Sobre a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, assinale a alternativa correta.
Sobre a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, assinale a alternativa correta.
- A)Em grande medida, sob a luz da Didática, é possível entender os termos transversalidade e interdisciplinaridade como basicamente sinônimos.
- B)A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento.
- C)Na prática pedagógica, a adoção da transversalidade é viável ainda que a escola adote uma perspectiva disciplinar rígida.
- D)É totalmente possível a adoção uniforme da transversalidade em todas as áreas curriculares.
- E)A transversalidade guarda relação principalmente com a dimensão da Didática.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Sobre a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, a alternativa correta é a E), que afirma: "A transversalidade guarda relação principalmente com a dimensão da Didática."
A transversalidade, no contexto educacional, está intimamente ligada à Didática, pois diz respeito à forma como os conhecimentos podem ser integrados e aplicados de maneira contextualizada, ultrapassando as fronteiras das disciplinas tradicionais. Ela não se limita a uma abordagem epistemológica (como sugerido na alternativa B), nem pode ser implementada de forma uniforme em todas as áreas (alternativa D), já que cada campo do saber possui particularidades que demandam adaptações.
Embora transversalidade e interdisciplinaridade compartilhem certos princípios, não são sinônimos (alternativa A). A interdisciplinaridade busca a integração entre disciplinas, enquanto a transversalidade aborda temas que permeiam diferentes áreas, muitas vezes relacionados a valores sociais, éticos e culturais. Além disso, a implementação da transversalidade exige flexibilidade curricular, tornando inviável sua adoção em contextos de rigidez disciplinar (alternativa C).
Portanto, a alternativa E) é a que melhor define a relação da transversalidade com a Didática, destacando seu papel na organização e mediação do processo de ensino-aprendizagem de forma integrada e significativa.
Deixe um comentário