Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Interdisciplinaridade e Contextualização - Pedagogia - concurso

Questão 81

Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

Em uma prática multidisciplinar, o professor deve atuar na construção do saber como um todo, respeitando as inter-retroalimentações das partes no processo.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O item em questão aborda a prática multidisciplinar e afirma que o professor deve atuar na construção do saber como um todo, respeitando as inter-retroalimentações das partes no processo. No entanto, essa descrição não corresponde ao conceito de multidisciplinaridade, mas sim à transdisciplinaridade.

Na multidisciplinaridade, diferentes disciplinas são abordadas de forma paralela, sem necessariamente haver uma integração profunda ou uma construção conjunta do conhecimento. Cada área mantém sua própria metodologia e objetivos, sem a preocupação de estabelecer conexões sistêmicas entre elas.

Já a transdisciplinaridade, sim, pressupõe uma abordagem integradora, em que o conhecimento ultrapassa as fronteiras das disciplinas e busca uma visão holística, considerando as interações e retroalimentações entre as partes. Portanto, a afirmação do item está equivocada ao atribuir à multidisciplinaridade características que são próprias da transdisciplinaridade.

Dessa forma, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a descrição apresentada não condiz com o conceito de prática multidisciplinar.

Questão 82

Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

De acordo com a abordagem transdisciplinar, não deve haver fronteiras entre as áreas do conhecimento, sendo, portanto, dificultosa a distinção entre as diversas disciplinas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

De acordo com a abordagem transdisciplinar, não deve haver fronteiras entre as áreas do conhecimento, sendo, portanto, dificultosa a distinção entre as diversas disciplinas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 83

É uma etapa superior de integração. Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas, que una as diversas possibilidades por meio de transformações reguladas e definidas. Esta é a definição para:

  • A)interdisciplinaridade.
  • B)multidisciplinaridade.
  • C)pluridisciplinaridade.
  • D)disciplinaridade cruzada.
  • E)transdisciplinaridade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto apresenta uma definição que descreve uma etapa superior de integração, caracterizada pela construção de um sistema sem fronteiras rígidas entre as disciplinas, unindo diversas possibilidades por meio de transformações reguladas e definidas. Essa descrição está alinhada com o conceito de transdisciplinaridade, que vai além da simples interação entre disciplinas (interdisciplinaridade) ou da justaposição de conhecimentos (multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade).

A transdisciplinaridade busca uma abordagem holística, integrando diferentes campos do saber em um nível mais profundo, onde as fronteiras entre as disciplinas são dissolvidas para criar um conhecimento unificado. Portanto, a alternativa correta é a letra E) transdisciplinaridade, conforme indicado no gabarito.

Questão 84

O desafio da interdisciplinaridade exige ações que caracterizam uma intervenção interdisciplinar e devem seguir uma ordem de execução. Organize de 1 a 6 a ordem destas ações.

( ) Determinar os conhecimentos necessários, as disciplinas representativas e bibliografia.
( ) Definir o problema.
( ) Especificar os estudos ou pesquisas concretas que devem ser empreendidos.
( ) Reunir os conhecimentos atuais e buscar novas informações.
( ) Construir e manter a comunicação através de técnicas integradoras.
( ) Desenvolver um marco integrador e as questões a serem pesquisadas.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A)1, 2, 3, 4, 5 e 6.
  • B)1, 3, 5, 2, 4 e 6.
  • C)2, 1, 4, 5, 6 e 3.
  • D)3, 4, 6, 5, 1 e 2.
  • E)6, 5, 4, 3, 2 e 1.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O desafio da interdisciplinaridade exige uma abordagem organizada e lógica para que as ações interdisciplinares sejam eficazes. A sequência correta das etapas é fundamental para garantir um processo coerente e produtivo. A ordem adequada para a execução dessas ações é a seguinte:

  1. Definir o problema. Sem uma clara delimitação do que será estudado, as demais etapas perdem direção.
  2. Determinar os conhecimentos necessários, as disciplinas representativas e bibliografia. Uma vez definido o problema, identifica-se quais áreas do conhecimento e materiais serão essenciais.
  3. Reunir os conhecimentos atuais e buscar novas informações. Com as disciplinas e referências estabelecidas, coleta-se o conhecimento existente e busca-se dados complementares.
  4. Construir e manter a comunicação através de técnicas integradoras. A interação entre as diferentes áreas é crucial para a troca de perspectivas.
  5. Desenvolver um marco integrador e as questões a serem pesquisadas. A partir da comunicação, estrutura-se um modelo que unifique as abordagens e direcione as investigações.
  6. Especificar os estudos ou pesquisas concretas que devem ser empreendidos. Por fim, detalham-se as ações práticas a serem realizadas.

Portanto, a sequência correta é 2, 1, 4, 5, 6 e 3, correspondente à alternativa C).

Questão 85

A sociedade contemporânea tem passado por rápidas transformações, exigindo do cidadão constantes movimentos de adaptação. No âmbito educacional, as mudanças também chegaram alterando modos de pensar e de ensinar. A interação entre duas ou mais disciplinas, podendo ir da simples comunicação à integração recíproca de conceitos fundamentais e princípios metodológicos é denominada

  • A)interdisciplinaridade.
  • B)transposição didática.
  • C)multidisciplinaridade.
  • D)multiculturalismo.
  • E)multirreferencialidade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A sociedade contemporânea tem passado por rápidas transformações, exigindo do cidadão constantes movimentos de adaptação. No âmbito educacional, as mudanças também chegaram alterando modos de pensar e de ensinar. A interação entre duas ou mais disciplinas, podendo ir da simples comunicação à integração recíproca de conceitos fundamentais e princípios metodológicos é denominada

  • A) interdisciplinaridade.
  • B) transposição didática.
  • C) multidisciplinaridade.
  • D) multiculturalismo.
  • E) multirreferencialidade.

