já a reflexão crítica permite que ele avalie sua prática, identificando pontos de melhoria e adaptando suas estratégias. Por fim, o subsídio à ação educativa, baseado na realidade escolar, garante que o ensino seja significativo e transformador.
As demais alternativas apresentam contradições ou lacunas. A formação descontínua (opções B e C) fragiliza o desenvolvimento profissional, enquanto a ausência de reflexão ou contextualização (como em B) limita o impacto da prática docente. Portanto, apenas a alternativa A contempla de forma integral os princípios necessários para uma formação docente verdadeiramente eficaz.
Questão 49
Um trabalho que tem como objetivo a interdisciplinaridade
do conhecimento caracteriza-se pelo(a)
- A)integração dos saberes que são tidos como os saberes das minorias oprimidas no contexto global.
- B)valorização do saber da experiência empírica como base para a construção de novos saberes.
- C)diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, rompendo com as barreiras entre disciplinas.
- D)globalização dos conhecimentos que possibilita a homogeneidade, no trabalho com os conteúdos.
- E)homogeneidade dos conteúdos, base da aprendizagem de disciplinas comuns.
A alternativa correta é C)
Um trabalho que tem como objetivo a interdisciplinaridade do conhecimento caracteriza-se pelo(a):
- A) integração dos saberes que são tidos como os saberes das minorias oprimidas no contexto global.
- B) valorização do saber da experiência empírica como base para a construção de novos saberes.
- C) diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, rompendo com as barreiras entre disciplinas.
- D) globalização dos conhecimentos que possibilita a homogeneidade no trabalho com os conteúdos.
- E) homogeneidade dos conteúdos, base da aprendizagem de disciplinas comuns.
O gabarito correto é C).
Questão 50
A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento
produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Sobre esse tema,
está INCORRETA a afirmativa:
- A)A interdisciplinaridade é apenas a reorganização metódica de disciplinas e conteúdos em uma grade.
- B)A interdisciplinaridade é uma atitude epistemológica e pedagógica que incorpora uma nova concepção de conhecimento, sujeito e relação do sujeito com o conhecimento.
- C)A interdisciplinaridade é uma tomada de posição, é uma atitude face ao problema do conhecimento, por parte dos professores, alunos, pesquisadores e demais pessoas envolvidas em um projeto educativo.
- D)As práticas pedagógicas devem estar comprometidas de forma a contemplar a interdisciplinaridade, a contextualização, o desenvolvimento e a formação de sujeitos autônomos e cidadãos.
A alternativa correta é A)
A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, produzida por uma abordagem que não considera a inter-relação e a influência entre eles. Sobre esse tema, a afirmativa INCORRETA é:
- A) A interdisciplinaridade é apenas a reorganização metódica de disciplinas e conteúdos em uma grade.
Essa afirmação está incorreta porque reduz a interdisciplinaridade a uma mera reorganização estrutural, ignorando seu caráter transformador e integrador. As outras opções apresentam visões mais alinhadas com a essência da interdisciplinaridade:
- B) A interdisciplinaridade é uma atitude epistemológica e pedagógica que incorpora uma nova concepção de conhecimento, sujeito e relação do sujeito com o conhecimento.
- C) A interdisciplinaridade é uma tomada de posição, é uma atitude face ao problema do conhecimento, por parte dos professores, alunos, pesquisadores e demais pessoas envolvidas em um projeto educativo.
- D) As práticas pedagógicas devem estar comprometidas de forma a contemplar a interdisciplinaridade, a contextualização, o desenvolvimento e a formação de sujeitos autônomos e cidadãos.
Portanto, o gabarito correto é A), pois essa afirmação não capta a profundidade e o propósito da interdisciplinaridade, que vai além de uma simples reorganização de conteúdos.