Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso
Questão 71
A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca
- A)dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, organizando o trabalho pedagógico de forma equilibrada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.
- B)assegurar, no âmbito do governo, a articulação entre as diferentes políticas públicas, tais como as relacionadas a projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.
- C)transformar a escola em um polo de trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.
- D)romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem, pois reconhece que a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada nos mais diversos espaços sociais.
- E)vincular a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade, a partir de uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
A alternativa correta é E)
A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal é pautada por princípios que visam uma formação mais ampla e conectada com a realidade dos estudantes. Entre esses princípios, a transversalidade se destaca por promover uma abordagem educacional que integra diferentes áreas do conhecimento e conecta a aprendizagem com o cotidiano dos alunos.
O princípio da transversalidade, conforme indicado no gabarito correto (alternativa E), deve ser entendido como a vinculação da aprendizagem aos interesses e problemas reais dos alunos e da comunidade. Essa concepção parte de uma visão interdisciplinar, na qual os saberes não são compartimentados, mas sim articulados de forma a tornar o conhecimento significativo e aplicável.
Diferentemente das outras alternativas, que abordam aspectos como a intersetorialização (B), a relação escola-comunidade (C) ou a territorialidade (D), a transversalidade foca especificamente na integração dos conteúdos escolares com as vivências dos estudantes. Isso permite que a educação dialogue com os desafios sociais, culturais e até mesmo pessoais enfrentados por eles, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.
Portanto, a transversalidade não se limita a equilibrar dimensões humanas (A), mas sim a romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma educação crítica e contextualizada. Essa abordagem reforça o papel da escola como um espaço de transformação social, onde os saberes acadêmicos e comunitários se complementam para formar cidadãos mais conscientes e preparados para intervir em sua realidade.
Questão 72
Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue o item subsequente.
A interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, o item em análise afirma que a interdependência entre métodos, objetivos e conteúdos é um pressuposto do processo educacional, e que, em algumas situações, os métodos podem ser considerados como conteúdos. Essa afirmação está correta, conforme o gabarito indica (C) CERTO.
A relação entre métodos, objetivos e conteúdos é essencial para a efetividade do processo de ensino. Os objetivos definem as metas a serem alcançadas, os conteúdos representam o conhecimento a ser transmitido, e os métodos são as estratégias utilizadas para facilitar a aprendizagem. Essa interdependência garante que o ensino seja coerente e alinhado às necessidades educacionais.
Além disso, em certos contextos, os próprios métodos podem assumir o papel de conteúdos. Por exemplo, ao ensinar técnicas de pesquisa científica, o método de investigação torna-se parte do conhecimento a ser aprendido, integrando-se ao conteúdo curricular. Isso reforça a ideia de que métodos não são apenas ferramentas, mas também podem ser objetos de estudo.
Portanto, a afirmação está correta, pois reconhece a dinâmica e a flexibilidade inerentes ao processo educacional, onde métodos, objetivos e conteúdos se inter-relacionam de maneira orgânica.
Questão 73
De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:
I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.
II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977).
III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.
IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.
É correto o que se afirma em:
- A)I e II, apenas
- B)I e III, apenas
- C)II e III, apenas
- D)II e IV, apenas.
A alternativa correta é A)
De acordo com as perspectivas de integração dos conteúdos e com base nas afirmações apresentadas, é possível analisar cada item para identificar sua veracidade.
I. O item I está correto, pois o Currículo de Educação Básica da SEDF busca superar a estrutura rígida e hierarquizada do currículo coleção, conforme definido por Bernstein (1977). Essa abordagem visa romper com a fragmentação tradicional dos saberes.
II. O item II também está correto, já que a superação do currículo coleção exige a implementação de um currículo integrado, no qual os conteúdos dialogam entre si de forma flexível, permitindo diferentes níveis de integração, como destacado por Bernstein (1977).
III. O item III está incorreto, pois a finalidade de um currículo integrado não se encerra em si mesma. Santomé (1998) defende que as propostas curriculares integradas devem promover a compreensão crítica da realidade e revelar condicionantes sociais, indo além da mera abordagem de conteúdos culturais.
IV. O item IV está incorreto, uma vez que o currículo integrado contribui para a emancipação dos estudantes e para a superação de relações autoritárias. Além disso, princípios como interdisciplinaridade e contextualização são fundamentais para sua efetivação, diferentemente do que o item sugere.
Portanto, apenas os itens I e II estão corretos, correspondendo à alternativa A).
Questão 74
A respeito da interação entre as disciplinas, assinale a alternativa correta.