O gabarito correto é A) interdisciplinaridade, pois este conceito refere-se justamente à integração e colaboração entre diferentes disciplinas, promovendo uma abordagem mais holística e conectada do conhecimento.

Questão 86

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.



De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental e médio (PCNEM), o item em análise aborda a distinção entre interdisciplinaridade e transversalidade, conforme as diretrizes oficiais.

De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade é compreendida como uma abordagem que integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e articulada dos objetos de estudo. Ela está fundamentada em uma perspectiva epistemológica, ou seja, busca superar a fragmentação do saber, incentivando conexões entre as disciplinas para uma compreensão mais holística da realidade.

Já a transversalidade, conforme os PCN, está mais relacionada à dimensão didática e pedagógica. Ela não se limita a uma única disciplina, mas perpassa o currículo, tratando de temas relevantes para a formação integral dos estudantes, como ética, saúde, meio ambiente e pluralidade cultural. Diferentemente da interdisciplinaridade, a transversalidade não se concentra na integração de saberes, mas na aplicação prática desses conhecimentos em contextos sociais e cotidianos.

Portanto, o item está CERTO ao afirmar que, segundo os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica, enquanto a transversalidade está ligada principalmente à dimensão didática. Essa distinção é essencial para a implementação das propostas curriculares de forma coerente e eficaz.

Questão 87

Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos conceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:

  • A)transversalidade
  • B)interdisciplinaridade
  • C)transdisciplinaridade
  • D)pluridisciplinaridade
  • E)multidisciplinaridade
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos conceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:

  • A) transversalidade
  • B) interdisciplinaridade
  • C) transdisciplinaridade
  • D) pluridisciplinaridade
  • E) multidisciplinaridade

O gabarito correto é B) interdisciplinaridade.

Questão 88

Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos con- ceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:

  • A)transversalidade
  • B)interdisciplinaridade
  • C)transdisciplinaridade
  • D)pluridisciplinaridade
  • E)multidisciplinaridade
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O processo descrito no texto, em que professores de diferentes disciplinas utilizam um mesmo tema para integrar conceitos fundamentais de forma recíproca, caracteriza-se como interdisciplinaridade. Essa abordagem visa superar a fragmentação do conhecimento, promovendo a conexão entre as áreas do saber para uma compreensão mais ampla e contextualizada do tema em questão, como o desmatamento.

A interdisciplinaridade (alternativa B) difere das outras opções por enfatizar a colaboração e a troca entre disciplinas, sem dissolver suas fronteiras, mas buscando enriquecer a análise a partir de múltiplos olhares. Enquanto a multidisciplinaridade (E) apenas agrega conhecimentos sem integração profunda, e a transdisciplinaridade (C) transcende as disciplinas, a interdisciplinaridade mantém o diálogo entre elas, tornando-a a resposta correta.

Questão 89

A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

1. Multidisciplinaridade.
2. Interdisciplinaridade.
3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:

  • A)1, 2, 3, 1
  • B)3, 2, 1, 2
  • C)2, 1, 1, 3
  • D)1, 2, 2, 3
  • E)2, 1, 3, 1
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

  1. Multidisciplinaridade.
  2. Interdisciplinaridade.
  3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

  1. (2) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
  2. (1) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
  3. (1) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
  4. (3) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:

  • A) 1, 2, 3, 1
  • B) 3, 2, 1, 2
  • C) 2, 1, 1, 3
  • D) 1, 2, 2, 3
  • E) 2, 1, 3, 1

O gabarito correto é C).

Continua após a publicidade..

Questão 90

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

De acordo com o conceito de politecnia, a interdisciplinaridade na construção do conhecimento consiste, basicamente, na inter-relação entre conteúdos diversos, sem a ultrapassagem dos limites da divisão e da organização formal das áreas do conhecimento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O conceito de politecnia na educação está intrinsecamente ligado à formação integral do indivíduo, abrangendo não apenas aspectos técnicos, mas também humanos e sociais. Nesse contexto, a interdisciplinaridade surge como um princípio fundamental, permitindo a conexão entre diferentes áreas do conhecimento sem, no entanto, dissolver suas especificidades.

O item em análise afirma que, segundo a politecnia, a interdisciplinaridade consiste na inter-relação entre conteúdos diversos, mantendo os limites formais das disciplinas. Essa afirmação está correta, pois a politecnia valoriza a articulação entre saberes sem negar a estrutura organizada do conhecimento. A abordagem interdisciplinar não busca eliminar as fronteiras entre as disciplinas, mas sim estabelecer diálogos produtivos entre elas, respeitando suas particularidades.

Portanto, o gabarito C) CERTO está adequado, já que a politecnia compreende a interdisciplinaridade como um mecanismo de integração que preserva a identidade das áreas do conhecimento, alinhando-se às demandas contemporâneas do mundo do trabalho por profissionais com formação ampla e crítica.

1 7 8 9 10