Segundo Haydt (2004), o método de projetos é sócio-individualizado e supõe atividade individual ou grupai, e caracteriza-se por alguns aspectos básicos: I. A aprendizagem é realizada em situação real, integrando pensamento, sentimento e ação dos educandos. II. O objetivo principal é o desenvolvimento do raciocínio aplicado ao intelecto e é um ato inteiramente abstrato e formal. III. O ensino é globalizado criando condições para a interdisciplinaridade, pois as disciplinas não são transmitidas isoladamente, mas integradas em função do projeto a ser realizado. IV. O ato problemático desencadeia despertando o exercício do pensamento com valor funcional. O projeto pretende resolver um problema concreto ou confeccionar algo material. V. A informação é procurada e pesquisada pelo aluno a partir da necessidade de solucionar um ato problemático e servir a uma situação real, permitindo-lhe construir sua experiência e pôr à prova suas próprias conclusões. Estão corretas apenas as afirmativas
Segundo Haydt (2004), o método de projetos é sócio-individualizado e supõe atividade individual ou grupai, e
caracteriza-se por alguns aspectos básicos:
I. A aprendizagem é realizada em situação real, integrando pensamento, sentimento e ação dos educandos.
II. O objetivo principal é o desenvolvimento do raciocínio aplicado ao intelecto e é um ato inteiramente abstrato e
formal.
III. O ensino é globalizado criando condições para a interdisciplinaridade, pois as disciplinas não são transmitidas
isoladamente, mas integradas em função do projeto a ser realizado.
IV. O ato problemático desencadeia despertando o exercício do pensamento com valor funcional. O projeto
pretende resolver um problema concreto ou confeccionar algo material.
V. A informação é procurada e pesquisada pelo aluno a partir da necessidade de solucionar um ato problemático e
servir a uma situação real, permitindo-lhe construir sua experiência e pôr à prova suas próprias conclusões.
Estão corretas apenas as afirmativas
- A)I e II.
- B)II, III e IV.
- C)II, IV e V.
- D)I, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Haydt (2004), o método de projetos é uma abordagem educacional que combina aspectos sociais e individuais, promovendo atividades tanto em grupo quanto isoladas. Essa metodologia é caracterizada por princípios fundamentais que priorizam a aprendizagem significativa e a aplicação prática do conhecimento.
O primeiro aspecto destacado por Haydt (2004) refere-se à aprendizagem em situações reais, integrando pensamento, emoção e ação (I). Essa abordagem valoriza a experiência concreta do aluno, permitindo que ele relacione teoria e prática de forma orgânica. Além disso, o método de projetos não se limita ao desenvolvimento puramente intelectual ou abstrato (II), mas busca uma formação mais ampla, envolvendo habilidades socioemocionais e resolução de problemas reais.
Outro ponto essencial é a globalização do ensino (III), que rompe com a fragmentação disciplinar tradicional. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento em torno de um projeto, os alunos compreendem as conexões entre os saberes, favorecendo uma visão interdisciplinar. O quarto aspecto (IV) destaca o papel central do problema como motivador da aprendizagem, despertando o pensamento crítico e a busca por soluções concretas.
Por fim, o quinto princípio (V) ressalta a autonomia do aluno na construção do conhecimento. A pesquisa e a investigação partem de necessidades reais, permitindo que o estudante teste suas hipóteses e desenvolva seu próprio raciocínio. Dessa forma, apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas, conforme indicado no gabarito (D).
Portanto, o método de projetos, conforme descrito por Haydt (2004), representa uma proposta pedagógica inovadora, que valoriza a experiência prática, a interdisciplinaridade e a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.
Deixe um comentário