Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 51
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao
currículo.
A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador aplicado a
um objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um
plano de intervenção, e deve partir da necessidade percebida
na escola pelos professores e alunos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo:
A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador aplicado a um objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção, e deve partir da necessidade percebida na escola pelos professores e alunos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 52
Julgue o item subsequente, relativos a procedimentos de
apresentação de pontos de vista.
A interdisciplinaridade, entendida como estratégia de
complementaridade de conhecimentos diversos e de
cooperação entre profissionais de diferentes áreas, facilita
a discussão/abordagem de problemas complexos, como, por
exemplo, o consumo de drogas ilícitas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue o item subsequente, relativos a procedimentos de apresentação de pontos de vista.
A interdisciplinaridade, entendida como estratégia de complementaridade de conhecimentos diversos e de cooperação entre profissionais de diferentes áreas, facilita a discussão/abordagem de problemas complexos, como, por exemplo, o consumo de drogas ilícitas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 53
Sobre a concepção de politecnia, segundo Saviani, considere as afirmativas:
I. A ideia de politecnia postula que o processo de trabalho desenvolva, de forma indissolúvel, os aspectos manuais
e os intelectuais.
II. A produção moderna se baseia na Ciência, de forma que o trabalhador deve dominar os princípios científicos
sobre os quais se funda a organização do trabalho moderno.
III. A assimilação dos conhecimentos teóricos disponíveis é mais importante do que a assimilação dos conhecimentos
práticos. Assim, em sala de aula é fundamental que se dê prioridade à teoria.
IV. A noção de interdisciplinaridade claramente resolve o problema da fragmentação do conhecimento.
Estão corretas somente as afirmativas:
- A)I e III.
- B)II e IV.
- C)I, II e IV.
- D)I e II.
- E)II e III.
A alternativa correta é D)
Sobre a concepção de politecnia segundo Saviani: uma análise das afirmativas
A politecnia, conforme abordada por Dermeval Saviani, representa uma concepção educacional que busca superar a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor essa perspectiva:
Afirmativa I: Correta. A politecnia propõe exatamente a integração indissociável entre as dimensões manual e intelectual do trabalho, rompendo com a separação histórica entre essas esferas.
Afirmativa II: Correta. Saviani destaca que na sociedade moderna o trabalho se fundamenta no conhecimento científico, sendo essencial que o trabalhador compreenda os princípios científicos que embasam os processos produtivos.
Afirmativa III: Incorreta. A politecnia não estabelece hierarquia entre teoria e prática, mas sim sua articulação dialética. A priorização exclusiva da teoria contraria o princípio da integração entre conhecimento e ação.
Afirmativa IV: Incorreta. Embora a interdisciplinaridade seja importante, Saviani não a apresenta como solução definitiva para a fragmentação do conhecimento, mas sim como parte de um processo mais amplo de formação integral.
Portanto, conforme demonstrado, apenas as afirmativas I e II estão corretas, correspondendo à alternativa D) do gabarito. A politecnia, nessa perspectiva, configura-se como proposta educacional que visa à formação omnilateral do trabalhador, superando as limitações da educação dualista.
Questão 54
Em uma escola de Ensino Médio, no Rio de Janeiro,
os professores decidiram trabalhar a questão
ambiental associada às transformações sociais
causadas pelas obras para a Copa e Olimpíadas.
Cada disciplina se organizará buscando fazer
associações significativas com sua matriz curricular,
de modo que o tema do projeto perpasse por todas
elas.
A definição dessa forma de trabalho coletivo está
associada à concepção de um currículo:
- A)transdisciplinar.
- B)fragmentado.
- C)disciplinarizado.
- D)interdisciplinar.
- E)linearizado.
A alternativa correta é D)
Em uma escola de Ensino Médio no Rio de Janeiro, os professores optaram por abordar a questão ambiental relacionada às transformações sociais decorrentes das obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Essa iniciativa demonstra uma abordagem pedagógica integrada, na qual diferentes disciplinas trabalham em conjunto, conectando seus conteúdos específicos a um tema central comum.