- A)Na multidisciplinaridade, há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas, nesse caso, trata-se de uma ação coordenada.
- B)A interdisciplinaridade caracteriza-se por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, uma vez que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.
- C)Multidisciplinaridade pressupõe uma organização, uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum. Nesse ponto de vista, a interdisciplinaridade só vale a pena se for uma maneira eficaz de se atingirem metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos membros da unidade escolar.
- D)A transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar aquém da interdisciplinaridade. Trata-se de uma proposta relativamente recente no campo epistemológico.
- E)A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Ela parte da necessidade sentida por escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar.
A alternativa correta é E)
A respeito da interação entre as disciplinas, a alternativa correta é a letra E, que aborda o conceito de interdisciplinaridade de forma precisa. A interdisciplinaridade, de fato, pressupõe um eixo integrador, seja ele um objeto de estudo, um projeto ou uma intervenção prática. Essa abordagem surge da necessidade de superar os limites de uma única disciplina, reunindo diferentes perspectivas para compreender, explicar ou transformar realidades complexas.
As demais alternativas apresentam equívocos conceituais. A multidisciplinaridade (alternativa A) não implica necessariamente em diálogo profundo entre as disciplinas, mas sim em justaposição de saberes. A alternativa B) descreve incorretamente a interdisciplinaridade como fragmentada e sem cooperação, quando seu princípio básico é justamente a interação. Já a alternativa C) confunde os conceitos de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Por fim, a alternativa D) inverte a hierarquia entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, sendo a primeira um nível mais avançado de integração do conhecimento.
Portanto, a interdisciplinaridade, conforme descrita na alternativa E, representa uma abordagem que valoriza a colaboração entre disciplinas para enfrentar desafios que transcendem os limites de cada área do conhecimento isoladamente.
Questão 75
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta.
A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que
- A)a educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que favoreçam o abandono dos saberes do cotidiano, tendo em vista o lugar de importância do conhecimento legitimado socialmente.
- B)o papel do educador no processo ensino-aprendizagem é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção do currículo que se materializa nas salas de aula.
- C)o conhecimento legitimado socialmente como “conhecimento de referência” deve ser apresentado aos estudantes de forma disciplinar.
- D)os recursos adotados na situação acima são inadequados porque os conhecimentos das ciências humanas têm características próprias que os distinguem de outros saberes, ainda que sejam articulados a elementos midiáticos.
- E)os recursos adotados na situação acima revelam importantes estratégias de mediação didática/curricular de conteúdos escolares articulados à mídia e à cultura de referência dos estudantes da escola.
A alternativa correta é E)
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta.
A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que:
- A) a educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que favoreçam o abandono dos saberes do cotidiano, tendo em vista o lugar de importância do conhecimento legitimado socialmente.
- B) o papel do educador no processo ensino-aprendizagem é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção do currículo que se materializa nas salas de aula.
- C) o conhecimento legitimado socialmente como "conhecimento de referência" deve ser apresentado aos estudantes de forma disciplinar.
- D) os recursos adotados na situação acima são inadequados porque os conhecimentos das ciências humanas têm características próprias que os distinguem de outros saberes, ainda que sejam articulados a elementos midiáticos.
- E) os recursos adotados na situação acima revelam importantes estratégias de mediação didática/curricular de conteúdos escolares articulados à mídia e à cultura de referência dos estudantes da escola.
O gabarito correto é E.
Questão 76
Considere o seguinte tema: “A concepção da interdisciplinaridade, como origem da Organização do Trabalho Pedagógico”. Com base no tema é correto afirmar:
- A)É axiomático comum a um grupo de disciplinas conexas e definidas no nível hierárquico imediatamente superior, o que produz a noção de finalidade.
- B)É uma gama de disciplinas que propõem simultaneamente, mas sem fazer aparecer às relações que podem existir entre elas.
- C)É uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas.
- D)É a coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas no sistema de ensino inovado, sobre a base geral.
A alternativa correta é A)
O tema em questão aborda a concepção da interdisciplinaridade como origem da organização do trabalho pedagógico, destacando sua importância na estruturação do conhecimento e na prática educacional. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a letra A, que afirma:
"É axiomático comum a um grupo de disciplinas conexas e definidas no nível hierárquico imediatamente superior, o que produz a noção de finalidade."
