Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso

Questão 61

Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.

A globalização atual trouxe à luz um novo sujeito, com uma nova identidade, agora construída a partir de vários referenciais de pertencimento sociocultural.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.

A globalização atual trouxe à luz um novo sujeito, com uma nova identidade, agora construída a partir de vários referenciais de pertencimento sociocultural.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C) CERTO.

Questão 62

Julgue o item que se segue, acerca de globalização e interdisciplinaridade.

Na base do processo de globalização, estão presentes os momentos de adulteração e difusão; neste ocorre a divulgação das ideologias predominantes.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O item em questão aborda a relação entre globalização e interdisciplinaridade, afirmando que na base do processo de globalização estão presentes os momentos de "adulteração e difusão", sendo que neste último ocorre a divulgação das ideologias predominantes. O gabarito indica que a afirmação está ERRADA (E), e essa correção pode ser justificada da seguinte maneira:

Embora a globalização de fato envolva processos de difusão cultural, econômica e ideológica, o termo "adulteração" não é comumente associado à sua base conceitual. A globalização é caracterizada principalmente pela integração de mercados, trocas culturais, avanços tecnológicos e fluxos de informação, sem necessariamente implicar uma distorção ou corrupção ("adulteração") como elemento fundamental. Além disso, a difusão de ideologias é apenas um dos aspectos desse fenômeno complexo, que também inclui interdependência econômica, mobilidade e hibridização cultural.

Portanto, a afirmação contém imprecisões ao sugerir que a "adulteração" é parte essencial da globalização e ao reduzir a difusão apenas à propagação de ideologias dominantes. O processo é mais amplo e multifacetado, o que justifica a classificação do item como ERRADO.

Questão 63

Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

  • A)deixa de resgatar o interesse dos alunos da sala, pois a vivência cultural não representa desafios apropriados a serem assumidos e transpostos durante o aprendizado.
  • B)segue os avanços teóricos que comprovam que a aprendizagem não se dá pelo treino mecânico descontextualizado, ou pela exposição exaustiva do professor.
  • C)preocupa-se mais com o que ensinar e menos com os modos pelos quais os alunos aprendem.
  • D)segue por avanços estratégicos, sem levar em conta o conteúdo e a proposta curricular pré-estabelecidos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O texto apresenta uma situação pedagógica em que uma professora da 2ª série utiliza a profissão do pai de um aluno para ensinar unidades de medida, integrando o cotidiano da comunidade ao processo de aprendizagem. Essa abordagem reflete uma perspectiva educacional alinhada com teorias contemporâneas que valorizam a contextualização do conhecimento e a relação entre escola e vida real.

A alternativa B) é a correta, pois destaca que a professora segue avanços teóricos que rejeitam métodos mecânicos e descontextualizados de ensino, priorizando uma aprendizagem significativa. Essa visão está em sintonia com as ideias de teóricos como Vygotsky e Paulo Freire, que defendem a importância da interação social e da realidade do aluno no processo educativo.

As demais alternativas não correspondem à situação descrita. A alternativa A) é incorreta, pois a vivência cultural, longe de desinteressar os alunos, potencializa seu engajamento. A alternativa C) também está errada, já que a professora demonstra preocupação com os modos de aprendizagem ao contextualizar o conteúdo. Por fim, a alternativa D) é inadequada, pois não há indícios de que a professora ignore o currículo ou os conteúdos estabelecidos.

Portanto, a resposta correta é B), que reconhece a abordagem da professora como uma prática pedagógica inovadora e alinhada com as teorias educacionais mais recentes.

Questão 64

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade, e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem.
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a alternativa CORRETA.


  • A)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • B)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • C)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • D)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • E)Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O fazer pedagógico no contexto contemporâneo exige do educador infantil uma visão ampla e integrada, que abranja não apenas os aspectos cognitivos, mas também as dimensões sociais, culturais e emocionais da criança. A Psicologia da Educação e a interdisciplinaridade desempenham um papel fundamental nesse processo, oferecendo bases teóricas e práticas para uma educação mais humanizada e eficaz.

Analisando as afirmativas apresentadas, podemos destacar:

I. Correta. No início do século XX, a Psicologia foi considerada "a rainha da pedagogia" devido à sua influência nos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem, contribuindo para a fundamentação científica da prática educativa.

II. Correta. A Sociologia, especialmente a Sociologia da Infância, oferece importantes contribuições ao processo pedagógico, ajudando a compreender a criança como um ser social, inserido em contextos culturais e históricos específicos.

III. Incorreta. A interdisciplinaridade não causa confusão, mas enriquece o olhar sobre a criança, permitindo uma abordagem mais completa e integrada de seu desenvolvimento.

IV. Incorreta. A Educação Infantil não deve adotar um modelo mecanicista, mas sim considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de construir seu conhecimento através de interações significativas.