A estratégia adotada pela escola reflete uma concepção curricular interdisciplinar, conforme indicado pela alternativa correta D). A interdisciplinaridade se caracteriza pela articulação entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam os temas de forma mais ampla e contextualizada, superando a fragmentação do saber.
Ao contrário de um currículo fragmentado (B) ou linearizado (E), que isolam os conteúdos, ou puramente disciplinarizado (C), que mantém as matérias estanques, a interdisciplinaridade promove diálogos entre os saberes. Também difere da transdisciplinaridade (A), que busca ultrapassar as fronteiras disciplinares de forma mais radical.
Nesse projeto, cada disciplina contribui com seu olhar específico para enriquecer a compreensão do tema socioambiental, mantendo sua identidade, mas estabelecendo conexões significativas com as demais áreas. Essa abordagem prepara melhor os estudantes para lidar com problemas complexos do mundo contemporâneo, que raramente se restringem a uma única área do conhecimento.
Questão 55
No campo da educação, os termos globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que o mundo está vivendo. Essas transformações requerem uma postura interdisciplinar. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
- A)No desenvolvimento de atividades interdisciplinares, o aluno constrói o conhecimento sozinho.
- B)A função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.
- C)A interdisciplinaridade é compreendida como uma forma de trabalhar, em cada disciplina, seu tema específico.
- D)A interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma inclusão na qual não há limites entre as disciplinas.
- E)A aprendizagem interdisciplinar dispensa um planejamento em conjunto, como a metodologia de projetos.
A alternativa correta é B)
No contexto educacional contemporâneo, a interdisciplinaridade surge como uma resposta às demandas de um mundo em constante transformação, marcado pela globalização e pela necessidade de superar barreiras tradicionais. O texto apresentado destaca que essa abordagem visa ampliar a visão dos alunos, permitindo que explorem diferentes perspectivas sobre um mesmo fenômeno. A alternativa correta, B), reforça essa ideia ao afirmar que a interdisciplinaridade tem como função principal oferecer múltiplos olhares sobre um fato, integrando conhecimentos de diversas áreas.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito. A letra A) ignora o papel colaborativo da interdisciplinaridade, que envolve tanto o aluno quanto o professor na construção do saber. A opção C) reduz a interdisciplinaridade a um trabalho isolado dentro de cada disciplina, contrariando sua essência integradora. Já a alternativa D) confunde interdisciplinaridade com ausência de limites entre as disciplinas, quando, na verdade, ela busca a conexão sem eliminar suas especificidades. Por fim, a letra E) desconsidera a importância do planejamento conjunto, elemento fundamental para o sucesso de práticas interdisciplinares, como a metodologia de projetos.
Portanto, a resposta B) é a única que reflete adequadamente o propósito da interdisciplinaridade: enriquecer a aprendizagem por meio da diversidade de abordagens, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interconectado.
Questão 56
Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos
- A)na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.
- B)na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.
- C)que fica mais a cargo do professor.
- D)que fica mais a cargo dos alunos.
A alternativa correta é B)
Os Projetos Temáticos representam uma abordagem pedagógica inovadora, que promove a interdisciplinaridade ao romper com as barreiras tradicionais entre as disciplinas. Essa metodologia incentiva uma visão integrada do conhecimento, onde os alunos exploram temas complexos por meio de múltiplas perspectivas, ultrapassando a fragmentação característica do currículo convencional.
A alternativa correta, B), afirma que os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes nesse contexto. Isso ocorre porque os projetos temáticos exigem a colaboração entre diferentes saberes, permitindo que os estudantes percebam as conexões entre os conteúdos e desenvolvam habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
As outras opções não refletem adequadamente o propósito dos projetos temáticos:
- A) Incorreta, pois a interdisciplinaridade dilui, e não reforça, os limites entre as disciplinas.
- C) e D) Incorretas, porque o trabalho interdisciplinar envolve tanto o professor quanto os alunos em um processo colaborativo, e não como responsabilidade exclusiva de um ou outro.