Essa afirmação reflete o princípio da interdisciplinaridade como um eixo integrador que articula diferentes áreas do saber, estabelecendo relações entre elas a partir de um objetivo comum. A interdisciplinaridade não se limita à simples justaposição de disciplinas (como sugerido na alternativa C), nem ignora as relações entre elas (contrariando a alternativa B). Também vai além de uma mera coordenação no sistema de ensino (alternativa D), pois implica uma abordagem mais profunda, baseada na conexão e na hierarquização dos saberes.
Portanto, a alternativa A é a que melhor representa a essência da interdisciplinaridade como fundamento do trabalho pedagógico, ao destacar seu caráter integrador e finalístico.
Questão 77
Um ensino pautado na prática interdisciplinar pretende formar alunos com uma visão global de mundo, aptos para:
I. Articular.
II. Contextualizar.
III. Situar-se num contexto.
IV. Globalizar.
V. Reunir conhecimentos.
VI. Críticos em relação aos decentes.
Das afirmações acima:
- A)Exceto II e VI, as demais estão corretas.
- B)Exceto a III, as demais estão corretas.
- C)Exceto VI, as demais estão corretas.
- D)Exceto I, III e IV, as demais estão corretas.
A alternativa correta é C)
Um ensino pautado na prática interdisciplinar tem como objetivo principal formar alunos com uma visão ampla e integrada do mundo, capacitando-os para enfrentar os desafios contemporâneos de maneira crítica e reflexiva. As habilidades mencionadas no texto — articular, contextualizar, situar-se num contexto, globalizar, reunir conhecimentos e ser crítico — são fundamentais para uma educação que valoriza a conexão entre diferentes áreas do saber.
Analisando as afirmações, percebe-se que a alternativa C) é a correta, pois todas as competências listadas são válidas para um ensino interdisciplinar, exceto a VI, que apresenta um erro de redação ao mencionar "críticos em relação aos decentes". O termo "decentes" parece ser um equívoco, possivelmente substituindo "docentes" ou outro conceito relevante. Portanto, essa afirmação destoa das demais, que são coerentes com os princípios de uma educação interdisciplinar.
Dessa forma, um ensino que promove a interdisciplinaridade busca desenvolver nos alunos a capacidade de integrar saberes, compreender contextos complexos e posicionar-se de maneira crítica diante da realidade. A alternativa C) reflete adequadamente essa perspectiva, excluindo apenas o item mal formulado.
Questão 78
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de
- A)instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, aprender sobre a realidade e as questões da vida real, aprender na realidade e sobre a realidade.
- B)recorrer a informações de várias matérias para estudar determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento e mantém sua metodologia e teoria.
- C)interação entre as disciplinas pela adoção de uma perspectiva teórico-metodológica comum. Promove a integração dos conhecimentos e dos resultados obtidos por meio da articulação das disciplinas. Preserva os interesses próprios de cada disciplina. Implica uma visão globalizadora e de inserção no real para possibilitar uma aprendizagem significativa.
- D)vivenciar o fim das fronteiras entre as disciplinas. Expressa a busca do sentido da vida por meio de relações entre os diversos saberes como ciências exatas, humanas, artes, numa democracia cognitiva, pois todos os saberes são importantes.
- E)compreender o mundo presente, e um dos imperativos é a unidade do conhecimento. Diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além delas.
A alternativa correta é C)
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de:
- A) instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, aprender sobre a realidade e as questões da vida real, aprender na realidade e sobre a realidade.
- B) recorrer a informações de várias matérias para estudar determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento e mantém sua metodologia e teoria.
- C) interação entre as disciplinas pela adoção de uma perspectiva teórico-metodológica comum. Promove a integração dos conhecimentos e dos resultados obtidos por meio da articulação das disciplinas. Preserva os interesses próprios de cada disciplina. Implica uma visão globalizadora e de inserção no real para possibilitar uma aprendizagem significativa.
- D) vivenciar o fim das fronteiras entre as disciplinas. Expressa a busca do sentido da vida por meio de relações entre os diversos saberes como ciências exatas, humanas, artes, numa democracia cognitiva, pois todos os saberes são importantes.
- E) compreender o mundo presente, e um dos imperativos é a unidade do conhecimento. Diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além delas.
O gabarito correto é C).
Questão 79
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Em um processo de transdisciplinaridade, as disciplinas devem ser eliminadas, pois a divisão do conhecimento impede a organização curricular global.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Em um processo de transdisciplinaridade, as disciplinas devem ser eliminadas, pois a divisão do conhecimento impede a organização curricular global.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 80
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Multidisciplinaridade refere-se à integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, e a ideia é de justaposição.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Multidisciplinaridade refere-se à integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina, e a ideia é de justaposição.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).