A respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação de complementariedade de sentido entre as duas declarações (PARENTE, 2000, p. 99). I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se do ponto de vista psicomotor. Por outro lado, II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser produzida conjuntamente
A respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação
de complementariedade de sentido entre as duas declarações
(PARENTE, 2000, p. 99).
I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que
se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se
do ponto de vista psicomotor.
Por outro lado,
II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao
mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se
produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de
desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser
produzida conjuntamente
- A)A primeira é uma declaração verdadeira e a segunda é falsa.
- B)As duas são declarações falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- C)As duas são declarações verdadeiras e a segunda amplia o sentido da primeira.
- D)As duas são declarações verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A relação entre corporeidade e aprendizagem é um tema fundamental para compreender como o corpo não apenas executa ações, mas também as interpreta e as integra ao processo cognitivo e emocional. As duas declarações apresentadas por Parente (2000) destacam aspectos complementares dessa dinâmica, reforçando a ideia de que o corpo é tanto um instrumento de percepção imediata quanto um receptor e produtor de afetos.
A primeira afirmação enfatiza o papel do corpo como um agente ativo no presente, capaz de perceber e reagir instantaneamente ao ambiente, ajustando-se psicomotoramente. Já a segunda declaração amplia esse entendimento, demonstrando que o corpo não só processa informações sensoriais e motoras, mas também as associa a respostas afetivas, como prazer, desprazer ou medo. Essas dimensões — a psicomotora e a afetiva — atuam em conjunto, enriquecendo a experiência de aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a C), pois ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda expande o sentido da primeira, evidenciando a complexidade da relação entre corpo, emoção e cognição no processo de aprender.
Deixe um comentário