V. Incorreta. O psiquismo infantil é complexo, mas não justifica o uso sistemático da autoridade e da repressão. Pelo contrário, o professor deve atuar como mediador, promovendo a autonomia e o desenvolvimento integral da criança.

Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I e II estão corretas, pois são as únicas que refletem adequadamente as contribuições da Psicologia e da Sociologia para a Educação Infantil, sem incorrer em visões reducionistas ou autoritárias do processo educativo.

Questão 65

A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas,

I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã.
II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos.
III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação.
IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva.
V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola.

verifica-se que está(ão) correta(s)







  • A)V, apenas.
  • B)I, II e III, apenas.
  • C)I, IV e V, apenas.
  • D)II, III e IV, apenas.
  • E)I, II, III, IV e V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica tem como princípio fundamental a incorporação dos direitos humanos em suas diretrizes curriculares, visando uma educação de qualidade que respeite a diversidade e promova a cidadania. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar aquelas que estão alinhadas com essa perspectiva inclusiva e ética.

A afirmativa I está correta, pois destaca a importância da interação entre a diversidade sociocultural e o currículo, baseada em concepções histórico-críticas que formam a consciência cidadã. Essa abordagem é essencial para uma educação inclusiva e transformadora.

A afirmativa IV também está correta, já que a interdisciplinaridade é uma estratégia pedagógica fundamental para promover a integração de conhecimentos e facilitar as interações em uma escola inclusiva, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico.

Por fim, a afirmativa V está correta, pois reforça a necessidade de colaboração com instituições ligadas à diversidade cultural, ampliando as possibilidades de interação e enriquecimento do projeto pedagógico escolar.

As afirmativas II e III, embora contenham elementos relevantes, não estão totalmente alinhadas com o enfoque principal da questão, que é a promoção da inclusão por meio de estratégias pedagógicas integradoras e colaborativas.

Portanto, a alternativa correta é a C) I, IV e V, apenas, pois essas afirmativas representam de forma mais completa e direta os princípios de uma educação inclusiva baseada nos direitos humanos e na valorização da diversidade sociocultural.

Questão 66

Sobre a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A)Em grande medida, sob a luz da Didática, é possível entender os termos transversalidade e interdisciplinaridade como basicamente sinônimos.
  • B)A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento.
  • C)Na prática pedagógica, a adoção da transversalidade é viável ainda que a escola adote uma perspectiva disciplinar rígida.
  • D)É totalmente possível a adoção uniforme da transversalidade em todas as áreas curriculares.
  • E)A transversalidade guarda relação principalmente com a dimensão da Didática.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Sobre a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, a alternativa correta é a E), que afirma: "A transversalidade guarda relação principalmente com a dimensão da Didática."

A transversalidade, no contexto educacional, está intimamente ligada à Didática, pois diz respeito à forma como os conhecimentos podem ser integrados e aplicados de maneira contextualizada, ultrapassando as fronteiras das disciplinas tradicionais. Ela não se limita a uma abordagem epistemológica (como sugerido na alternativa B), nem pode ser implementada de forma uniforme em todas as áreas (alternativa D), já que cada campo do saber possui particularidades que demandam adaptações.

Embora transversalidade e interdisciplinaridade compartilhem certos princípios, não são sinônimos (alternativa A). A interdisciplinaridade busca a integração entre disciplinas, enquanto a transversalidade aborda temas que permeiam diferentes áreas, muitas vezes relacionados a valores sociais, éticos e culturais. Além disso, a implementação da transversalidade exige flexibilidade curricular, tornando inviável sua adoção em contextos de rigidez disciplinar (alternativa C).

Portanto, a alternativa E) é a que melhor define a relação da transversalidade com a Didática, destacando seu papel na organização e mediação do processo de ensino-aprendizagem de forma integrada e significativa.

Questão 67

Referente ao trabalho em equipe interdisciplinar e multidisciplinar, assinale a opção INCORRETA.

  • A)A equipe multidisciplinar escolar consiste na relação entre profissionais para os quais o aluno é visto como um todo.
  • B)O trabalho em equipe interdisciplinar consiste na integração do conhecimento existente entre as disciplinas.
  • C)O trabalho em equipe interdisciplinar manifesta-se em substituição à concepção fragmentada do conhecimento.
  • D)O trabalho multidisciplinar analisa cada elemento individual e cada profissional apresenta o parecer específico de sua especialidade.
  • E)O trabalho em equipe interdisciplinar consiste em unidisciplinas com base em mono teóricos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Referente ao trabalho em equipe interdisciplinar e multidisciplinar, assinale a opção INCORRETA.

