Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse sentido, a consciência corporal é um importante componente perceptivo porque está relacionada

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas
voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do
ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse
sentido, a consciência corporal é um importante componente
perceptivo porque está relacionada

Resposta:

A alternativa correta é A)

A importância das atividades perceptivo-motoras no desenvolvimento infantil é amplamente reconhecida, especialmente no contexto da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Essas atividades não apenas promovem o aprimoramento das habilidades de movimento, mas também desempenham um papel crucial no desenvolvimento da consciência corporal. Essa consciência, por sua vez, está intimamente ligada à compreensão da funcionalidade das partes do corpo, do que elas podem realizar e de como se movimentar.

Entre as alternativas apresentadas, a opção A) destaca-se como a mais adequada, pois aborda diretamente a relação entre a consciência corporal e a compreensão prática das capacidades do próprio corpo. Enquanto as demais alternativas (B, C, D e E) tratam de aspectos relevantes, como lateralidade, localização espacial, orientação temporal e estruturação espacial, elas não capturam com a mesma precisão o cerne da questão: a conexão entre consciência corporal e a funcionalidade do movimento.

Portanto, a resposta correta é A), pois reflete de maneira mais abrangente e específica a relação entre consciência corporal e a percepção das possibilidades de movimento, elementos fundamentais para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças nessa fase de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *