Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dosalunos em uma realidade plural, é necessário que passemos aconsiderar as questões e problemas enfrentados pelos homens emulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. Oaprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada daafetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entreoutros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamose, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola. Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal deEducação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologiade projetos, julgue os itens subsequentes. Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância de abordar questões contemporâneas, como diversidade, meio ambiente e relações humanas, no contexto educacional, visando o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse sentido, a metodologia de projetos surge como uma abordagem pedagógica que favorece essa perspectiva, ao romper com a organização linear e disciplinar tradicional.
A afirmação de que a metodologia de projetos sugere uma flexibilização organizativa em espiral, capaz de promover inter-relações entre diferentes conhecimentos e desafios cotidianos, está correta. Essa abordagem permite:
- Integração de múltiplas áreas do conhecimento
- Contextualização dos conteúdos com a realidade dos alunos
- Abordagem interdisciplinar dos temas sociais relevantes
- Maior engajamento dos estudantes com seu processo de aprendizagem
Portanto, a afirmação está correta (C), pois a metodologia de projetos realmente propõe uma organização mais flexível e interconectada do trabalho escolar, alinhada com as necessidades de uma educação plural como defendida no texto de Miguel Arroyo.
Deixe um comentário