  • A) A equipe multidisciplinar escolar consiste na relação entre profissionais para os quais o aluno é visto como um todo.
  • B) O trabalho em equipe interdisciplinar consiste na integração do conhecimento existente entre as disciplinas.
  • C) O trabalho em equipe interdisciplinar manifesta-se em substituição à concepção fragmentada do conhecimento.
  • D) O trabalho multidisciplinar analisa cada elemento individual e cada profissional apresenta o parecer específico de sua especialidade.
  • E) O trabalho em equipe interdisciplinar consiste em unidisciplinas com base em mono teóricos.

O gabarito correto é E.

Questão 68

A interdisciplinaridade pode ser entendida, num sentido amplo, como a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Dessa forma, em relação ao trabalho interdisciplinar na escola, é possível afirmar que:

I. para um trabalho interdisciplinar, é de grande importância a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

II. é necessário ter uma intencionalidade definida para um trabalho de caráter interdisciplinar.

III. uma escola participativa e decisiva tem como base uma concepção fragmentária do conhecimento, sendo este um dos objetivos do trabalho com caráter interdisciplinar.

IV. transformar a concepção fragmentária em uma concepção unitária do conhecimento é um dos objetivos do trabalho interdisciplinar.

Assinale a alternativa CORRETA.









  • A)Apenas I e II estão corretas.
  • B)Apenas II e IV estão corretas.
  • C)Apenas II, III e IV estão corretas.
  • D)Apenas I, II e IV estão corretas.
  • E)Apenas I e III estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A interdisciplinaridade, como abordagem educacional, busca romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo a integração entre diferentes disciplinas. No contexto escolar, essa prática exige uma visão holística e colaborativa, conforme demonstram as afirmações apresentadas.

A primeira afirmação (I) está correta, pois a interdisciplinaridade pressupõe a união entre ensino, pesquisa e extensão, elementos indissociáveis para uma educação significativa. A segunda (II) também está correta, já que todo trabalho interdisciplinar demanda planejamento e objetivos claros para alcançar sua finalidade integradora.

A terceira afirmação (III) está incorreta porque contradiz o princípio básico da interdisciplinaridade: superar a fragmentação do conhecimento. Por outro lado, a quarta (IV) está correta ao afirmar que um dos principais objetivos da interdisciplinaridade é transformar a concepção fragmentária em unitária.

Portanto, as afirmações corretas são I, II e IV, correspondendo à alternativa D. Essa análise reforça a importância da interdisciplinaridade como ferramenta para construir uma visão integrada do saber, essencial para a formação crítica dos estudantes.

Questão 69

Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.

( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.

( ) Na organização curricular não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A)F, V e F
  • B)V, F e F
  • C)V, V e V.
  • D)F, V e V.
  • E)F, F e F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, analisemos cada afirmativa:

(V) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.
Essa afirmativa é verdadeira, pois a transversalidade busca tratar temas que perpassam diferentes áreas do conhecimento, integrando-os ao currículo de forma articulada.

(F) A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico-metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.
Essa afirmativa é falsa, pois a interdisciplinaridade justamente promove a integração entre disciplinas, buscando superar a fragmentação do conhecimento.

(F) Na organização curricular não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam.
Essa afirmativa é falsa, pois ambas podem ser articuladas no currículo, com a transversalidade trabalhando temas que atravessam as disciplinas e a interdisciplinaridade promovendo diálogo entre elas.

Portanto, a sequência correta é V, F, F, correspondente à alternativa B).

Continua após a publicidade..

Questão 70

Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

 
( ) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.
( ) Na organização curricular, não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam. 
 Assinale:

  • A)F, V e F.
  • B)V, F e F.
  • C)V, V e V.
  • D)F, V e V.
  • E)F, F e F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O conceito de transversalidade refere-se a uma abordagem pedagógica que organiza o trabalho didático em torno de eixos temáticos integrados às disciplinas, promovendo a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. Portanto, a primeira afirmação é Verdadeira (V), pois a transversalidade busca justamente superar a fragmentação do saber, articulando temas relevantes de forma horizontal no currículo.

Já a interdisciplinaridade, ao contrário do que afirma a segunda sentença, não enfatiza a separação das áreas do conhecimento, mas sim a integração entre elas, visando uma compreensão mais ampla e contextualizada dos saberes. Dessa forma, a segunda afirmação é Falsa (F), pois a interdisciplinaridade pressupõe diálogo e colaboração entre disciplinas.

A terceira afirmação, que nega a possibilidade de complementaridade entre interdisciplinaridade e transversalidade, também é Falsa (F). Ambas as abordagens podem coexistir e se fortalecer mutuamente em um currículo, uma vez que a transversalidade trabalha com temas que perpassam diversas disciplinas, enquanto a interdisciplinaridade promove a integração entre elas.

Portanto, a sequência correta é V, F, F, correspondente à alternativa B).

1 5 6 7 8 9 10