Portanto, os projetos temáticos são eficazes justamente por transcenderem as divisões disciplinares, criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e significativo.
Questão 57
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
- A)da utilização de materiais didáticos escritos.
- B)da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
- C)de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
- D)do desenvolvimento de projetos temáticos.
A alternativa correta é D)
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio:
- A) da utilização de materiais didáticos escritos.
- B) da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
- C) de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
- D) do desenvolvimento de projetos temáticos.
O gabarito correto é D).
Questão 58
De acordo com Pontuschka (1993): “A adoção da ideia de tema gerador como procedimento básico, para a organização do fazer pedagógico de modo interdisciplinar, dá conta de uma necessidade específica do trabalho interdisciplinar que é a temática comum. Só que vai além, amarrando-se com outro aspecto político-pedagógico da proposta de trabalho: a relação estreita da prática pedagógica com a realidade social local em que está mergulhada a escola”. Tal processo educacional de escolha, revisão e busca de explicações sobre os problemas locais configura-se, também, como espaço de formação docente, uma vez que tal método pedagógico,
- A)envolve o levantamento preliminar, necessário para a escolha do(s) tema(s), em um processo constante de retomada e realimentação do estudo da realidade local, aprofundando sua abordagem sob novos prismas e com complexidade crescente.
- B)estimula a participação dos alunos, comunidade e escola na definição dos temas geradores, evitando que opiniões contrárias das definidas pelo próprio grupo atrapalhem as atividades realizadas em sala de aula nas diversas disciplinas.
- C)requer discussões em pequenos grupos, com leitura de livros apropriados para o desenvolvimento do tema gerador, para que os alunos possam embasar cientificamente os dados coletados pela comunidade durante o levantamento preliminar.
- D)valoriza a cultura e as formas de conhecimento acumulados pelos grupos sociais locais, deixando em segundo plano o conhecimento acadêmico, o que resulta em uma melhora da prática pedagógica.
- E)parte da individualidade de cada professor, pois este traz dados de sua história pessoal e profissional para a definição dos temas, buscando passar seus saberes anteriores aos alunos para atuarem na realidade local
A alternativa correta é A)
De acordo com Pontuschka (1993), a adoção do tema gerador como base para a organização pedagógica interdisciplinar não apenas estabelece uma temática comum, mas também fortalece a conexão entre a prática educativa e a realidade social local. Essa abordagem transforma o processo educacional em um espaço de formação docente, pois exige um engajamento contínuo com o contexto em que a escola está inserida.
Entre as alternativas apresentadas, a opção A) destaca-se como a correta, pois reflete o caráter dinâmico e aprofundado do método. O levantamento preliminar da realidade local, seguido de revisões e novas abordagens, permite uma compreensão cada vez mais complexa dos problemas e temas escolhidos. Esse processo não é estático, mas sim um ciclo de retomada e realimentação, essencial para a interdisciplinaridade.
As demais alternativas apresentam aspectos válidos, porém não capturam a essência do trecho citado. A alternativa B) menciona a participação coletiva, mas ignora o aspecto de constante revisão; a C) foca na fundamentação científica, sem abordar a relação com a realidade local; a D) desvaloriza o conhecimento acadêmico, o que contraria a proposta de integração; e a E) prioriza a individualidade do professor, desconsiderando o caráter coletivo e contextual do tema gerador.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza a ideia de Pontuschka, ao enfatizar o processo contínuo de estudo e reinterpretação da realidade local como base para uma prática pedagógica interdisciplinar e transformadora.
Questão 59
Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
De acordo com o princípio básico da ética humana, as particularidades devem dar o tom nas relações de trabalho saudáveis.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
De acordo com o princípio básico da ética humana, as particularidades devem dar o tom nas relações de trabalho saudáveis.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 60
Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade é a dinâmica de ensino que trabalha o conhecimento de forma articulada e interdependente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade é a dinâmica de ensino que trabalha o conhecimento de forma articulada e interdependente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).